cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Qualidade de Serviço: Renegociação e Instalação

nbplopes
Visitante Junior
Visitante Junior

Boa noite,

Sou cliente premium da Vodafone há alguns anos. Quando me qualifico como Premium é no contexto que o tipo de tarfiário que tenho contractualizado tem sido acima dos 85 euros mes por vezes chegado ao 90 e picos.

Renogociação

Recentemente com o mais um ciclo contractual, com é tipico fui renogiciar a renovação. Para os meu espanto, as condições oferecidas são piores ao mesmo preço. Quando tipicamente com os avanços técnológicos isso não tem acontecido.  Vale há Vodafone o estar ok com a robutez da ligação Fibra uma vez que a minha expreriência nesta matéria na concorrência é pior. Pese embora nunca tenha atingido a largura de banda contratada de forma constante, por vezes chega mesmo a metade. Portanto largura de banda garantida, não é verdade .. enfim.

Nesta matéria: -1

Instalação 

Tendo aceite as novas condições contractuais após renogiciação, chega a altura da actualização dos equipamentos conforme combinado. Nomeadamente actualização do Router e da box que passou para a VBox+.

Aqui o que aconteceu foi um bocado insólito. Nem na concorrência alguma vez tal me aconteceu. Vem um técnico instalar o Router e a VBox+ ... e aparentemente ficou tudo bem. No mesmo dia á noite vou explorar o controle remoto e reparo que não tinha controle por vóz (faltava-lhe o botão com o micrfone). Após pesquisa constaei que se tratava da Vbox e não da Vbox+. Isto é, não instalaram o equipamento contratado e não me disseram nada. 

Telefono para o suporte ao cliente, falo como uma senhora simpática. Pese embora ao inicio me tenha indicado que tinha que pagar mais pela Vbox+, lá percebeu que tal estaca negociado já no contracto vigente. Disse-me apenas para aguardar o contacto para agendamento da subsituição do equipamento pelo contractado. Referi á senhoa que dado o teor do telefonema não fazia sentido a Vodafone estar a cobrar ao cliente a resolução de um problema causa pela empresa, pelo que o custo da chamada deveria ser nulo. O positico é que a senhora indicou-me que daria indicação para que a o custo da chamada não me fosse cobrado.

Perdia grande da manhã num dia de semana para o resolver um situação que não ficou resolvida.

Instalação: -1

Re-Instalação 

Não se trata de reintalação completa, pois o Router tem funcionado sem espinhas. Mas apenas a instalação da Vbox+ em subsituição da Vbox conforme contrato negociado.

Chega o técnico esta manhã, mais uma manhã com custos para mim. O técnco pega na Vbox+ liga as coisas e nada. Diz que não tem ligação é Internet. Coisa que tinha com a Vbox. Liga desliga, vai buscar nova box e nada. Entratanto telefona para a um contacto na VDF e lhe é informado que tem havdo problemas técnicos na rede para activação. Diz-me então o técnico que ou fico com a Vbox (não sei se as pessoas percebem o que é um contrato) ou então poderia ficar com a actual (ia-se embora sem a coisa estar a funcionar) e aguardaria pelo contacto de um técnico da VDF para fazer a activação á distância com a minha cooperação. 

Sendo eu o cliente com alguma boa vontade, e não querendo ficar com algo menos do contratado, já me bastava o facto de pagar mais por menos do que tinha, disse-lhe ficaria então com a Vbox+ com a condição que me telefonassem. Chega a noite e nada. Não consigo ver televisão nada. Resolvo teleonar para o suporte técnico da VDF 16913 para saber o ponto da situação. Após mais uma sessão de menus para aqui e acolá no telemóvel lá chego a falar com o técnico. Logo no inicio da conversa infiquei que pretenderia não ter custos com aquele contacto, pois a causa do problema tem sido as trapalhadas da VDF sem qualquer acção minha. Antes pelo contrário só têm tido cooperação. O técnico informa-me que tal é impossível e que para tal teria de instalar uma app para então poder não ter que pahar pela chamada de suporte (WTF????). Com a minha instência, diz-me que o custo da chamada até aque minuto não poderia eleminar, mas que poderia deligar a dentro de 30 segundos iria ilgar para mim para não ter que pagar a chamada. E assim foi. O técnico operador ligou para mim a lá segui todo o precesso a reset e activação da box, bem como o emparelhamento do comando com a box para poder usar o magnifico controle por vóz ... conforme contratualizado.

A coisa poderia ficar por aqui.. Mas não. Quando começo a mecher no comando reparo que ao desligar a box com o comando não deliga a TV. Isto é, não liga nem desliga a TV. Coisa que acontecia com os equipamentos anteriores, pois o técnico fez o serviço completo. Lá vou eu á net em busca de como se faz isto porque não queria perder mais tempo om telefonemas a explicar a história além da espera para se atendido (usar apps e coisas mais). Felizmente encontrei neste forum a solução e lá consegui configurar o comando para o efeito. 

