cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Contabilização errada dados móveis

filipehonorio89
Novo Utilizador
Novo Utilizador
Verifiquei que de 20G disponíveis para utilização de dados móveis estes estão praticamente esgotados na contabilização da Vodafone enquanto no telemóvel pouco mais de metade. Verificando se consumos exactamente a meia noite, inclusive em dias que não estaria a usar o telemóvel a essa hora. Não existem quaisquer apps em segundo plano ou atualizações. Dado que tal só se verificou no início deste mês. Dado todas as hipóteses que colocam não se verificarem, é impossível tais consumos dado que tenho a prova de consumos do próprio telemóvel, verificando apenas um consumo de 10,91G. Tudo se torna ainda mais estranho que tais consumos se verificam a partir do momento que foram dados mais 10G para uso mensal. Volto a frisar que não existem quaisquer apps em segundo plano ou atualizações, sendo que se assim fosse os consumos iriam ser assim durante os meses posteriores e tal não se verifica. É inadmissível que a resposta seja é do telemóvel quando tal não se verifica.
14 RESPOSTAS 14

JoãoR_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @filipehonorio89,

 

A Vodafone aplica a taxação de acordo com a comunicação enviada pelo equipamento do Cliente através de Rede.

 

Quando são registados acessos à meia-noite, são por norma atualização de aplicações ou do equipamento. 

 

Num equipamento IOS ou Android, mesmo que o canal de Wifi esteja ativo e a funcionar, se os dados móveis também estiverem ativados e alguma App ou funcionalidade configurada para o efeito, é possível que seja utilizada a ligação de dados móveis em detrimento do WiFi.

Os Equipamentos tem também a definição de "apoio ao Wifi", quando o WIFI está fraco, liga automaticamente os seus dados moveis.

Em outras situações, como particularidade dos smartphones, mesmo com todas as opções desligadas, podem consumir tráfego, seja em atualizações ou app's em segundo plano.

Esclarecemos também que, como característica dos Smartphones, existem situações em que o dispositivo está registado em 4G e apesar dos dados estarem desligados no terminal, continua a enviar e receber tráfego. Deve desativar o 4G para além dos dados móveis de modo a evitar estas situações.
 

Obrigado,

JoãoR_Vodafone

Boa noite, não sei fui pouco claro mas volto a referir. Não tenho atualizações ou apps em segundo plano, essas opções simplesmente estão e sempre estiveram desligadas. Durante as horas do consumo o telemóvel tinha Wi-Fi e Dados móveis desligados. Não tenho sequer aplicações novas instaladas. Se a Vodafone aplica a taxação de acordo com o equipamento qual a justificação para o equipamento registar um consumo muito inferior ao por vocês verificado? Uma coisa seria uma discrepância pequena, agora quase 10G de contabilização errada? Tenho registado todos os consumos das diferentes apps ao longo deste mês, e neste momento não chegam aos 12G. Acho completamente inadmissível esta situação para quando ainda mais a vossa justificação aplica se apenas num sentido.

Anónimo
Não aplicável

A contagem feita pelo equipamento e a contagem feita pelo tarifário são distintas.

Estes contadores são pequenos aplicativos nos telefones que permitem ajudar o Cliente a controlar os consumos de dados. Para que consiga fazer uso das mesmas, deve adequar a contagem que é feita a alguns fatores correspondentes ao seu serviço móvel e à forma como ele funciona, para que este aplicativo possa dar alguma informação útil e não informação totalmente desfasada das condições aplicadas pelo operador.

Estes aplicativos desconhecem as regras de faturação do fornecedor de serviço. Se um plano é faturado em blocos de 1MB, o aplicativo só conta os dados que foram gastos e não um bloco de 1MB inteiro, que é o que aparece na fatura, e que é contado do lado do operador, tal como as regras do serviço do cliente.

Processos de manutenção da ligação estão tipicamente excluídos de contagem do lado do operador, mas os contadores do telefone não sabendo dessa regra e contam todo esse tráfego.

