cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Faturação indevida da Vodafone

MarioMartins1
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Exmos Srs,

 

Após nove anos como cliente da Vodafone, a título pessoal (e anteriormente a nível empresarial), tomei a decisão, no passado dia vinte e quatro de setembro de 2024, de mudar de operadora móvel e, consequentemente, cessar o meu contrato com V. Excias.

No dia onze de outubro, e para grande surpresa da minha parte, a Vodafone enviou-me uma fatura, relativa ao mês de Setembro, no valor de 343,08 Euros.

De acordo com os detalhes dessa fatura, o valor tão elevado devia-se a um consumo adicional de 19,3 Gb.

Não querendo com esta afirmação colocar um labelo acusatório na empresa de V. Excias., parece-me no entanto uma atitude normal achar estranho tal consumo, uma vez que, num só dia, foram contados cerca de 22 Gb. Acresce a isto o facto de o meu padrão de consumo ter sido o mesmo de há muito a esta parte, e nunca a Vodafone me havia cobrado valores desta magnitude. Pois só no mês da minha rescisão contratual é que isto se verificou?

Mais estranho acho ter constatado uma disparidade entre o registo de consumo de acordo com os registos no meu telemóvel e os cobrados pela empresa de V. Excias.. Também já tenho quase um mês de registos na nova operadora, e também nesta não se verificam tais consumos, e nem sequer aproximados.

Mas independentemente dos consumos, quero salientar que nunca dei qualquer tipo de autorização à Vodafone para me cobrar valores além dos contratualmente definidos, mormente a estes preços que considero usurários.

Confesso que mais estranho acho que a Vodafone continue com estas práticas de cobranças adicionais, pois é sabido que as mesmas já foram apreciadas, e de forma negativa, pelo Supremo Tribunal de Justiça, no seu acórdão de novembro de 2022, e na sequência do qual inúmeros pedidos de indemnização por valores cobrados indevidamente foram intentados contra a vossa empresa.

Face ao exposto, a minha posição sobre o assunto é que apenas pagarei uma fatura que esteja em conformidade com a minha posição contratual. Nesse sentido, exijo que a Vodafone anule esta fatura e me envie, juntamente com um pedido de desculpas (email: ****************@*****.***), uma nova fatura com os valores corretos.

Caso tal não se verifique até ao final do presente mês, irei desencadear toda uma panóplia de mecanismos para defesa da minha posição, e que legalmente me assistam, nomeadamente:

  • Queixa a efetuar no portal das queixas;
  • Queixa a efetuar na Provedoria de Justiça;
  • Queixa a efetuar junto da Anacom;
  • Divulgação da situação em órgãos de comunicação social;
  • Queixa crime por burla junto do ministério público;
  • Queixa junto da ASAE para averiguação de métricas e de adequação de práticas empresariais.

Para além de tudo isto, reservo o direito de intentar uma ação cível para indemnização por danos morais, e uma outra para ser ressarcido dos valores cobrados indevidamente pela vossa empresa, ao longo destes nove anos, e no seguimento do acórdão acima referido.

Uma cópia deste texto será enviado por carta registada com aviso de receção para a sede da vossa empresa, à atenção da administração.

 

Aguardo resposta.

 

Com os melhores cumprimentos,

 

***** ****** ** **** *******

Cartão Cidadão nº *******

Contribuinte nº *********

 

1 RESPOSTA 1

Brunna_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @MarioMartins1,

Compreendemos a sua preocupação. Vamos analisar em sistema o sua faturação contrato.
No entanto, editámos a sua mensagem para garantir sua privacidade, segurança e o cumprimento do RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados).

Pedimos, por favor, que nos envie seus dados de cliente por mensagem privada.

Para enviar uma mensagem privada, clique num dos moderadores (identificados como “nome_Vodafone”) e escolha “Enviar uma mensagem privada”.

Obrigada,
Brunna_Vodafone