cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

[SmartRouter 2.0] suporte a multiplos SSIDs e VLANs

JNogueira
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

Bom dia,

 

Após navegar em todas as opções disponíveis no smart router 2.0, constatei que não existe qualquer opção na gestão da WLAN para criar múltiplos SSIDs, e mesmo na gestão da rede interna, não é possível criar VLANs.

 

Apesar de compreender que podem ser opções mais avançadas, estamos a falar de configurações relacionadas com segurança,

 

O motivo pelo qual estou à procura destas opções, prende-se com o IoT (Internet of things) e a sua respectiva segurança.

Pretendo isolar todos os equipamentos IoT da rede principal (seja por novo WLAN SSID ou VLANs), o que permite aumentar significativamente a segurança, separando equipamentos críticos, automação e genéricos.

 

O router tem essas funcionalidades, mas estão desactivadas/escondidas pela customização do firmware que a Vodafone faz (vem descrito na brochura do produto da Huawei), estando apenas disponível a configuração da rede Guest (que não é mais do que um SSID adicional).

Pelo que tive conhecimento (embora não tenha confirmado no equipamento de quem me indicou), estas opções (múltiplos SSIDs e VLANs) estão disponíveis para os clientes empresariais.

 

Posto isto, venho pedir à Vodafone que pondere a inclusão destas opções nos routers dos clientes residenciais, por favor. Nos dias que correm, e dada a forte aposta no IoT (até mesmo pela própria Vodafone), pelo menos uma destas opções seria fundamental.

Acredito que possa não ser útil para todos os clientes, mas existem igualmente várias opções disponíveis no router que não serão igualmente usadas por toda a gente (falta de necessidade, desconhecimento, etc).

 

Aguardo por comentários.

Aproveito para desejar umas boas entradas a todos.

 

Cumprimentos,

J. Nogueira

10 RESPOSTAS 10

Olá @samadhi,

 

Informamos que editamos a mensagem para atualizar sobre o feedback.

 

De acordo com a equipa responsável esta funcionalidade trata-se de uma característica do equipamento, para ter acesso a mais informações será necessário contacto com o suporte técnico no 16913 ou em nosso Chat TOBi

 

Obrigada
Carol_Vodafone