Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Tv / Serviços

Cobertura de fibra na prédio ao lado mas não no meu

JoseCal
Novo Utilizador

O título diz quase tudo, estou na zona de Belém, no centro de Lisboa, e existe um PDO de fribra da Vodafone no edifício ao lado do meu, recém colocado. Mas nos restantes edifícios da rua já existe há uns anos, e nunca entendemos porque não foi colocada nestes dois últimos prédios antes da esquina da rua. Agora o nosso é mesmo o último, e os edifícios são colados uns aos outros.

A MEO acabou de colocar um PDO no nosso prédio, bem visível, mas da nossa parte preferiamos a Vodafone, e não sei se ainda partilham com a MEO a vossa infraestrutura para que esta PDO possa ser utilizada para os vossos serviços, mas no vosso contact center dizem-me simplesmente que ainda não têm fibra aqui (nem nos próximos 45 dias) e por isso tenho que esperar. Resposta muito insatisfatória pois já há uns 5 anos que a fibra estava a 20 metros do meu prédio. Isto apesar de terem nestes dias colocado publicidade vossa nas caixas de correio do prédio dizendo que a fibra já chegou aqui...

Naturalmente temos interesse em que seja colocada, pois a NOS era a única operadora presente com um serviço semi-decente (os outros tinham ADSL), e a MEO para já não é solução apetecível. Contudo terá que ser uma hipótese equacionada, caso a Vodafone continue sem interesse em equipar este prédio por motivos que há vários anos que não nos conseguem explicar, após vários contactos.

Venho solicitar mais uma vez algum esclarecimento nesta matéria, nem que seja para tomarmos a decisão de fazer contracto com MEO. Desde já obrigado.

Cumps.

Mostrar mais
6 RESPOSTAS 6
Marta_Vodafone
Moderador

Olá @JoseCal,

Queremos agradecer desde já pela sua/vossa preferência relativamente aos nossos serviços.

Relativamente à situação que nos coloca, existem zonas que por motivos alheios à Vodafone e devido à obrigatoriedade de respeitar alguns critérios e planos, como por exemplo numa situação de partilha de Fibra, não é possível a expansão desta tecnologia para todas as residências independentemente da rua em questão já existir em alguns edifícios.

Para que possamos verificar melhor a situação, pedimos que através de mensagem privada nos refira a morada completa.

Obrigada,

Marta_Vodafone

Mostrar mais
JoseCal
Novo Utilizador

Boa tarde Marta,

Obrigado pela resposta.

Contudo aquilo que pretendemos entender é precisamente os motivos para determinado plano de expansão estar bloqueado nesta rua durante tantos anos, uma vez que numa rua tao comprida como a nossa, este é mesmo o único prédio sem fibra.

Já enviei a morada por mensagem privada.

Mais uma vez obrigado.

Cumps.

Mostrar mais
JoãoR_Vodafone
Moderador

Olá @JoseCal

Agradecemos o envio dos dados por mensagem privada. 

Vamos analisar a situação e assim que possível responderemos à mensagem privada que nos enviou. 

Obrigado

JoãoR_Vodafone 

Mostrar mais
JoseCal
Novo Utilizador
Depois de entrar em contacto através de mensagem privada, recebi a resposta que já tinha observado no site para verificar a cobertura de fibra, de que não tenho cobertura, e o restante foi uma mensagem tipificada acerca dos esforços da vodafone para chegar a todo o país, etc, etc, etc.

Não recebi explicação satisfatória relativa ao facto do meu prédio ser o único sem fibra numa rua inteira, nem relativa à partilha de infraestrutura da Vodafone com a MEO na minha área.

Assim, e visto que já tenho um PDO da MEO no meu edifício e os preços estão neste momento cartelizados entre as 3 operadoras, vou instalar a MEO.

