cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Ligação entre Smart Router e VBoxPro 4K via Powerlink

Goldendays
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Olá a todos,

Ando a pensar há algum tempo aderir à fibra da Vodafone. Contudo tenho uma condicionante em relação à ligação do Smart Router à VBoxPro 4K.

Na impossibilidade de fazer a ligação entre ambas por cabo Ethernet a única solução que se me afigura como viável é a ligação Ethernet ser efectuada por Powerlink.

Tentei obter confirmação numa loja da Vodafone se tal seria possível. Responderam-me que há outras formas de ligação entre ambas as unidades mas que teria de primeiro contratar o serviço pretendido e aquando da visita do técnico para instalar poderia cancelar o contracto se tal não fosse possível!

Uma resposta que considero triste e que não está à altura da imagem a que a Vodafone nos habituou, pois, a prioridade é dada à celebração do contracto e não à satisfação do cliente ou ao esclarecimento técnico-profissional da questão previamente colocada.

Ora eu não pretendo contratar um serviço “às cegas”, já depois ou em simultâneo com o cancelamento do contracto que possuo com outra operadora, e depois ficar num limbo sem Internet e sem televisão.

Por isso recorro a este fórum na expectativa de obter a vossa prestimosa ajuda.

Como disponho eu próprio na habitação de unidades Powerline da Netgear em rede Ethernet interna, utilizei um utilitário da fábrica que me deu valores de comunicação ponto a ponto por rede Ethernet (RJ45) superiores a 300 Mbps num caso e, noutro caso, superiores a 100 Mbps.

Disponho no quadro eléctrico há mais de 30 anos de filtros de parasitas por fase (a instalação eléctrica de casa é trifásica e engloba um só piso) e de um acoplador das três fases. Portanto os módulos Powerline podem ser instalados em qualquer tomada da casa independentemente da fase em que qualquer das tomadas se encontra.

Ao replicar a ligação Ethernet das boxes através da rede eléctrica do apartamento não estou a fazer algo de diferente do que efectuaria se tivesse estendido cabos entre elas e a rede Ethernet através de Powerlink  tem capacidade suficiente para ligação de duas Smart TVs.

A minha inexperiência apenas tem a ver com a tecnologia da fibra. Peço, pois, a quem tem conhecimento desta matéria que me ajudem e esclareçam se a configuração que pretendo e que passo a descrever é exequível.

O prédio onde habito tem 6 pisos com duas fracções por piso. Ao nível da cave está um armário de comunicações que todas as operadoras utilizam. Pela coluna saem condutas verticais desse armário para caixas situadas no hall de cada piso. Nessas caixas são efectuadas as ligações para o cabo da rede interna de cada fracção (como atrás disse, duas fracções por piso).

O cabo coaxial que actualmente daí sai (e que pretendo que seja substituído por outro também de fibra) chega sem interrupções a uma coluna no centro de uma sala.

Nessa sala e na cozinha, sem possibilidade da passagem de cabos interiores ou exteriores (mesmo que de fibra, visto a coluna ser central na sala e não pretender também passar pelo exterior do tecto) existem duas TVs (uma 4K e outra mais antiga que será brevemente substituída).

Basicamente, nesta configuração pretendo instalar:

  1. Junto à chegada da fibra na coluna central no interior da sala:
  2. O Smart Router 2.0, com três saídas por Ethernet (através de cabo RJ-45) para um módulo Powerlink instalado numa tomada eléctrica adjacente), para o telefone de voz e para um router da Netgear que actualmente se ocupa duma rede interna autónoma wireless e que continuarei a usar.
  3. Noutra zona da mesma sala:
  4. Uma VBoxPro 4K com uma saída por Ethernet (através de cabo RJ-45) para outro módulo Powerlink instalado numa tomada eléctrica adjacente) e com uma saída HDMI para uma Smart TV LG 55EA980V
  5. Na cozinha:
  6. Uma VBoxPro 4K com uma saída por Ethernet (através de cabo RJ-45) para outro módulo Powerlink instalado numa tomada eléctrica adjacente) e com uma saída HDMI para uma TV LED ou futura Smart TV.

Alguém com conhecimentos técnicos adequados e que tenha conhecimento deste tipo de instalação me poderá garantir que esta configuração é viável e que os instaladores da Vodafone a podem executar sem qualquer problema ou restrição? Alguma sugestão ou recomendação sobre a mesma?

Desde já grato pelos vossos comentários aqui deixo os meus cumprimentos.2020-12-30 Powerline entre Entrada Cabo e SmartTV.jpg

3 RESPOSTAS 3

JoãoR_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @Gonldendays,

 

Após esclarecimentos internos, informamos que a VBoxPro 4K pode ser ligada como pretende, utilizado os equipamentos Powerline.

 

Pode no entanto, existir oscilações na estabilidade deste tipo de equipamento, pelo que será sempre sugerida a ligação direta por cabo ao router.

 

A Vodafone não consegue garantir o correto funcionamento da VBox, quando está ligada a equipamentos que não são fornecidos pela operadora.

 

Obrigado,

JoãoR_Vodafone

Caro João,

 

Agradeço a amável informação transmitida completamente esclarecedora sobre a ligação via Powerline.

 

Dado que a Vodafone já efectuou ligações deste tipo com equipamentos Powerline por si fornecidos sem qualquer custo adicional para o cliente, como consta de mensagem colocada noutro tópico deste fórum por outro utilizador (ccorreia310), peço-lhe a gentileza de me esclarecer qual o equipamento utilizado pela Vodafone (marca e modelo) que mitigaram os riscos de uma instalação daquele tipo.

 

Se tal for possível contactarei brevemente uma vossa loja para aderir a um dos pacotes existentes.

 

Desde já grato pelo favor da sua resposta envio, entretanto, os meus cordiais cumprimentos.

Olá @Goldendays

 

Não conseguimos indicar quais os Powerline fornecidos. 

 

Será necessário validar essa situação com o Suporte Técnico - 16913.

 

Obrigado,

JoãoR_Vodafone