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Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Tv / Serviços

Mudança de Residência - Aproveitamento Vodafone

Duarte83
Super Contribuinte

Bom dia,

Venho por este meio poder alertar todos os clientes Vodafone e os potenciais para a forma como a operadora "destrata" os seus clientes, e como se tenta aproveitar nas situações das mudanças de casa.
Já não chegam os custos e os problemas a resolver, quando uma pessoa tem para mudar de casa, que a Vodafone ainda complica mais.

A minha fidelização está agora no 9º mês, e portanto tenho 15 mensalidades pela frente. Na semana passada informei a vodafone sobre a mudança de casa e pedi para que possa continuar a cumprir o meu contrato na nova morada. Logo na linha de apoio a clientes pediram-me para aumentar a fidelização, algo que eu não considero ético e recusei de imediato, primeiro tentaram 24 meses e depois ainda me falaram em 12 meses. No entanto não vejo qualquer necessidade para o fazer, até porque foi a minha pessoa que fez o contrato com a vodafone, continuo a ser eu o titular, e apenas vou mudar de casa. Apresentei então uma reclamação e a forma como a Vodafone tenta dar a volta ao prego é no mínimo surreal:

Segundo resposta à minha reclamação, a Vodafone faz contratos com as residências, ou seja com as casas e não com as pessoas. Ou seja, quando se muda de casa, como a casa é outra, há necessidade de cessar o contrato com a casa antiga e fazer um contrato com a nova casa. (ridículo). A pessoa aqui não importa, pelo que me apetece dizer que peçam, então o resto das mensalidades à casa em que está e eu faço um novo contrato para a morada onde vou.

Claro que vou continuar a reclamar, junto das entidades supervisoras e da ANACOM, porque penso que como estão os contratos são lesivos para os clientes. Agora é verdade que o cliente se vai "lixar" de uma forma ou de outra, mas no meu caso não posso compactuar com este abuso, e enquanto os clientes não "baterem o pé" vamos sofrer disto e ainda será pior com o passar do tempo. Isto é como as comissões bancárias, enquanto os clientes aceitarem, manter-se como clientes, os bancos irão carregar. 

Neste caso já pedi à vodafone que me indique o valor a pagar para poder deixar de ser cliente deles.
Outra possibilidade será deixar o sinal ligado na casa anterior e quem for para lá ter o serviço gratuito durante 15 meses.


Por isso peço à vodafone que me indique o valor a pagar para poder deixar de ser vosso cliente, uma vez que vocês não têm interesse em que eu cumpra o meu contrato na nova morada. 

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116 RESPOSTAS 116
Duarte83
Super Contribuinte

Hoje finalmente fui contactado e eis que partilho convosco aquilo que considero um "abuso" e que todos possam ver o que amanhã vos espera se por ventura pensarem em mudar de casa = Problemas com a Vodafone, pois a vossa mensalidade vai subir!


Meu contrato com a Vodafone foi de 24 meses a pagar 35€. Estou no 10º mês e faltam 14, num total que ascende a 490€ que são os valores totais até acabar de cumprir o meu contrato!
Agora vejam o que me foi proposto:

     1ª opção - Mensalidade sobre 7,5€ para os 42,90€ , e pago ainda 50€ de custos de instalação e fidelizo 12 meses! ou seja, estamos a falar de um valor globlal de 564,80€ (mais 74,80€)

     2ª Opção pagar na mesma +7,50€ por 6 meses, e com um custo de instalação de 75€. (Aqui já poderá compensar, porque o total a pagar são 332,40€). E ao menos ao fim de 6 meses vejo-me livre da operadora. 

     3ª opção - aumento de 17,90€ mas a pagar 270€ de custos de instalação. Aqui é a hipótese que tenho para me ver livre mais facilmente, mesmo assim há o ridículo de ter de pagar 270€ para irem instalar o serviço a minha casa, fico um mês e termino a relação com a Vodafone! Vejam se isto tem cabimento algum. No que dá o "aproveitamento" destas situações...

Relativamente à hipótese de pagar os custos de uma nova instalação, mas manter o contrato que tenho pelos 14 meses restantes, a Vodafone informa que tal não é possível. Mas se por acaso eu passar o contrato para o nome das pessoas que para lá forem morar, aí sim já se pode manter tudo.
Inacreditável.


Relativamente às informações apresentadas, peço que me confirmem se estas hipóteses estão confirmadas, e no caso de aceitar alguma delas a quem devo dirigir o pedido. 

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Duarte83
Super Contribuinte

Solicito que as propostas que me foram apresentadas "de boca" que me sejam enviadas por escrito, por email.
Relativamente a um potencial novo contrato pretendo ser informado das hipóteses mínimas de subscrição, ou seja não preciso de pacote (TV NET VOZ), uma vez que a fazer algo será com o mínimo possível para me poder desvincular de vocês o quanto antes.

