Lançamento da melhorada Comunidade Vodafone. Para mais informações aceder aqui.
Criação
Resposta
Solução
em 10-09-2016 08:41 AM
Não foi a primeira vez que, nos últimos meses, dei conta de gravações desaparecidas/apagadas do servidor na "cloud" mas, desta vez, dada a razia que atingiu proporçoes surpreendentes... dezenas de gravações de filmes e outras tantas dezenas de episódios de séries que desapareceram, não só reconfirmei o sucedido como foi ainda possível confirmar que nem eu nem mais ninguém aqui em casa teve algo a ver com o assunto até porque o límite das 200 horas estava bem longe de ser atingido. O certo (ou errado) é que neste momento a box me indica que tenho 72 horas de filmes e séries gravadas.
Contas feitas, nos últimos tempos despareceram 70 a 80 horas de gravações mas, se calhar... só se calhar, até estou é cheio de sorte por a razia não ter sido completa como parece já ter acontecido a outros clientes.
O filme gravado há mais tempo que aparece na lista tem data de gravação de 27 de Março dando a ideia que um dos critérios para a grande razia ou "limpeza" nas gravações da cloud foi apagarem tudo o que era filme gravado há mais de meio ano.
Quanto a episódios de séries ou mesmo séries... bem, o exemplo mais flagrante foi terem desaparecido as temporadas de "The walking dead" que estavam gravadas. Que critério utilizaram para me apagarem esta série das gravações? Direitos de transmissão? O facto da série estar disponível na Fox play? Pois eu nem à Fox play tenho acesso pois não estou para pagar mais pelo pack plus (já me basta a vodafone ter-me prometido uma mensalidade e andar a cobrar outra).
Uma pessoa julga que a evolução tecnológica neste tipo de serviços é sempre bem vinda, que as gravações na cloud até têm as suas vantagens mas afinal de que serve se as gravações são apagadas assim sem mais nem menos?
Outra ideia que tudo isto dá é que ou simplesmente lembraram-se de cortar nos custos do armazenamento na cloud ou, logo à partida, quando contrataram os serviços de armazenamento na cloud, optaram pela empresa mais barata, mais rasca... o que até nem seria de admirar dados os muitos problemas de que todos nós clientes nos vamos dando conta de existirem nas gravações e respectivo acesso.
em 10-09-2016 10:33 AM
As gravações desaparecidas tinham mais de 6 meses?
Se sim, as gravações na cloud estão configuradas para essa limpeza aos 6 meses.
em 10-09-2016 12:27 PM
Olá @madgv,
Como indicado as gravações com uma antiguidade superior a 6 meses são automáticamente removidas.
Cumprimentos,
JoaoPP_Vodafone
em 10-09-2016 01:00 PM
Caro JoaoPP_Vodafone, respondendo agora ao seu comentário
a Vodafone deveria avisar os seus clientes desse facto em local apropriado tanto no menu das gravações da box como na app Tv vodafone mas não o faz, não há qualquer aviso. Nada, em lado nenhum! Será que custava muito? Ou é preferível surpreender os clientes eliminando-lhes as gravações sem qualquer aviso?
Não me parece ser boa política para a vodafone. não concorda?
em 10-09-2016 01:35 PM
Olá @madgv,
De acordo com as condições do serviço, as gravações são eliminadas automaticamente ao fim dos 6 meses.
Esta informação consta no contrato de adesão ao serviço fixo e deve-se a questões relacionadas com direitos de autor ou por imposição dos respetivos canais.
Cumprimentos,
JoaoPP_Vodafone
em 10-09-2016 02:07 PM
Não considera então o caro JoaoPP_Vodafone (em nome da Vodafone) importante que este tipo de informação esteja bem vísivel e em local apropriado tanto na box como na app Tv vodafone?
Se eu clicar no ponto de interrogação no canto inferior esquerdo da app encontro lá esta informação? Ou se eu for ao menu de ajuda da box encontro lá esta informação? Não me parece...
Não é este tipo de informação digna de se colocar nestes locais?
Não é a Vodafone uma empresa com um serviço de televisão por cabo a fornecer também um serviço de gravação? Acha mesmo que basta colocar este tipo de informação no contrato em letras minusculas que, ainda mais com a passagem do tempo, já mal se conseguem ler e não colocá-la em mais lado nenhum?
em 10-09-2016 05:41 PM
em 11-09-2016 12:34 AM
Caro BrunoC_Vodafone, tenho de humildemente tirar-lhe o chapéu pois o BrunoC_Vodafone conseguiu algo que eu não tive habilidade suficiente para descobrir nem mesmo quando andei a vasculhar o vosso site em busca de informações sobre os vossos pacotes de TV NET VOZ, o que me deixa curioso sobre há quanto tempo estará esta informação no local que acabou de indicar.
Seja como for, suponho que não deva sentir-me particularmente mal pela minha aparente inabilidade já que é obrigação de quem, por parte da vodafone, nos presta informações saber estas coisinhas todas na ponta da língua... ou dos dedos, neste caso.
Finalmente, não posso deixar de agradecer terem registado a... sugestão de colocarem um aviso em local apropriado tanto na box como na app de que gravações com mais de 6 meses serão apagadas!
Cá ficarei então à espera que a sugestão seja rapidamente aceite e implementada para bem de outros clientes que continuam na ignorância tal como eu estava até há poucas horas em relação a este respeito.
02-03-2017 01:39 PM - editado 02-03-2017 01:40 PM
Boa tarde Sr. JoaoPP_Vodafone
Como refere no seu texto " ...por imposição dos respetivos canais" agradeço que me informe quais os canais que fazem tal imposição. Pergunto isto porque verifico que algumas da minhas gravações com mais de 6 meses não foram apagadas o que dá a entender que apenas alguns canais impõem tal regra.
É mais ou menos o caso da Eurosport2 Xtra que permitia gravar as provas de fórmula 1 por "episódio" e não permitia como "série" por imposição do próprio canal.
Cumps
Armando
em 02-03-2017 03:01 PM
Olá @Nano,
Não podemos fazer uma lista dos canais em causa, uma vez que a aplicação da regra depende até do conteúdo gravado.
Obrigada
Joana_Vodafone