cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Quem disse Eu também neste tópico

Problemas DHCP router OptiXstar HG8247X6-8N

anfss
Contribuinte
Contribuinte

Bom dia,

Tenho em casa o router da Vodafone OptiXstar HG8247X6-8N GPON Terminal (CLASS B+), mas nestes últimos dias comecei a ter problemas de conectividade com alguns dispositivos.

Depois de algum tempo a tentar detectar o problema, consegui verificar que se deve à má qualidade de software do router.

O router não sabe gerir os IPs atribuídos por DHCP, mantendo histórico de todos os IPs atribuídos (apesar de estar configurado para atribuições de 1 hora), mesmo que tenham sido usados por 1 segundo, nunca mais os libertando para utilização por outros equipamentos. Esta situação acontece mesmo após restarts sucessivos ao router, ativar/desativar serviço DHCP, etc.

Como tenho uma parte da gama de IPs (192.168.1.200 até ao 192.168.1.253) associado a dispositivos internos com atribuição de IPs estáticos, cujo tráfego tem de estar cortado para o exterior, ao não haver reutilização dos IPs, recentemente o router passou a atribuir IPs destes endereços mais elevados cujo tráfego está limitado para o exterior (e não é opção abrir o tráfego desse intervalo mais alto de endereços!).

Há que salientar que, com as opções por omissão, por exemplo dos equipamentos da Apple, para cada Access Point é gerado um Mac Address diferente o que causa a atribuição também de um IP diferente. Com 4 destes equipamentos e com 8 APs cá em casa só aí são 32 endereços que já estão "consumidos", Tendo em conta que fiz uma alteração dos SSID para normalização da rede em casa, estes valores passaram para o dobro....

Eventualmente resultaria com um reset completo ao router ou com a alteração da gama de IPs interna mas, tendo em conta a quantidade de configurações que isso envolve (alguma horas!), isso não é solução... ou não deveria ser solução. Poderia temporariamente alterar a gama de IPs para outra gama e depois voltar à mesma gama, mas para isso o router deveria fornecer uma opção de backup de informação e, como já em tempos reportei isso à Vodafone, o router não possibilita isso (ou a pessoa de contacto na Vodafone não sabia como fazer).

Solução era o router ter "software a sério" ou pelo menos um botão para fazer reset a tabela de atribuição DHCP.

Existe alguma outra forma sem ter de perder horas a reconfigurar tudo de raíz?

Cumprimentos

Quem disse Eu também neste tópico