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Aditivos e Internet Móvel

Contabilização errada dados móveis

filipehonorio89
Novo Utilizador
Verifiquei que de 20G disponíveis para utilização de dados móveis estes estão praticamente esgotados na contabilização da Vodafone enquanto no telemóvel pouco mais de metade. Verificando se consumos exactamente a meia noite, inclusive em dias que não estaria a usar o telemóvel a essa hora. Não existem quaisquer apps em segundo plano ou atualizações. Dado que tal só se verificou no início deste mês. Dado todas as hipóteses que colocam não se verificarem, é impossível tais consumos dado que tenho a prova de consumos do próprio telemóvel, verificando apenas um consumo de 10,91G. Tudo se torna ainda mais estranho que tais consumos se verificam a partir do momento que foram dados mais 10G para uso mensal. Volto a frisar que não existem quaisquer apps em segundo plano ou atualizações, sendo que se assim fosse os consumos iriam ser assim durante os meses posteriores e tal não se verifica. É inadmissível que a resposta seja é do telemóvel quando tal não se verifica.
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14 RESPOSTAS 14
JoãoR_Vodafone
Moderador

Olá @filipehonorio89,

 

A Vodafone aplica a taxação de acordo com a comunicação enviada pelo equipamento do Cliente através de Rede.

 

Quando são registados acessos à meia-noite, são por norma atualização de aplicações ou do equipamento. 

 

Num equipamento IOS ou Android, mesmo que o canal de Wifi esteja ativo e a funcionar, se os dados móveis também estiverem ativados e alguma App ou funcionalidade configurada para o efeito, é possível que seja utilizada a ligação de dados móveis em detrimento do WiFi.

Os Equipamentos tem também a definição de "apoio ao Wifi", quando o WIFI está fraco, liga automaticamente os seus dados moveis.

Em outras situações, como particularidade dos smartphones, mesmo com todas as opções desligadas, podem consumir tráfego, seja em atualizações ou app's em segundo plano.

Esclarecemos também que, como característica dos Smartphones, existem situações em que o dispositivo está registado em 4G e apesar dos dados estarem desligados no terminal, continua a enviar e receber tráfego. Deve desativar o 4G para além dos dados móveis de modo a evitar estas situações.
 

Obrigado,

JoãoR_Vodafone

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filipehonorio89
Novo Utilizador
Boa noite, não sei fui pouco claro mas volto a referir. Não tenho atualizações ou apps em segundo plano, essas opções simplesmente estão e sempre estiveram desligadas. Durante as horas do consumo o telemóvel tinha Wi-Fi e Dados móveis desligados. Não tenho sequer aplicações novas instaladas. Se a Vodafone aplica a taxação de acordo com o equipamento qual a justificação para o equipamento registar um consumo muito inferior ao por vocês verificado? Uma coisa seria uma discrepância pequena, agora quase 10G de contabilização errada? Tenho registado todos os consumos das diferentes apps ao longo deste mês, e neste momento não chegam aos 12G. Acho completamente inadmissível esta situação para quando ainda mais a vossa justificação aplica se apenas num sentido.
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Marta_Vodafone
Moderador

A contagem feita pelo equipamento e a contagem feita pelo tarifário são distintas.

Estes contadores são pequenos aplicativos nos telefones que permitem ajudar o Cliente a controlar os consumos de dados. Para que consiga fazer uso das mesmas, deve adequar a contagem que é feita a alguns fatores correspondentes ao seu serviço móvel e à forma como ele funciona, para que este aplicativo possa dar alguma informação útil e não informação totalmente desfasada das condições aplicadas pelo operador.

Estes aplicativos desconhecem as regras de faturação do fornecedor de serviço. Se um plano é faturado em blocos de 1MB, o aplicativo só conta os dados que foram gastos e não um bloco de 1MB inteiro, que é o que aparece na fatura, e que é contado do lado do operador, tal como as regras do serviço do cliente.

Processos de manutenção da ligação estão tipicamente excluídos de contagem do lado do operador, mas os contadores do telefone não sabendo dessa regra e contam todo esse tráfego.

A não contagem de alguns URL´s para efeito de acumulação nos consumos, exemplo o serviço de MMS que não acumula no consumo de dados (contagem Vodafone), mas que é contado pelo equipamento como mais dados gastos a enviar e receber informação.

A informação que pode ser considerada correta é sempre a indicada pelo My Vodafone, onde todas as regras e condições são respeitadas na apresentação da informação ao utilizador. Ciclo de faturação/renovação dos contadores – Deve, dentro do possível, acertar a contagem que é feita pelo telefone, alterando o ciclo de renovação dos pacotes de dados no mesmo dia em que isso acontece no fornecedor de internet.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

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13miguel
Novo Utilizador

Boa tarde, recebi 2 mensagens com um debito de 1,99€ referente a dados moveis,

isto é impossivel os dados moveis não foram ligados.

Inclusivamente o APN está desativado para não permitir ligações acidentais.

Agradeço que devolvam o saldo retirado, e me expliquem o porquê desta situação.

Obrigado 

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Jorge_Vodafone
Moderador

Olá @13miguel,

 

Como condição comum a todos os tarifários pré-pagos, quando é esgotado o plafond mensal do tarifário ou não tem tarifário ou aditivo com dados móveis incluídos, é aplicada automaticamente a tarifa de internet móvel, quando existe acesso aos dados móveis, não sendo possível o seu cancelamento.

A tarifa de internet móvel tem um custo de 1.99€ e oferece um pacote de 100MB válidos por 5 dias.
https://www.vodafone.pt/telemoveis/tarifarios/detalhe-tarifa-internet-movel.html.

A informação acerca da ativação desta tarifa está presente nas condições do seu tarifário.

 

Todas as comunicações que a Vodafone taxa são sempre em função dos registos efetuados no seu equipamento.

 

Obrigado,

Jorge_Vodafone

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13miguel
Novo Utilizador
Boa tarde, volto a repetir não existiu qualquer ligação de dados móveis, O APN está desativado para prevenir ligação acidental. Ou devolvem o dinheiro ou perdem 2 clientes com mais de 15 anos.
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Marta_Vodafone
Moderador

Não será feito qualquer reembolso uma vez que não se trata de um erro, a taxação ocorreu porque existiu um acesso à internet conforme pode verificar em My Vodafone.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

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13miguel
Novo Utilizador
Bom dia, pois então vamos mudar de operadora e irei fazer queixa a ANACOM, e expor o caso no livro de reclamações online.
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tiagommbranco
Visitante Junior
Foi-me, há cerca de 10 minutos, cobrado um aditivo de 200mb com um custo de 2,99€ sendo que, no momento, estava a utilizar uma app de tráfego para apps, não devendo ser contabilizada para o 1GB disponível. Nesta situação, e não sendo a primeira vez que acontece, peço uma justificação para a indevida cobrança deste valor.
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