Obrigado pela solução apresentada.
Mostrar mais
Marta_Vodafone
Moderador

Olá @JoseCal,

Como explicámos via privada na quarta-feira passada, após análise, a sua morada apenas tem disponível o Serviço Tv Net Voz via ADSL. Consultámos também no prédio ao lado, o 15 e também só existe cobertura ADSL. 

O facto de ter um PDO de outra operadora na localidade ou um número de porta da rua não significa obrigatoriamente que todas as moradias\edifícios terão Fibra Vodafone. Existe um investimento avultado por parte da Vodafone de modo a que a expansão seja aplicada a todas as zonas. No entanto, o investimento em infraestruturas de apoio continua a ser muito elevado, existindo situações alheias à Vodafone que impedem esta amplificação daí não podemos providenciar o serviço nem poder indicar previsão. 

Obrigada,

Marta_Vodafone

Mostrar mais
JoseCal
Novo Utilizador
Marta,
Apenas deixei o último comentário porque recebi um email da Vodafone a pedir para assinalar alguma das vossas respostas como solução aceite, e quis deixar claro para eventuais leitores do fórum qual foi a solução, porque eu próprio nas outras questões que pesquisei no fórum entendi que a questão tivesse ficado resolvida porque tudo se desenrolou por mensagem privada. Entendo agora que não deve ter ficado resolvido, mas enfim, é uma situação normal.

No entanto a Marta continua a responder com frases padrão, que não respondem directamente a nenhuma das minhas perguntas. Não existe qualquer obrigatoriedade por parte de uma operadora de fornecer um serviço, a não ser da parte do prestador de serviço universal de telecomunicações, que não é a Vodafone. Logo eu não exijo à Vodafone que instale a fibra no meu prédio só porque já existe nos outros, não é disso que trata esta conversa ao contrário do que a Marta sugere.

Fiz perguntas directas, como qual é o critério para alimentar um edifício e não o do lado, não é nenhuma exigência de explicações, é uma pergunta honesta, a que poderiam responder com um "não temos essa informação neste departamento", que não seria vergonha nenhuma. Ou poderiam, caso o vosso departamento tivesse essa valência, contactar um departamento técnico que o explicasse ou dirigir-me a mim para esse departamento directamente para obter uma resposta. Responder que "a Vodafone faz investimentos avultados mas por vezes não é possível por motivos alheios à Vodafone", não faz sentido, porque nenhum motivo para a definição da rede da Vodafone, nem técnico, nem contratual, nem financeiro, nem legal, é alheio à Vodafone, como é óbvio, mesmo que vos peçam para dar essa resposta às pessoas.

Perguntei também se nesta zona a Vodafone partilha a infraestrutura com a PT, mas não tenho a certeza se vocês não têm noção de que isto acontece em várias zonas do país, ou se simplesmente tentam evitar falar no assunto aqui no fórum. Esta resposta ser-me-ia particularmente útil porque tendo em conta que eu já tenho o PDO da PT no edifício, poderia ser apenas uma questão de tempo e burocracia interna entre as operadoras. Também não obtive resposta.

Quanto ao número 15, no vosso atendimento telefónico foi-me dito que já tinha fibra, e de facto esse edifício passou a figurar na lista dropdown no vosso site de verificação de cobertura há cerca de um mês, quando foram efectuadas obras na infraestrutura de subsolo da minha rua conforme indiquei. Isto também é consentâneo com o facto de a Vodafone andar a distribuir publicidade à fibra no meu prédio. Mas isso é indiferente para o caso, até pode ainda não estar disponível para instalação, e eu não sei o grau de informação a que vocês conseguem aceder nos vários departamentos que contactei, pode ser o outro departamento que está errado e na verdade não ter sido instalado nada no prédio do lado. Seguramente vocês sabem, ou deviam saber, mais do que eu acerca da vossa infraestrutura.

De qualquer forma, e voltando a agradecer a disponibilidade, já estou esclarecido.
Cumprimentos
Mostrar mais