Vivemos numa era em que a conveniência é fundamental, pois as pessoas como eu estão cada vez mais ocupadoas. No meu caso Engº Informático com 40 anos de experiência, liderando equipas de várias pessoas. Acontece porêm que este processo está nos antípodas disto. Estive que estar disponível duas manhã úteis de trabalho para receber os técnicos (vale que poderia remotamente continuar a trabalhar pese embora tenha estado horas com os técnicos), e ainda me deparo que tenho que pagar parte do suporte (chamadas). Pese embora técnicamenta a minha acção tenha sido trivial, mas imagino idosos e pessoas sem as mesma competências que eu, ou flexibilidade laborar para poder estar disponível para resolver estas trapalhadas da VDF.

Conclusão

Isto são centenas de euros de improdutividade que cabe a mim pagar para lá dos custos que a VDF tenha para prestar este mau serviço! Há 10 anos, mais coisa menos coisa, o técnico da VDF instalou-,me a fibra e ainda me estendeu um cabo rede Base 10 atravessando o tecto da sala do router á TV, isto á noite, .., configurou o controle remoto para ligar e deligar a TV e tudo.

A minha esperança é que a VDF esteja apenas a passar por uma gripe e que rápidamente tome os comprimidos necessários. Pois se algo semelhante acontecer não terá a minha cooperação da mesma forma.

Atentamente,

Nuno Lopes

3 RESPOSTAS 3

nbplopes
Visitante Junior
Visitante Junior

Ultima nota de total irreponsabildiade para não pensar em laivos de má fé.

Nas duas instalaçãoes os técnicos no fim me deram um documento afirmando que tudo tinha sido instalado conforme solicitado. O primeiro por ignorância minha ainda assinei. O segundo .... deforma alguma poderia assinar.

Olá @nbplopes

Compreendemos e lamentamos a sua insatisfação. Não é de todo esta a imagem que a Vodafone pretende transparecer e tão pouco faz parte da conduta desta empresa toda a situação aqui descrita.

A Vodafone aposta num atendimento de excelência sendo que os funcionários que prestam Apoio nos diversos canais de atendimento da Vodafone, possuem a formação nos produtos e serviços de forma a ajudar o cliente da melhor forma. 

Todas as situações que nos são reportadas, são analisadas e resolvidas sempre com a maior brevidade possível, contudo, existem casos em que devido à sua especificidade, a análise/resolução pode não ser tão celere como pretendemos.

Garantimos que a satisfação dos Clientes é um dos nossos principais objetivos.

Aproveitamos para esclarecer que as propostas de refidelização, apresentadas ao Cliente Vodafone, seja esta em loja ou telefonicamente, tem por base a campanha atual.
A oferta comercial Vodafone encontra-se em constante mudança, visando sempre ir de encontro às necessidades dos nossos clientes.

No futuro, qualquer questão que tenha relativamente ao nosso serviço, não hesite em contactar-nos.

Obrigado, 

JoãoR_Vodafone

Antes demais, agradeço a paciência por ler um texto com tantos erros ortográficos e outras gralhas. O telemóvel nem sempre é a melhor ferramenta para comunicação

Agradeço também a simpatia e disponibilidade como é apanágio dos operadores da empresa.. No entanto ...

"A Vodafone aposta num atendimento de excelência sendo que os funcionários que prestam Apoio nos diversos canais de atendimento da Vodafone, possuem a formação nos produtos e serviços de forma a ajudar o cliente da melhor forma. "

Deve haver aqui um erro de interpretação da vossa parte. A VDF não me ajudou em rigorosamente coisa alguma. Eu sim é que ajudei a VDF a cumprir as suas obrigações contratuais para comigo, pontos que a VDF se "esqueceu" no meio de processos internos inadequados, e para o efeito da sua resolução ainda me pediram para as chamadas, e por fim ainda me apresentaram um documento para assinar em como a situação surge por minha solicitação. Eu gosto muito de palavras e boas intenções, mas as acções têm que acompanhar porque caso contrário deixam de ter conteúdo, é mera prosa.

Este foi o resultado dos processos e mecanismos de comunicação internos da empresa. Não estou a observar pessoas individuais, mas sim todo o processo. Pelo que deveria olhar para ele.

Quanto ao descrevi inicialmente, não pense a VDF que sou daqueles clientes que considera que as condições contratuais são vitalícias como vejo alguns clientes a reclamar. Creio que é perfeitamente natural e salutar num mercado ágil que as condições mudem. Por vezes é para melhor outras para pior conforme as condições do mercado e a estratégia da empresa.. Mas fica o reparo que também nesta matéria a VDF já teve dias melhores. Isto a par da forma como este processo teve seguimento, coisa mais grave e de maiores custos para o cliente. Dito isto honestamente fico claramente na dúvida se cometi ou não um erro de julgamento quando aceitei as condições.

Espero que estas dúvidas de dissipem no futuro sobre o qual estarei bem mais atento do que estive até há data.

Atentamente,
Nuno Lopes