Boa noite.
No passado dia 11 do presente mês foi feita a denúncia contratual do meu serviço de ADSL tv net voz. Devido à impossibilidade técnica de obter um serviço por fibra acabei por contratar os serviços da concorrência. Foi feita a rescisão do contrato na loja e nesse mesmo dia questionei o funcionário acerca do procedimento para devolução dos equipamentos, em especial o telefone fixo pois os restantes equipamentos teriam que ser entregues no prazo máximo de 30 dias como esta mencionado nas condições contratuais. Foi-me dito que o telefone fixo não era para devolver pois tinha sido oferta quando foi feita a instalação e como tal era meu. Mais tarde fui contactado pelos vossos serviços para tentar arranjar uma solução no entanto tal não foi possível devido à limitação técnica do serviço. Ficou a nota para que entrassem em contacto comigo assim que estiver disponível o serviço por fibra para a minha residência. Aproveitei e perguntei se o telefone fixo também era para devolver e mais uma vez foi-me dito que não pelos motivos acima mencionados. Volto a ser contactado dias depois, para agendar a recolha dos equipamentos. Ficou marcado um período num determinado dia. E porque não perguntar novamente se o telefone fixo é para devolver ou não? Novamente a mesma resposta. Nao! Coloco então todos os equipamentos numa caixa devidamente arrumados, todos os cabos e fontes de alimentação e até duas pilhas que tinham sido colocadas há dias foram no comando. O comando usa pilhas cr2032 idênticas às usadas nos relógios. Era o único equipamento que usava essas pilhas cá em casa. Para que quero eu as pilhas?
No dia da recolha dos equipamentos o estafeta dirige-se ao local combinado e começa o processo de recolha passo a passo e diz que falta o telefone fixo! Alto! Falta o quê? E expliquei que já tinha colocado essa questão pelo menos 3 vezes e que se sempre foi dito que não era preciso devolver o telefone. Inclusive uma das chamadas onde coloquei a questão tinha sido gravada e essa informação estaria lá registada. Ainda sugeri que fosse a casa buscar o raio do telefone mas tal não seria opção para o estafeta que por acaso chegou ao local pelo menos uma hora antes do período de recolha combinado tendo eu interrompido o meu trabalho. Mas o estafeta lá sabe do seu trabalho. Neste momento tinha duas opções: ou o estafeta não recolhe equipamento nenhum e eu vou à loja entregar tudo incluindo o raio do telefone fixo. Ou recolhe o equipamento e deixa um comprovativo de recolha com o telefone fixo assinalado como estando em falta. Optei pela segunda opção. Neste momento tenho um documento que menciona que não entreguei os equipamentos todos, pois falta o telefone fixo, e para todos os efeitos estou a incorrer no incumprimento contratual e como tal posso ser penalizado em cerca de 300€. Vou ter que fazer 35kms,perder tempo, gastar mais dinheiro em chamadas por causa de um telefone fixo que o estafeta diz que tem que ser entregue e que a Vodafone diz que não é preciso entregar. Como ainda estou dentro do prazo dos 30 dias para devolução dos equipamentos espero ainda esta semana resolver a situação na loja e das duas uma: ou aceitam o telefone e mencionam que todos os equipamentos foram entregues dentro do prazo dos 30 dias ou não aceitam o telefone e passam comprovativo a mencionar que o telefone é meu. Em alternativa estou disponível para agendar nova recolha para levantar o equipamento em falta se é que está em falta. Não posso nem quero ficar com um documento que me aponta uma falha, quando fiz tudo para cumprir com a minhas obrigações contratuais. De qualquer forma gostaria de obter uma resposta por esta via, não vá acontecer a mais alguém, e para que este tipo de situação seja revista para que não volte a acontecer.
Cumprimentos
Luis
Ps: mais informo que durante o dia é praticamente impossível atender o telemóvel por motivos relacionados com a minha profissão. Estou disponível(esta semana) das 13 às 14 ou depois das 19