A não contagem de alguns URL´s para efeito de acumulação nos consumos, exemplo o serviço de MMS que não acumula no consumo de dados (contagem Vodafone), mas que é contado pelo equipamento como mais dados gastos a enviar e receber informação.

A informação que pode ser considerada correta é sempre a indicada pelo My Vodafone, onde todas as regras e condições são respeitadas na apresentação da informação ao utilizador. Ciclo de faturação/renovação dos contadores – Deve, dentro do possível, acertar a contagem que é feita pelo telefone, alterando o ciclo de renovação dos pacotes de dados no mesmo dia em que isso acontece no fornecedor de internet.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

tenho o mesmo problema.
o sistema operativo Android faz a contabilização toda dos dos dado moveis feitos pelo meu equipamento, independentemente das aplicações que tem instaladas.

O mais engraçado é que este gasto superior ocorre perante duas situações que a vodafone apresenta:

1. tentam fazer com que renove o contrato de novo apesar de o meu contrato apenas acabar em Maio e tentam vender o pacote com mais dados para eu pagar por um contrato mais caro

2. Houve a situação de hacking na vodafone e apesar de garantirem que dados não perdidos, ninguém me garante que isso seja verdade ou que realmente garatem a 100% com toda a veracidade.

 

Talvez seja hora de mudar de operadora.

 

E tenho consumos muito inferiores aos que estão registados na app my vodafone.

 

 

 

tiagommbranco
Visitante Junior
Visitante Junior
Foi-me, há cerca de 10 minutos, cobrado um aditivo de 200mb com um custo de 2,99€ sendo que, no momento, estava a utilizar uma app de tráfego para apps, não devendo ser contabilizada para o 1GB disponível. Nesta situação, e não sendo a primeira vez que acontece, peço uma justificação para a indevida cobrança deste valor.

Olá @tiagommbranco

 

A Vodafone aplica a taxação de acordo com a comunicação enviada pelo equipamento do Cliente através de Rede. 

 

Para que as Apps tenham o correto funcionamento com o tarifário, deverão ser acedidas com o próprio telemóvel e com a ligação de dados configurada para a APN Net2.


Mesmo com a APN corretamente configurada, poderá existir uma parte do tráfego que não seja contabilizada pelas Apps gratuitas, como poderá consultar na informação/condições do passe.

 

Tendo também os dados móveis ativos, outras apps e serviços podem fazer as ligações de dados.

 

Obrigado

Brunof_Vodafone

Não sendo a primeira vez que tal acontece, penso que a Vodafone deveria assumir uma incorreta leitura do tráfego de dados. Isto, pois acontece cerca de 2 vezes por ano e, aquando disso, simultaneamente a outros utilizadores. Existem várias queixas do mesmo por lesados da mesma situação.

Tenho o mesmo problema.
O sistema operativo Android faz a contabilização toda dos dos dado moveis feitos pelo meu equipamento, independentemente das aplicações que tem instaladas.

O mais engraçado é que este gasto superior ocorre perante duas situações que a vodafone apresenta:

1. tentam fazer com que renove o contrato de novo apesar de o meu contrato apenas acabar em Maio e tentam vender o pacote com mais dados para eu pagar por um contrato mais caro

2. Houve a situação de hacking na vodafone e apesar de garantirem que dados não perdidos, ninguém me garante que isso seja verdade ou que realmente garatem a 100% com toda a veracidade.

Talvez seja hora de mudar de operadora.

E tenho consumos muito inferiores aos que estão registados na app my vodafone.

13miguel
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa tarde, recebi 2 mensagens com um debito de 1,99€ referente a dados moveis,

isto é impossivel os dados moveis não foram ligados.

Inclusivamente o APN está desativado para não permitir ligações acidentais.

Agradeço que devolvam o saldo retirado, e me expliquem o porquê desta situação.

Obrigado