cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

O Endereço IP não pode ser o mesmo que o IP secundário ou o IP guestWifi

Joaoabs
Super Visitante
Super Visitante

Olá,

Tenho um vodafone smart router que vem com a rede LAN 192.168.1.0 por defeito.

No entanto, eu preciso que a rede seja 192.168.2.0 (definindo o IP do router como 192.168.2.1 e a pool de DHCP entre 192.168.2.64 -- 192.168.2.253).

No entanto, quando tento aplicar esta modificação recebo a seguinte mensagem de erro:

 

O Endereço IP não pode ser o mesmo que o IP secundário ou o IP guestWifi

 

Já procurei pelos menus do router à procura do sitio onde este "IP guestwifi" ou "IP secundário" está definido, mas não encontrei nada.

Já consegui, com sucesso alterar a rede do router para 192.168.10.0, mas depois a tentar alterar para o 192.168.2.0, obtive a mesma mensagem.

 

Como posso mudar a rede LAN do router para 192.168.2.0 ?

7 RESPOSTAS 7

Mateus_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @Joaoabs,

 

Iremos verificar a informação internamente relativamente ao router

 

Pedimos que nos contacte via mensagem privada com os dados do seu serviço.

 

Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada". 

 

Obrigado, 

Mateus_Vodafone 
 

 

 

Já enviei os meus dados via mensagem privada.

Alguma novidade relativamente a este tópico?

 

Obrigado,

Joaoabs

Olá Joaoabs,

 

Respondemos à sua mensagem privada no passado dia 26/12. Voltámos a enviar uma nova mensagem privada no dia de hoje, pelo que pedimos que confirme a sua caixa de entrada.

 

Obrigado,

Rodolf_Vodafone

Já respondi à mensagem privada de hoje. Não tinha recebido qualquer notificação da primeira, pelo que não poderia adivinhar que estava uma mensagem privada à minha espera.

Só não percebo porque é que num fórum (que por definição é aberto) necessitam de informação específica dos clientes para perguntas genéricas.

Este é um tema que não é especifico do cliente, é genérico, e as respostas deveriam ser também elas genericas para que a comunidade possa beneficiar delas.

 

Fico a aguardar a resposta, só espero é que depois de tantas mensagens privadas e validações inúteis a resposta não seja "ah, é mesmo assim, não dá para mudar".

marcolopespt
Ultra Visitante
Ultra Visitante

Estive a testar por curiosidade, e pelo menos no meu Router NOS (como a NOS tem resmas de routers é quase impossível afirmar que será assim em todos) a REDE WiFi Guest está no endereço 192.168.25.0

Solyn
Contribuinte
Contribuinte

Se não me engano, o 192.168.2.0 é reservado ao WiFi de Guests

  1. Tenta aceder ao IP do router (gateway)
  2. Ativa o Guest Wifi
  3. Muda a gama para algum IP Privado que são:

192.168.0.0 — 192.168.255.255

172.16.0.0 — 172.31.255.255

10.0.0.0 — 10.255.255.255

  • Depois podes desativar o WiFi Guest e vais conseguir usar o 192.168.2.0 como Gateway
Atenciosamente

Solyn

Joaoabs
Super Visitante
Super Visitante

Experimentei, e não é que deu mesmo?

Depois de activar a guest wifi, é só ir a WIFI-->Definições. Nessa opção aparecem em baixo as definições de IP do guest-wifi (atenção que só aparece quando o guest wifi está activo). É alterar como queremos e depois desactivar o guest wifi.

Mesmo depois de o apoio técnico da Vodafone ter (alegadamente) testado e ter dado a resposta oficial:

"Informamos que no seguimento da análise efetuada pela linha de Suporte Técnico a 12-01-2023, com a ref.ª 2-234JQ9Q1, foi verificado que o modelo de router atualmente instalado não permite a configuração do IP secundário pretendido."

Aqui se vê a grande qualidade do suporte técnico da vodafone. Vem um visitante junior e resolve o problema..

Obrigado @Solyn