cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Renovação de contrato em zona de Fibra Rural

jmpnm
Contribuinte
Contribuinte

Bom dia

 

Estando eu a finalizar a curto prazo mais dois anos de fidelização à Vodafone Tv/Net/Voz em zona de Fibra Rural, e para efeitos de comparação com a concorrência MEO/NOS que não me larga a porta com ofertas interessantes para trocar de operador, gostaria de saber qual a inovação que foi introduzida pela Vodafone nestes últimos dois anos em zonas de Fibra Rural e que possa ser refletida no novo contrato de fidelização a eventualmente realizar com a Vodafone.

 

1 - A velocidade máxima de ligação continua a ser 200/100?

 

2 - O router com melhores características que se pode instalar nestas zonas continua a ser o Smart Router 1.0 ou já se pode instalar o 2.0? (acredito que a instalação do novo Smart Router wi-fi 6 seja difícil nestas zonas de Fibra Rural….ou não?)

 

3 - À semelhança do que a concorrência faz… já é possível a distribuição de sinal por RF? ou continuam a obrigar a alugar uma box adicional ligada por cabo de rede ao router, por cada televisão onde queiramos ter acesso ao serviço de TV da Vodafone? Um problema na minha casa, que aumenta em muito o valor do contrato com a Vodafone, pois somos uma família grande numa casa grande com necessidade mínima de aluguer de 4 boxes (sala, cozinha, quarto 1, quarto 2) e portanto sem acesso ao serviço de TV da Vodafone no escritório, quarto 3 e quarto 4.

Ainda relativamente à falta de distribuição de sinal por RF, por impossibilidade de colocação de cabo de rede, o acesso de duas televisões ao serviço de TV da Vodafone (cozinha e quarto 2) implicou a instalação de 3 powerlines, o que implica um consumo energético que juntamente com as 3 boxes adicionais é mais um acréscimo no custo com o contrato da Vodafone devido à não existência de distribuição de sinal por RF.

 

4 - A box principal que tenho instalada é uma Full HD da Cisco e as outras são Full HD da Arris; é aconselhável e possível fazer upgrade gratuito destas boxes para boxes Cisco 4K, VBox4k ou VBoxPro4k? Ou o melhor é não fazer upgrade porque corro o risco de perder funcionalidades tão básicas como procura temática de filmes nas gravações automáticas?

 

Agradeço desde já a vossa atenção.

Cumprimentos e Bom Ano!

2 RESPOSTAS 2

Rodolf_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @jmpnm,

 

A rede de Fibra Rural é uma rede de fibra ótica nas zonas de menor densidade populacional do país. Nestas zonas é necessário a instalação de uma Tv Box por televisão para aceder aos canais Tv do pacote subscrito, com exceção das seguintes zonas (em que estão disponíveis os 100 canais nas televisões sem Tv Box): Arcos de Valdevez, Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Bastos, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Ponte de Sor, Resende, Salvaterra de Magos e Vila Nova de Cerveira, sujeito sempre a confirmação no momento da subscrição.

 

Nas zonas Fibra Rural apenas está disponível para instalação o Smart Router 1.0. Não é igualmente disponibilizada a velocidade de 500/100Mbps, sendo aplicável, nos pacotes respetivos, a velocidade de 400/100Mbps.

 

É possível a troca para uma Vbox. Pode consultar as funcionalidades da mesma em: https://manuaisonline.vodafone.pt/vodafone/vboxpro-4k-proprietary-os/funcoes/

 

Obrigado,

Rodolf_Vodafone

 

 

@Rodolf_Vodafone agradeço a rápida resposta...então em resumo temos:

1 - A velocidade máxima de ligação continua a ser 200/100? passa a 400/100

2 - O router com melhores características que se pode instalar nestas zonas continua a ser o Smart Router 1.0 ou já se pode instalar o 2.0? (acredito que a instalação do novo Smart Router wi-fi 6 seja difícil nestas zonas de Fibra Rural….ou não?) continua a ser o Smart Router 1.0

3 - À semelhança do que a concorrência faz… já é possível a distribuição de sinal por RF? ou continuam a obrigar a alugar uma box adicional ligada por cabo de rede ao router, por cada televisão onde queiramos ter acesso ao serviço de TV da Vodafone? Um problema na minha casa, que aumenta em muito o valor do contrato com a Vodafone, pois somos uma família grande numa casa grande com necessidade mínima de aluguer de 4 boxes (sala, cozinha, quarto 1, quarto 2) e portanto sem acesso ao serviço de TV da Vodafone no escritório, quarto 3 e quarto 4.

Ainda relativamente à falta de distribuição de sinal por RF, por impossibilidade de colocação de cabo de rede, o acesso de duas televisões ao serviço de TV da Vodafone (cozinha e quarto 2) implicou a instalação de 3 powerlines, o que implica um consumo energético que juntamente com as 3 boxes adicionais é mais um acréscimo no custo com o contrato da Vodafone devido à não existência de distribuição de sinal por RF. Ao contrário das zonas que referiu e das zonas não Fibra Rural, apesar dos preços Vodafone serem iguais em todos os locais, continuo a ter de aumentar o preço do meu contrato devido a ter de alugar três boxes adicionais, e ter instalados três powerlines para poder aceder ao serviço da TV Vodafone e fico sem acesso a esse serviço em outras divisões tais como quartos e escritório e tenho um consumo adicional e permanente de energia devido a esses equipamentos adicionais.

4 - A box principal que tenho instalada é uma Full HD da Cisco e as outras são Full HD da Arris; é aconselhável e possível fazer upgrade gratuito destas boxes para boxes Cisco 4K, VBox4k ou VBoxPro4k? Ou o melhor é não fazer upgrade porque corro o risco de perder funcionalidades tão básicas como procura temática de filmes nas gravações automáticas? Posso fazer atualização para uma VBox 4k mas pelo que já observei em outros posts do forum, vou perder a funcionalidade básica de fazer a procura temática de filmes nas gravações automáticas pelo que provavelmente não efetuaria a troca da Cisco e das Arris; de qq forma o link que mandou julgo estar errado pois é das características da VBoxPro e no texto refere que só é possível a troca para a VBox

 

Portanto, aumento de velocidade de 200/100 para 400/100 é a única inovação que a Vodafone nos últimos dois anos introduziu em zonas de Fibra Rural.

Muito pouco em comparação com a concorrência que já fornece velocidade de 500/100, o router é um router avançado que já tem distribuição de sinal por RF e as boxes são todas 4K sem problemas no funcionamento podendo até ter o sistema operativo Android se o cliente assim o pretender.

 

Lamento, mas em face da pouca inovação introduzida, só com uma proposta comercial muito aliciante para a renovação da fidelização, nomeadamente na questão da obrigatoriedade do aluguer das boxes adicionais, é que me faria não optar pela concorrência desta vez.

Cumprimentos,