Criação
Resposta
Solução
em 29-06-2023 11:57 AM
Bom dia,
Tenho em casa o router da Vodafone OptiXstar HG8247X6-8N GPON Terminal (CLASS B+), mas nestes últimos dias comecei a ter problemas de conectividade com alguns dispositivos.
Depois de algum tempo a tentar detectar o problema, consegui verificar que se deve à má qualidade de software do router.
O router não sabe gerir os IPs atribuídos por DHCP, mantendo histórico de todos os IPs atribuídos (apesar de estar configurado para atribuições de 1 hora), mesmo que tenham sido usados por 1 segundo, nunca mais os libertando para utilização por outros equipamentos. Esta situação acontece mesmo após restarts sucessivos ao router, ativar/desativar serviço DHCP, etc.
Como tenho uma parte da gama de IPs (192.168.1.200 até ao 192.168.1.253) associado a dispositivos internos com atribuição de IPs estáticos, cujo tráfego tem de estar cortado para o exterior, ao não haver reutilização dos IPs, recentemente o router passou a atribuir IPs destes endereços mais elevados cujo tráfego está limitado para o exterior (e não é opção abrir o tráfego desse intervalo mais alto de endereços!).
Há que salientar que, com as opções por omissão, por exemplo dos equipamentos da Apple, para cada Access Point é gerado um Mac Address diferente o que causa a atribuição também de um IP diferente. Com 4 destes equipamentos e com 8 APs cá em casa só aí são 32 endereços que já estão "consumidos", Tendo em conta que fiz uma alteração dos SSID para normalização da rede em casa, estes valores passaram para o dobro....
Eventualmente resultaria com um reset completo ao router ou com a alteração da gama de IPs interna mas, tendo em conta a quantidade de configurações que isso envolve (alguma horas!), isso não é solução... ou não deveria ser solução. Poderia temporariamente alterar a gama de IPs para outra gama e depois voltar à mesma gama, mas para isso o router deveria fornecer uma opção de backup de informação e, como já em tempos reportei isso à Vodafone, o router não possibilita isso (ou a pessoa de contacto na Vodafone não sabia como fazer).
Solução era o router ter "software a sério" ou pelo menos um botão para fazer reset a tabela de atribuição DHCP.
Existe alguma outra forma sem ter de perder horas a reconfigurar tudo de raíz?
Cumprimentos
em 29-06-2023 01:05 PM
difiOlá @anfss
Para que possamos analisar e ajudar, sugerimos o contacto com o nosso departamento técnico.
Pedimos que aceda ao Chat Tobi, seguindo os passos abaixo indicados, para efetuar os despistes necessários no sentido de resolver a situação com a maior brevidade possível.
- Aceda a https://tobi.vodafone.pt
- Introduza o seu número de telefone
- Escreva: Dificuldades Fixo
- Valide o seu número de informação fiscal (NIF) e código postal.
- Selecione a sua morada
- Escolha a dificuldade através das opções indicadas pelo TOBi.
Caso a situação não fique resolvida no final da interação com o nosso assistente automático, o Suporte Técnico irá ligar-lhe de imediato de forma gratuita e prioritária.
Como alternativa, poderá entrar em contacto com o nosso apoio técnico para que sejam efetuados os devidos testes para resolução da mesma, através do nosso número 16913 ou 911 691 300 (taxação à tarifa rede móvel Vodafone) todos os dias das 07h às 02h.
Obrigado
Prag_Vodafone
29-06-2023 01:44 PM - editado 29-06-2023 01:45 PM
Mas nesse caso o fórum perde toda a sua importância.
Penso que seria mais benéfico para todos que o processo de resolução do problema fosse feito por aqui, para que outras pessoas, que venham a ter o mesmo problema no futuro, possam resolver o problema.
em 01-07-2023 10:47 PM
Para que os restantes membros do fórum possam ter conhecimento da evolução desta situação fica aqui alguma informação.
Não usei o link sugerido no post acima (os passos indicados também não correspondiam à realidade...) e usei o whatsapp.
No WhatsApp após ter chateado o Tobi com n respostas sem sentido fui redireccionado para um operador (que era o meu objectivo) e ao reportar a situação fui de imediato redireccionado para o apoio técnico.
No apoio técnico vieram com a sugestão habitual... "fazer reset ao router"... é triste ver um apoio técnico a sugerir coisas destas. Infelizmente é o pão nosso de cada dia seja na Vodafone seja noutro operador.
Depois de eu dizer que isso não era solução (e expliquei porquê) e porque quem atendeu de conhecimentos de apoio técnico não tinha nada disse que iria enviar para a equipa de "engenharia".
Após 2 dias lá recebi uma chamada da "engenharia". Aí sim finalmente apareceu alguém que sabia do que estava a falar e a resposta foi "Realmente já estive aqui a experimentar várias coisas por ssh e este router não permite fazer isso, não existe forma de limpar a tabela de atribuições DHCP. Pedimos desculpa, não há nada a fazer, mas agradecemos ter reportado, vamos reportar esta situação relativamente a este router".
O Técnico foi sincero e tenho que lhe agradecer isso.
Em termos práticos foi: "Desenrasque-se"!
Tive de avançar para solução própria...
Alterei o endereçamento do router para outra gama de endereços. Tive o cuidado de renovar o IP em cada equipamento que estava a receber endereço indevido.
Depois disso restaurei a gama de IPs anterior. Ao obrigar nova renovação já conseguir ter IPs inferiores ao 200 que era o meu objectivo.
No meu caso optei por retirar a opção de geração de MAC addresses diferentes por cada IP que existe nos equipamentos Apple, para evitar que a gama esgote tão rapidamente.
Boa sorte
em 02-07-2023 03:38 AM
Olá!
Consigo sentir o mesmo problema que tu e realmente a única solução que encontrei foi essa de alterar a gama