cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

A minha história/relato sobre problema de dados móveis e sua "resolução"

Guzman
Contribuinte Junior
Contribuinte Junior

Venho por este meio contar uma situação que me aconteceu sobre o serviço de dados móveis para telemóvel da Vodafone e reclamar o facto de terem remediado o problema mas não resolverem o problema em si, talvez por desconhecimento. Passo a explicar:

Sou cliente da Vodafone desde os tempos da Telecel e, presentemente sou detentor de 2 telemóveis/números de telemóvel. Uso o tarifário mais simples (sem carregamentos obrigatórios) e não tenho plano de dados móveis. Tenho-os sempre desligados mas, sempre que quero usar dados móveis (que é raro), ativo-os no telemóvel, no qual a Vodafone me debita €1,99 e me libera 100MB para usar durante 5 dias. É assim que está nas condições e sempre usei isso sem problemas.

No dia 21 de Abril, num dos telemóveis, recebo mensagem da Vodafone a dizer que debitaram €1,99 por 100MB de dados móveis por 5 dias. Não foi ativação minha e estranhei porque, eu tinha os dados móveis desligados e, na hora do sms recebido, eu nem estava na posse do telemóvel (estive fora e o aparelho ficou em casa). E, ao verificar o gasto dos dados móveis, registam-se 0KB. Ou seja, os dados foram ativados, debitou-se dinheiro e não foi usado qualquer montante de dados.
Enviei reclamação através do Fórum Vodafone, no qual me disseram várias coisas:
-"A Vodafone aplica as taxações conforme a informação enviada pelo equipamento do cliente."
Ora, é lógico que a Vodafone aplica taxações conforme informação enviada pelo equipamento, mas relembro que a ação de ligar os dados móveis não foi feita por mim nem por ninguém com acesso ao telemóvel, visto que o aparelho ficou em casa durante esse tempo sem ninguém ter acesso a ele.
-"Como condição comum a todos os tarifários pré-pagos, quando é esgotado o plafond mensal do tarifário ou não tem tarifário ou aditivo com dados móveis incluídos, é aplicada automaticamente a tarifa de internet móvel, quando existe acesso aos dados móveis, não sendo possível o seu cancelamento."
O que não foi o caso porque foram gastos 0KB de dados.
-"Os smartphones, como particularidade, mesmo com todas as opções desligadas, podem consumir tráfego, seja em atualizações, por enfraquecimento de sinal wi-fi, ou app's em segundo plano."
Isso não faz muito sentido estando tudo desligado. Se há a opção de desligar seja wifi, seja dados móveis, é para serem desligados. Senão, para que é que aquilo serve?
Entretanto, devolveram-me o dinheiro.

Quando pensava que estava tudo resolvido, no dia 26 de Abril, volta a acontecer o mesmo, mas no meu outro telemóvel. Aparece a tal mensagem, estava eu na rua, sem qualquer ligação à internet. E verifico que foram usados cerca de 10kB. Como tal pode acontecer, com tudo desligado?
Volto a enviar reclamação para o Fórum. Respostas:
-"Informamos que, como particularidade dos smartphones, mesmo com todas as opções desligadas, podem consumir tráfego, pois existem situações em que o dispositivo está registado em 4G e apesar dos dados estarem desligados no terminal, continua a enviar e receber tráfego. Como afirma não utilizar internet nos telemóveis, sugerimos que desative o 4G para além dos dados móveis, evitando assim a atribuição de pacotes extras."
Mais uma vez, não faz muito sentido, tendo eu todas as opções desligadas, poder ainda consumir tráfego. Ainda posso perceber consumir dados wifi, mas ativar dados móveis sem eu o ter feito e debitar dinheiro é que não. Se isso acontece é roubo. E, mesmo se for por eu ter o 4G ligado, isto só pode ser alguma alteração feita agora porque, há anos que tenho o 4G ligado e nunca isso me aconteceu.
-"Recomendamos que utilize a APN http://net2.vodafone.pt em vez de http://internet.vodafone.pt pois esta última apresenta mais susceptibilidade a este comportamento."
Os meus dispositivos sempre estiveram na opção net2.
-"Em último caso, poderá ativar um barramento de dados, para que não tenha mais acesso aos dados móveis."
Isso seria um remendo, mas eu não quero barrar dados móveis para sempre. Eu quero poder ter a opção de utilizá-los quando for necessário. Daí a simples função de Ligar/Desligar dados móveis. E isso não devia ser a solução. Se eu configuro o telemóvel para não usar dados móveis, é para não usar. E fazer barramento é um "downgrade" ao serviço (ter de desativar 4G também é).