Por isso questiono se há possibilidade de ter apenas e só serviço de TV, por forma à mensalidade ser bem mais reduzida. O que me foi proposto foi continuar a ter os 3 serviços, algo que não quero. 

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Susan_Vodafone
Moderador

Olá @Duarte83

 

Solicitámos um novo pedido de contacto.

 

Recordamos que, para mais esclarecimentos sobre as alternativas em causa, é necessário o contacto com a nossa linha telefónica desenhada para esse efeito. Caso fique interessado em alguma, é-lhe enviado as condições por email e, caso pretenda, pode posteriormente autorizar a alteração via SMS.

 

Pedimos, deste modo, que aguarde pelo contacto.

 

Obrigada,

Susan_Vodafone

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Duarte83
Super Contribuinte

Boa tarde,

Como combinado, aqui venho por preto no branco, aquilo que a Vodafone me tem tentado "impingir" tentando aproveitar-se da minha mudança de residência. Vejam só esta oferta e percebem logo da "ganância" e do aproveitamento:
Eu pensava que era o cliente que sabia o que precisava, afinal é a operadora que sabem senão vejam:

Eu indiquei que a opção que quero é a que me retenha o menos tempo possível, por forma a poder livrar-me deles o quanto antes.

Então queriam sugerir-me 42,90€ por 6 meses e um custo de instalação de 75€. Eu disse que tenho internet gratuita e não preciso de voz fixa, como praticamente já não se usa. Então pedi cotação apenas para Televisão. E vejam só se dá para acreditar na resposta deles;
Isso é um downgrade, e nesse caso a mensalidade baixa para 30,90€ mas não lhe vai compensar porque vamos cobrar 120€ pela instalação.


Ou seja, vejam o ridículo disto: A instalação de 3 serviços custa 75€ mas a instalação de apenas 2 serviços custa 120! Se isto não é ganância e aproveitamento não sei o que lhe chamar.

Esta situação, em particular vai direitinha reportada para a ANACOM para que eles possam colocar um "travão" a esta brincadeira, pois não vale tudo para ganhar dinheiro!

 

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Duarte83
Super Contribuinte

16911 ficaram de me contactar hoje, pelas 10:00. São 15:34 e ainda aguardo a chamada. E quais as consequências? O Duarte continua a pagar o serviço na residência que não tem ninguém! Já não tenho palavras para descrever o apreço que a Vodafone tem pelos seus clientes. O que me deixa feliz é que só a custa disto já conseguir que terminassem 4 contratos de actuais clientes, entre mudança de operador e desistências.

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Duarte83
Super Contribuinte

O desfecho disto irá acabar por "romper" pelo elo mais fraco, pois duvido que a ANACOM consiga por mão neste tipo de "abuso". De referir que questionei a vodafone sobre a possibilidade de eu mesmo suportar os custos de instalação na nova morada, mas continuar a cumprir o meu contrato e a resposta foi simples e directa: "não existe essa opção".

 

Portanto deixo aqui o meu apelo, e espero que não esteja a ter este trabalho todo para nada, porque já percebi que vou sair lesado desta situação, mas a minha maior preocupação é em "abrir os olhos" a muitos clientes, que tal como eu, quando vão fidelizar-se 24 meses, pensem bem no que estão a fazer. E os actuais clientes rependem também se querem ter os serviços desta operadora!

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Duarte83
Super Contribuinte

aí está confirma-se: optei pela proposta que acho menos penalizadora, e como o objectivo é ver-me livre da operadora contratei por 6 meses, apenas Net+Voz por 30,90€ e pago ainda 75€ de custos de instalação.
Vejam a diferença: O contrato que tinha era 35,90€ TV+NET+VOZ e oferta de HBO pelos 24 meses. Agora querem apenas menos 5€/mês, sem TV, sem oferta HBO, e ainda pagando um custo de 75€!

Agora aguardo apenas a resposta da ANACOM, para analisarem a questão do "abuso" nos custos de instalação, uma vez que pedem 75€ por esta, mas também há outra proposta que pedem, pela mesma instalação 120€! Ou seja, isto prova que também jogam com o um suposto custo de instalação para poderem penalizar mais o cliente em seu favor.

Esta "saga" está a chegar ao fim, agradeço as mais de 1500 visualizações, e acho que fica um bom exemplo daquilo que podem contar com a operadora, sobretudo as pessoas que pensem em mudar de casa. Com esta situação aprendi duas coisa:

Não são os clientes que sabem os serviços que precisam, mas sim a operadora. 
Por mais volta que o cliente der, a operadora arranja sempre forma de o penalizar, ou na mensalidade, ou no prazo, ou em último caso quase que duplicando o valor da instalação. E é este o ponto que está a ser analisado na ANACOM, até que ponto podem "abusar" nesse custo que deveria ser fixo, mas anda muito longe disso.


