Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Yorn

APN de Internet - problemas de acesso a serviços web

SOLUCIONADO
Ir para a Solução
Ultra Contribuinte

Boa Tarde,

Tenho actualmente o Yorn X 5GB +25, em que o APN de internet que tenho configurado é o standard recomendado pela vodafone tal como descrito aqui:

https://forum.vodafone.pt/t5/Outros-Serviços/Configurações-apn-andoid-5-1/td-p/235803

No entanto reparo que existe alguma lentidão em algumas horas do dia, provavelmente devido ao volume de dados em horas de pico. Usando o speedtest, tinha em 4G (com o sinal no máximo) cerca de 21Mbps (DL), 18,08 (UL). Parece-me um pouco baixo uma vez que falamos de 4G.

Decidi experimentar a APN Vodafone internet:

APN: internet.vodafone.pt

Tipo de APN: default,supl

(Todos os outros campos estão vazios)

Curiosamente o resultado do speed test melhorou muito, passando a ter 96,93 (DL) e 46,03Mbps (UL). Radicalmente diferente, para melhor. Este teste foi realizado a 09/08/2016 às 16h53.

Hoje reparo que usando o apn internet.vodafone.pt a vodafone não faz a diferenciação de tráfego das apps grátis. Voltei a seleccionar o recomendado pela vodafone, e a contabilização já é feita correctamente. Faz-me algum sentido, visto que o APN recomendado usa um proxy, que deverá ser o responsável pela filtragem do tráfego.

Mas este proxy além de trazer novamente as velocidades mais baixas, introduz-me problemas em aceder a serviços que não usem portas web standard.

Por exemplo, tenho um servidor caseiro (NAS) que usa um certificado SSL para encriptar o tráfego web, mas em vez de usar a pota 443, usa a 8082 (por razões de segurança).

Usando o APN internet.vodafone.pt consigo aceder via browser no telemóvel sem o mais pequeno problema.

Assim que mudo o APN para o recomendado pela vodafone (que faz uso do proxy), não consigo aceder, dando erro de protocolo (estou a usar o Chrome, o browser default do Android 6):

ERR_TUNNEL_CONNECTION_FAILED

Esta situação está amplamente divulgada na internet, que relaciona este problema com o uso de um proxy (que é o caso), e que ao usar o APN internet.vodafone.pt, o problema simplesmente simplesmente não existe. Não posso simplesmente deixar de usar o APN recomendado pela Vodafone, uma vez que o tráfego das Apps grátis não é correctamente separado (sendo contabilizado indevidamente).

Em suma:

Preciso de ajuda para os pontos seguintes:

- Nivelamento das velocidades em 4G usando o APN recomendado, quando comparado com o APN internet.vodafone.pt;

- Resolução do problema de acesso a serviços com protecção por SSL através de porta web não standard (como explicado em cima)

- Possibilidade de haver uma correcta contabilização do tráfego sem que tenha de usar o proxy da vodafone (por razões de segurança e privacidade);

Caso necessário, enviem-me mensagem privada para vos fornecer o meu contacto directo.

Obrigado pelo vosso tempo com esta questão.

Melhores Cumprimentos,

J. Nogueira

Mostrar mais
44 RESPOSTAS
Ultra Contribuinte

Bom Dia @Luis_Vodafone, @Joana_Vodafone, @BrunoF_Vodafone, @João_Vodafone,

Vejo tópicos mais recentes com respostas.
Podem informar se estão a analizar? Qual é o ponto de situação actual?

Obrigado

Melhores Cumprimentos,
J. Nogueira

Mostrar mais
Moderador

Olá @JNogueira,

Após o encaminhamento à área responsável, iremos necessitar do númeor e Pin Inicial do serviço onde é verificado este comportamento, para que nos seja possível uma análise mais especifica desta questão.

Obrigado

BrunoF_Vodafone

Mostrar mais
Ultra Contribuinte
Boa Tarde @BrunoF_Vodafone,

Mensagem privada enviada com os dados solicitados.

Aguardo por um feedback assim que possível.

Melhores Cumprimentos,
J. Nogueira
Mostrar mais
Moderador

Olá @JNogueira,

A situação foi encaminhada internamente para análise, assim que possível daremos feedback.

Obrigada

Ana_Vodafone

Mostrar mais
Ultra Contribuinte

Boa Tarde @Ana_Vodafone,

Agradeço o feedback.

Qual é o SLA?

Grato mais uma vez pelo vosso suporte.

Melhores cumprimentos,

J.Nogueira

Mostrar mais
Moderador

Olá @JNogueira,

Prevemos dar uma resposta nas próximas 24h.

Obrigada

Ana_Vodafone

Mostrar mais
Moderador

Olá @JNogueira,

A não contabilização de tráfego nas aplicações incluídas no Yorn X, apenas se verifica se for utilizado o ponto de acesso net2.vodafone.pt.

Dessa forma, e para que nos seja possível analisar as outras 2 questões colocadas, necessitamos de um teste de velocidade com ambas APN´s, registando print screen e data e hora dos testes.

Pedimos ainda que nos indiques se o acesso ao servidor NAS é feito através de browser ou por alguma aplicação (em caso afirmativo, indica-nos qual) e marca e modelo de equipamento, assim como a versão de software, para tentarmos replicar a dificuldade.

Obrigada

Ana_Vodafone

Mostrar mais
Ultra Contribuinte

Bom Dia Ana,

Correcto. E a minha questão é justamente essa. Sou obrigado a usar um proxy na configuração do APN? Eu consigo usar o APN net2.vodafone.pt sem o proxy (Acabei de testar com sucesso), mas a não contabilização do tráfego das apps grátis será efectuada na mesma? Ou o proxy é obrigatório?

Pergunto isto porque o proxy (iproxy.vodafone.pt) que faz parte da configuração do APN net2.vodafone.pt usa a porta 80 em que o tráfego passa transparente sem qualquer encriptação! Isto é uma falha de segurança enorme...

Antes de realizar os testes que me pedem, podem apenas confirmar primeiro esta questão?

Obrigado

Melhores cumprimentos,

J. Nogueira

Mostrar mais
Ultra Contribuinte

Bom Dia novamente Ana,

Tomei a liberdade de fazer o teste. Se retirar o proxy (iproxy.vodafone.pt), o tráfego das aplicações grátis é contabilizado como sendo tráfego geral. Não é solução portanto, visto que continuo a ser obrigado a usar o proxy.

Qual é a porta de ligação segura (SSL)? Honestamente não fico tranquilo a saber que tenho de usar a porta 80. Prefiro perder velocidade a perder segurança.

A propósito de velocidade, parece que a questão da velocidade está resolvida de alguma forma. Por questões de segurança, escondi os IPs. O servidor usado foi o da Vodafone, em Lisboa.

Teste com o proxy:

Screenshot_20160831-093313_com_proxy.jpg

Teste sem proxy (ligação directa):

Screenshot_20160831-093541_sem_proxy.jpg

As velocidades praticamente não diferem com ou sem proxy. Portanto não se preocupem com a questão das velocidades.

Portanto as questões que ainda pendem:

- Permitir a não contabilização do tráfego das apps grátis sem proxy;

- No caso da obrigatoriedade de uso do proxy, qual a porta SSL? Quero evitar ao máximo usar uma porta sem encriptação de dados (não seguro, portanto).

- Como solicitado, o acesso ao NAS que está a falhar é através de browser e de App proprietária da marca do NAS (Qnap) por porta 8082. Deixam de existir problemas quando removo o proxy do APN.

Obrigado.

Melhores cumprimentos,

J. Nogueira

Mostrar mais
Utilizadores mais votados