Para me precaver, que passos eu fiz nos dois telemóveis:
Voltei a verificar que tenho os dados móveis desligados, desliguei o 4G (passei a usar 3G/2G), confirmei que estou a usar net2.vodafone.pt (que nunca tinha mudado), usei a função "Poupança de dados" que não dá autorização para que se usem dados móveis e até desliguei os dados móveis em cada aplicação manualmente. Agora é impossível acontecer, certo? Errado.
No dia 2 de Maio, no mesmo telemóvel, acontece mais uma vez. SMS, debitados €1,99 por ativação de dados móveis sem eu o ter feito, e usados cerca de 5kB. Algo se passa e é grave e mais complexo do que se imagina.
Mais uma reclamação no Fórum. Respostas:
-"A Vodafone aplica a taxação de acordo com a comunicação enviada pelo equipamento do Cliente através de Rede. Como verificado que existe utilização de dados, não é possível efetuar novamente a devolução do valor. Caso deseje podemos efetuar um pedido de barramento geral de dados móveis."
Sim, existiu utilização de dados móveis mas não devia, porque tenho tudo desligado e sem a minha autorização para usar dados. Como é que é possível eu desligar dados móveis, desligar 4G, não permitir utilização de dados e, mesmo assim, existir a sua ativação/utilização?
-"A taxação só ocorre se existir uma comunicação enviada pelo equipamento à rede, não sendo possível essa informação chegar de outra forma."
Ou seja, aqui já dá para ver que não podem ajudar mais. A resposta já é do género "É impossível acontecer". Só que não. Acontece e não querem ver o que se passa. Parece que me estão a chamar de **bip** ou esquecido, já que estão indiretamente a dizer que eu é que ligo os dados móveis e não sei.

Desisti do Fórum e fui à loja Vodafone, onde me deram a mesma explicação, não me devolveram o dinheiro e não pude fazer mais do que pedir Barramento de Dados Móveis. O que, mais uma vez, é um "downgrade" ao serviço. Perdi a hipõtese de Ativar/Desativar sempre que queira. Se eu, de repente quiser ativar, dizem-me que, ou ativo pela app MyVodafone (como é que eu ativo os dados móveis, se precisarei de dados móveis para aceder à app?) ou telefonar e pedir a ativação (e se for urgente, já que uma vez liguei para resolver um simples assunto e demorei 30 minutos a ser atendido?).

Para concluir, parece-me algo automático que é despoletado pelo sistema da Vodafone, mesmo eu tendo a opção de Dados Móveis desligada. E não é só comigo. Ao pesquisar na internet, vejo que há pessoas a reclamar este problema desde 2018.
Este problema deve ser visto a fundo por pessoas mais especializadas (técnicos, programadores, etc.)

Apesar de ser cliente da Vodafone de longa data, ter estado sempre satisfeito e até recomendado a Vodafone a muita gente, expresso aqui o meu descontentamento e desagrado por estar a acontecer este problema (que é complexo, sei disso) mas parecer que ninguém quer saber.

(como tinha os meus telemóveis configurados e, mesmo assim, foram ativados/cobrados dados móveis)

 

Printscreens.jpg

 

 

0 RESPOSTAS 0