em 07-05-2019 03:18 PM
Olá, boa tarde. Após muito pesquisar, descobri que para ativar o FaceTime/iMessage e outros serviços no iPhone é necessário o envio silencioso de um SMS para o Reino Unido. Ocorre que a vodafone faz questão de repassar o custo dessa ativação aos consumidores, que considero prática abusiva pelos seguintes factos:
1) A ativação se dá de maneira silenciosa pelo próprio sistema;
2) Não temos informação explícita sobre qual é o país de destino desse SMS (o consumidor tem de se desdobrar e pesquisar, para só assim saber que é o UK);
3) O uso de tais serviços é inerente ao próprio telemóvel, e a ativação pode acontecer sempre que o SIM é removido por qualquer motivo (i.e. pode-se pagar mais de uma vez pelo mesmo serviço);
5) A vodafone comercializa aparelhos da marca, anuncia e faz publicidade de tais serviços, os quais o uso pleno fica condicionado a cobrança adicional (múltiplas em potencial).
6) Em diversos países, tal custo de ativação também deve existir, mas tal cobrança nunca é repassada ao consumidor por razões óbvias. Pelo visto, tal prática abusiva é algo consolidado apenas nas telecoms de Portugal.
Ao ser indagada, a Vodafone sempre tenta se eximir de culpa ao alegar que isto é algo imposto pela Apple.
Pois bem, apesar de não concordar com essa postura da Vodafone, minha situação fica ainda pior uma vez que comprei um tarifário yorn por 9,9 euros e, ao ser aplicado, meu saldo caiu para 1 cêntimo. Esse tarifário irá valer por 4 semanas e até lá minha única opção é carregar 5 euros apenas para mandar o tal do SMS, o que também acho absurdo. Ou seja, a vodafone possui um sistema extremamente falho e que sempre está a prejudicar mais o lado dos consumidores, não sendo possível carregar qualquer valor ou mesmo arcar com a atiavação de um serviço gratuito. Como podem me ajudar a resolver tal situação? Cumprimentos.