cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

[SmartRouter 2.0] suporte a multiplos SSIDs e VLANs

JNogueira
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

Bom dia,

 

Após navegar em todas as opções disponíveis no smart router 2.0, constatei que não existe qualquer opção na gestão da WLAN para criar múltiplos SSIDs, e mesmo na gestão da rede interna, não é possível criar VLANs.

 

Apesar de compreender que podem ser opções mais avançadas, estamos a falar de configurações relacionadas com segurança,

 

O motivo pelo qual estou à procura destas opções, prende-se com o IoT (Internet of things) e a sua respectiva segurança.

Pretendo isolar todos os equipamentos IoT da rede principal (seja por novo WLAN SSID ou VLANs), o que permite aumentar significativamente a segurança, separando equipamentos críticos, automação e genéricos.

 

O router tem essas funcionalidades, mas estão desactivadas/escondidas pela customização do firmware que a Vodafone faz (vem descrito na brochura do produto da Huawei), estando apenas disponível a configuração da rede Guest (que não é mais do que um SSID adicional).

Pelo que tive conhecimento (embora não tenha confirmado no equipamento de quem me indicou), estas opções (múltiplos SSIDs e VLANs) estão disponíveis para os clientes empresariais.

 

Posto isto, venho pedir à Vodafone que pondere a inclusão destas opções nos routers dos clientes residenciais, por favor. Nos dias que correm, e dada a forte aposta no IoT (até mesmo pela própria Vodafone), pelo menos uma destas opções seria fundamental.

Acredito que possa não ser útil para todos os clientes, mas existem igualmente várias opções disponíveis no router que não serão igualmente usadas por toda a gente (falta de necessidade, desconhecimento, etc).

 

Aguardo por comentários.

Aproveito para desejar umas boas entradas a todos.

 

Cumprimentos,

J. Nogueira

10 RESPOSTAS 10

BrunoF_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @JNogueira

 

Encaminhámos a sua sugestão à área responsável de forma que seja considerada a possibilidade de realizar essas configurações, contudo não conseguiremos indicar qualquer previsão para que isso aconteça.

 

Obrigado e umas Boas Festas.

BrunoF_Vodafone

Olá @BrunoF_Vodafone 

 

Obrigado pela resposta.

Vou manter este tópico aberto, porque acredito que não serei o único com estas preocupações. Desta forma, qualquer utilizador poderá discutir este assunto e pedir feedbacks à vodafone.

 

Obrigado

JNogueira
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte
Boa tarde,

Qual é o ponto de situação? A Vodafone planeia desbloquear algumas destas funcionalidades?

Obrigado

Anónimo
Não aplicável

Não existe qualquer informação adicional sobre esta situação nem qualquer previsão sobre eventuais alterações que possamos adiantar.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

tmiguel
Novo Utilizador
Novo Utilizador
Boa noite, Tenho exactamente as mesmas necessidades do JNogueira. Criei um ticket na área técnica à uma semana e ainda estou à espera de resposta... Pergunta: caso utilize um switch com gestão e crie as VLANs no switch são resolver o problema? Cumprimentos, TMT

Olá @tmiguel,

 

Todas as situações que nos são reportadas, são analisadas e resolvidas sempre com a maior brevidade possível, contudo, existem casos em que devido à sua especificidade, a análise/resolução pode não ser tão célere como pretendemos.

 

Lamentamos qualquer transtorno causado.

 

Obrigado,

Rodolf_Vodafone

cmpfrj
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Pode criar as diferentes VLAN no switch, e elas irão estar isoladas umas das outras, mas só a VLAN que está "untagged" é que irá ter internet.
Se quer que essas VLAN tenham internet, a melhor maneira é ter um router que suporte VLAN.
Usando routers que não suportem VLAN, irá necessitar de um router por cada VLAN, ligado a uma porta "untagged" dessa VLAN no switch. Além de ficar uma chatice para gerir, é um desperdicio de portas e ficamos com equipamentos, cabos, fios,  por todo o lado...

 

Aos clientes empresariais cobram 10€/Mês caso estes optem por usar um router que não os da Vodafone.
(Não compreendo porquê...pois nem sequer dão qualquer apoio na configuração dos mesmos).

 

Propõem a aquisição de um serviço DMZ4 ( 25€/mes) caso o cliente pretenda um router próprio com IP publico, e chegam a dizer que os equipamentos Huawei não suportam DMZ ou "bridge" directamente.
No ultimo "stress" com a Vodafone tive de contactar a Huawei directamente, que não apreciou o facto do operador "denegrir" as capacidades técnicas dos equipamentos da marca, e só quando confrontados com a resposta da Huawei é que a Vodafone "recuou" e fez as alterações solicitadas.


E isto num cliente empresarial, nem quero imaginar o tratamento aos clientes particulares.

A vodafone retira funcionalidades de fábrica dos router numa tentativa de cobrar mais aos clientes.
Não é uma questão técnica, é puramente comercial.

Noutros operadores somos advertidos de que não se responsabilizam pela configuração de equipamentos próprios ( o que é totalmente compreensivel), mas fornecem os dados para ter o n-play ( tv-net-voz...) a funcionar em pleno. O router do operador fica na caixa como "backup" e para "despistar" avarias.

Longe vão os dias em que o suporte técnico e atitude inovadora da Vodafone eram referência.

XIKO29
Super Contribuinte
Super Contribuinte

Também precisava dessa funcionalidade, mas, mais uma vez, e ao fim de 2 anos e meio, a Vodafone continua a demonstrar que simplesmente não quer saber das necessidades dos seus clientes.

samadhi
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Nos super WIFI dá para criar 4 SSID não percebo porque no router principal não dá.