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CatarinaF1
Novo Utilizador

Passei pela mesma situação em Fevereiro, mas devido ao cansaço da própria mudança, que foi forçada e inesperada, acabei por ceder à refidelização com um plano mais caro (pois além de obrigarem a refidelizar, mesmo tendo na nova morada as condições para prestar o serviço antigo, obrigavam a uma subida de preço).

Ontem enviam-me a fatura mensal, e depois de terem forçado este novo contrato, como se isso não bastasse, cobraram indevidamente mais dois euros do que o valor contratado. Da minha parte também têm mais uma reclamação na ANACOM, e a todas as pessoas que conheço tenho recomendado que nunca façam contrato com a Vodafone. Neste momento não compensa de todo. O preço está fixado com as outras operadoras, e o apoio ao cliente é uma vergonha. Quanto ao serviço, entre recusa em substituir equipamentos obsoletos, constantes falhas no serviço de internet, e não garantirem a segurança do proprio sistema de tal forma que hackers conseguem mandar abaixo, ficamos mais bem servidos com outra operadora.

 

Só tenho pena de me terem vencido pelo cansaço e terem obrigado a refidelizar, mas pode ser que, ao terem cobrado a mais, por não estarem a cumprir o contrato, consiga que a ANACOM force o término do mesmo. Que bom que seria ver-me livre destas sanguessugas!

Catarina Feijão
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Duarte83
Super Contribuinte

@CatarinaF1 , antes de mais obrigado pelo teu testemunho.
Realmente esse é o espírito que se vive em muitos dos clientes actuais. Felizmente consegui "abrir os olhos" a 5 pessoas, duas delas já vão deixar a Vodafone, estando a terminar a sua fidelização e as restantes 3 já não vão fazer contrato, pois estavam a pensarem experimentar a operadora.

Há muitos anos atrás tive um fórum que falava sobre operadoras, onde explicávamos os tarifários, até mesmo hardware e redes. Aí conheci muita gente e ainda hoje alguns me vão pedindo opinião. 
A verdade é que já tive contrato com todas as operadoras e hoje posso dizer que foi com a Vodafone que senti mais este "abusar", ou usando um termo teu "samsuga". Já tive NOS, MEO, a antiga TV Cabo, Sapo...etc e de todos foi com a NOS que estive mais anos, cerca de 8 e foi a que mais gostei.
A Vodafone detorou-se muito no apoio ao cliente já não são rápidos nem eficientes como antes. Atingiram uma boa quota de mercado e acomodaram-se.

Como indiquei já vou na 4ª relcamação para a ANACOM, e finalmente a Vodafone ontem enviou email a responder que lá aceita que eu fique com o mesmo contrato, mas agora na nova morada mas com um custo de instalação de 150€.
Ou seja, até aqui, pela alínea não sei das quantas, era impossível não rescindir o contrato anterior e manter o novo, porque é um contrato numa morada...etc...etc. Afinal, como percebem que há aqui "gato" e do grande, até com a questão dos custos de instalação, já reportados à ANACOM, agora já dá para poder continuar a cumprir o meu contrato, com a oferta toda igual, e até já reduziram os custos de instalação, antes 270€ agora já baixou para 150€.

 

Ou seja, nada que me espante, e o que eu pedi à ANACOM é que trave estes abusos, que não faça ser ainda mais penoso, para uma pessoa que muda de casa, ter de andar a alimentar a gula do operador. 

Por acaso já ontem tinha dado a minha resposta, e claro que apesar de inicialmente querer cumprir o meu contrato, agora e depois da vergonha que estão a fazer, quero é deixar de ser cliente o quanto antes. Já tinha dado a minha escolha de manhã e foi quando me propuseram essa opção à noite.

Enfim, vejam só que a questão do contrato estar alocado à morada e na obrigatoriedade de fazer um novo... é tudo "bluff", e mais vamos descobrindo à medida que vamos tendo propostas.

 

Obrigado, mais uma vez, @CatarinaF1 e espero que o meu e agora o teu testemunho possam despertar mais pessoas para perceberem no que se podem meter, antes de pensarem em mudar de casa. 

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Duarte83
Super Contribuinte

Exmª Senhores da Vodafone, que me andam a querer dificultar a vida, e por conseguinte a arrastar a alteração de morada, quero indicar que há 8 dias que já tomei a minha opção e nada....
Continuo a pagar um serviço onde não estou! 

É só para avisar que se não tiver uma resposta, e ter resposta é ter uma data de instalação, nas próximas 48h deixo de pagar toda a qualquer mensalidade. Comigo já não gozam mais! 

Estão avisados!

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