cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Smishing

MarioAlberto
Visitante
Visitante

Caros srs.

Tenho sido alvo de smishing e um dos numeros que me liga é 9XXXXXXXX, numero esse da rede Vodafone.

Ora, ontem dei conhecimento de isso à Vodafone. A resposta poderia muito bem ser "vamos tomar nota dessa informação" e depois nada fazer, só que não, a resposta foi simplesmente de bloquear o numero.

Pergunto: não seria do interesse da Vodafone apurar o que se passa com esse numero e, a verificar-se algo de anormal, bloquea-lo.

Desta forma protegendo os demais clientes e utentes das telecomunicações.

Sim, a responsabilidade pela nossa segurança é NOSSA. Sou eu quem tem de ter cuidado com o que faço mas se houver interajuda, clientes e operadores, então todos estaremos mais seguros.

1 RESPOSTA 1

Mateus_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @MarioAlberto,

Agradecemos por compartilhar sua preocupação conosco em relação às chamadas de smishing que tem recebido. Compreendemos sua frustração e gostaríamos de esclarecer nossa posição sobre o assunto.

Queremos deixar claro que levamos a segurança de nossos clientes muito a sério. Nossa equipa está constantemente trabalhando para garantir a integridade e proteção de todos os nossos usuários e os seus dados. No entanto, como provedores de serviços de telecomunicações, não temos o poder de bloquear diretamente os números.

Entendemos que a cooperação entre os clientes e as operadoras é fundamental para garantir a segurança coletiva. Nesse sentido, agradecemos sua contribuição em relatar o problema, o que nos permite acompanhar e monitorar a situação de perto. Estamos comprometidos em fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para proteger nossos clientes e colaborar com as medidas necessárias para minimizar riscos.

Deixamos um conjunto de recomendações, de modo a ajudar a lidar com a situação: 
1. Não responda a mensagens ou atenda chamadas se desconhecer o remetente.
2. Não entre em diálogo, caso se trate de uma chamada incomodativa.
3. Programe um reencaminhamento grátis para o Voice Mail, para as chamadas recusadas por si, quando não conhecer o número. Se desejar, podemos ajudar neste processo. 
4. Ative a confidencialidade do seu número na lista telefónica Vodafone (confirmar primeiro se está ou não confidencial e caso já esteja não recomendar este passo)
5. Caso exista, remova a mensagem personalizada do Voice Mail
6. Bloqueie o contacto. Apesar de a Vodafone não o conseguir fazer, existem equipamentos que permitem bloquear a receção de chamadas e SMS’s, para não receber contactos do número que o está a incomodar. 
7. Apresentação de queixa nas autoridades (PSP, GNR ou DIAP)
Caso considere estas medidas insuficientes, podemos efetuar a titulo excecional uma alteração gratuita de número de telefone para um número aleatório. Desta forma, mantém todos os seus serviços Vodafone (tarifário, saldo, etc), mas com um número novo.

Adicionalmente, informamos que não encontramos este número em nossos sistemas.

Obrigado,

Mateus_Vodafone