Bem-vindo ao Fórum Vodafone
A box Arris VIP5602W teve uma atualização esta noite. Nada de novo em termos de novas funcionalidades ou melhorias para o cliente. O que acontece a partir de agora é que vamos ser obrigados a ver publicidade nas gravações automáticas e pessoais antes do inicio da visualização. Nas definições apareceu a nova opção de publicidade personalidade em que simplesmente não se pode selecionar "não aceito nenhuma opção" de publicidade, sob pena de deixar de ver as gravações de acordo com o aviso antes da confirmação.
Neste momento estou sem acesso às gravações, pelo menos, nos segintes canais:
Hollywood, Cinemundo, todos os AXN, AMC, 11, Porto Canal, História, Odisseia e Blaze
Venho, mais uma vez exigir a reposição do serviço de acordo com os termos contratados e cujo preço tenho pago integral e pontualmente.
Os meus detalhes de conta já são do vosso conhecimento.
Aguardo atuação imediata.
Deco aconselha consumidores a reclamarem de inserção de anúncios nas gravações automáticas
Para facilitar:
Formulário de dúvidas/participações da Comissão Nacional de Proteção de Dados
Estimado Sr. (o meu nome),
Na sequência do assunto exposto no Livro de Reclamações Online em 19-08-2020, com a nossa refª X-XXXXXX, o qual mereceu a nossa melhor atenção, vimos por este meio responder ao mesmo.
A evolução natural da sociedade de informação, tem contribuído para uma alteração na forma de consumo de conteúdos audiovisuais, independentemente do respetivo suporte, que passou a conciliar a visualização de canais em direto com o acesso diferido aos conteúdos dos canais (ex. gravações automáticas).
Com a evolução destas tendências, é necessário adaptar os modelos de negócio de forma a garantir o investimento financeiro contínuo nos canais, de modo a possibilitar a criação de condições para o desenvolvimento de mais e melhores conteúdos nacionais, preservando a diversidade de conteúdos e potenciando uma programação de qualidade aos espetadores. Os tradicionais anúncios publicitários que sempre fizeram parte do consumo de conteúdos de televisão (incluindo nas gravações), são fundamentais para a viabilização do modelo económico que permite aos canais manterem investimento em conteúdos, pelo que se torna essencial a adoção de novas práticas que permitam dar resposta a esta necessidade, adaptada à nova realidade.
Dessa forma, os principais operadores que prestam o serviço de distribuição de televisão, em articulação com canais de televisão aderentes, e em linha com as boas práticas internacionais, adotaram um novo modelo que permite que, de forma equilibrada e adaptada aos interesses do consumidor, sejam veiculadas mensagens publicitárias que, repita-se, desde sempre fizeram parte das características da remuneração dos conteúdos em televisão.
A experiência que agora se inicia pretende melhorar a experiência de televisão, pois a publicidade será limitada a 1 anúncio, com no máximo de 30 segundos de duração, apresentado ocasional e previamente ao início da visualização de alguns programas. O conteúdo dos anúncios apresentados poderá ser adequado aos interesses e preferências do Cliente ou genérico, consoante a escolha do Cliente recaia sobre Publicidade Personalizada ou Genérica, respetivamente, conservando, no entanto, o utilizador a possibilidade de evitar os restantes períodos com publicidade existentes no programa.
Por fim, cumpre-nos salientar que o serviço de distribuição de televisão contratado pelos clientes consiste na disponibilização de acesso à emissão linear de um conjunto de canais televisivos e que a possibilidade de efetuar e aceder às gravações dos conteúdos dos canais constitui apenas uma de várias funcionalidades extra ao serviço de televisão, a qual sempre foi (e continua a ser) prestada de forma gratuita a todos os clientes que disponham de uma Tv Box. Esta funcionalidade não está, aliás, disponível para todos os conteúdos. Nessa medida, a alteração do modo de funcionamento da funcionalidade das gravações não implica qualquer alteração ao contrato de comunicações eletrónicas celebradas com a Vodafone.
Mais informamos que nesta data foi enviada cópia do e-mail à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).
Com os melhores cumprimentos,Filipa Gonçalves
Serviço de Apoio a Clientes
Vodafone Portugal
Desafio: Tentem descobrir as diferenças para a resposta da provedoria do cliente Meo.
Ainda não desisti.
A quantidade de patranhas que eles metem na resposta pra tentar justificar o injustificável! Gostei particularmente daquela parte "a possibilidade de efetuar e aceder às gravações dos conteúdos dos canais constitui apenas uma de várias funcionalidades extra ao serviço de televisão, a qual sempre foi (e continua a ser) prestada de forma gratuita a todos os clientes que disponham de uma Tv Box"! Ora se as tvboxes não são gratuitas, a funcionalidade de gravação tv também não o é! E quando os clientes subscreveram o serviço com tv box, não foram informados que uma das funcionalidades que justifica precisamente o aluguer das boxes, as gravações, estavam sujeitas a publicidadde obrigatória! Logo trata-se claramente de uma alteração unilateral do contrato, por parte da operadora!
Aqui fica mais um local para denunciar a situação:
Boa noite caros colegas foristas, solicito informações de como proceder com reclamação por obvio abuso contratual por parte da Vodafone.
Seguirá queixa para as entidades competentes ANACOM, DECO, CNPD por evidente abuso por parte de uma entidade que quer alterar um contrato de forma unilateral. Até no Youtube premium (serviço pago) se deixa de ser bombardeado com publicidade.
Não faltava mais nada, P.f. vodafone não me barre o acesso ao um serviço contratado, permita a opção inequivoca de renuncia da funcionalidade sem a perda de acesso a serviços contratados.
Obrigado. Surreal o que está a acontecer.
Considerando que esta "inovação" foi implementada pelos 3 principais operadores em simultâneo, onde está a Autoridade da Concorrência???
Aceito "levar com publicidade" ao usar o Youtube - porque não pago a subscrição. Se pagar, deixo de ter publicidade; tenho opção.
Mas neste caso já pago; por isso qual a lógica de ter publicidade IMPOSTA adicional? Precisam de mais milhões para enterrar nos clubes de futebol?
Com os operadores de streaming existentes os operadores tradicionais vão se safando porque o preço de um pacote TV/NET é praticamente o mesmo de apenas NET (na última renovação era 1 euro mais barato...); por isso aguardemos que a Starlink e outros operadores comecem a operar para acabar com esta dependência.
Tem acima vários links para reclamar e denunciar a situação.
Nada fazendo, nada muda.
Já fiz... não só agora como já apresentei diversas reclamações no passado à ANACOM, quer a nível pessoal, quer a nível empresarial (faço a gestão de vários contratos nos 3 operadores - daí que afirme que no tratamento dos clientes não vejo diferença real entre os 3 - nivelam todos por baixo, pois sabem que de facto não há concorrência).
A ANACOM normalmente responde com o "registamos a sua reclamação, mas não interferimos nas relações comerciais dos operadores com o cliente, deverá reclamar junto do operador" - é a resposta padrão das entidades (pseudo) reguladoras neste país...