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Novo Utilizador

Aderi a este tarifário em Abril, em detrimento da linha ADSL na qual conseguia 5MB, para um serviço da Vodafone que prometia velocidades até 300MB. Na descrição do tarifário lê-se: "O novo plano +GB foi criado para quem tem uma utilização mensal intensiva de internet móvel e não quer preocupações de tráfego."

 

Como tinha aderido ao Red Pro Escritorio 4G na empresa um mês antes e estava satisfeito, com mais de 150GB de tráfego (12 utilizadores), nem hesitei.

Nos primeiros dias estava bastante satisfeito, com velocidades 30/20MB constantes durante o dia. Depois fiquei com a velocidade restringida a cerca de 1/2 MB. Inicialmente até pensei que fosse do router ou algum problema temporário na antena. Passaram-se dias e a velocidade mantinha-se muito baixa. A primeira resposta que tive do Apoio de Cliente foi "há uma sobrecarga na antena, é temporário". Eu esperei e nada. Testei com o cartão SIM da empresa e as velocidades eram normais (30MB). A desculpa foi "A antena para clientes empresariais pode ser outra". Entretanto a velocidade normal foi reposta, embora há noite nao passasse dos 10MB. Pesquisei na internet e não era o único nesta situação. A Vodafone estaria a aplicar restrições a toda a gente após alguns Gb de tráfego. Tentei cancelar o contrato, justificando que o serviço era débil, completamente inadequado às minhas necessidades. Mencionei que havia um período de 15 dias para poder fazê-lo após a assinatura do contrato, mas o problema apareceu depois deste período. Foi-me dito que não o podia fazer. Como tinha adquirido o router B4000 em contrato, só teria 3 dias para poder cancelá-lo. Os meus argumentos eram retorquidos com respostas padrão pelo que acabei por desligar. Fiquei extremamente desiludido com a Vodafone, com uma sensação mista de raiva e impotência.

Mais um mês mais um corte. Novo teste com cartão SIM da empresa. Fui verificar na aplicação do router e a antena era a mesma, aliás como seria de esperar. Novo contacto, nova resposta: "Deverá ligar para o 1214". Liguei para o 1214 e disseram-me que minha utilização era "intensiva" e consequentemente restringiram a minha velocidade para "garantir a qualidade do serviço". Informaram-me também que o meu ciclo de facturação muda ao dia 9. Chegando esse dia a restrição seria levantada. Perguntei então o trafego efectuado até ao momento e responderam-me que era de 34GB. Pelas minhas contas daria cerca de 1,5GB por dia. Perguntei-lhe então se a Vodafone considerava 1,5GB/dia uma utilização abusiva. Referi que numa casa com uma família de 4 pessoas, com visualização de páginas, vídeos, updates, backups de smartphones, etc, 1,5GB não é nada de significativo, julgo até que será o normal, mas sobretudo bem longe de ser "intensivo". Após um silêncio constrangedor o homem lá disse que me compreendia, que até concordava mas que não podia fazer nada. Era apenas a indicação que tinha.

A desculpa "para garantir a qualidade do serviço" é absolutamente rídicula. É uma ofensa aos clientes. Eu entendo que hajam variações da velocidade durante o dia, especialmente à noite com o aumento de utilizadores, mas têm que garantir um mínimo utilizável durante este período. E 2MB certamente não é considerado utilizável nos dias de hoje. Imaginem a EDP a restringir o fornecimento de electricidade à noite para "garantir a qualidade do serviço". Imaginem terem de escolher entre ligar uma lâmpada ou ligar o fogão para poderem cozinhar. É absurdo. A Vodafone deverá criar tarifários ajustados à capacidade das estruturas e equipamento que detém. Se não pode garantir uma capacidade mínima, então os serviços que oferece são enganadores. Se os responsáveis da Vodafone têm o conhecimento de que não estão capacitados para prover os clientes então estão a agir de má-fé. Não é uma pequena ressalva no contrato que vos desculpa de um serviço medíocre.

 

Deixo então a minha experiência, na tentativa de alertar alguém com responsabilidades da Vodafone, mas sobretudo para que outros, mais informados, possam decidir antes de subscreverem este serviço. Eu tenho de levar com mais 9 meses de internet a 2MB. O meu conselho neste momento é: fujam, fujam deste serviço e não olhem para trás.

 

 

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