Criação
Resposta
Solução
em 18-02-2022 11:08 AM
Bom dia a todos,
Subscrevi ao pacote fibra 3 gold com 500 Mbps de download.
Após a instalação fui testar a velocidade de Wifi e Cabo para ver se batia certo. O wifi anda sempre entre 300-400 Mbps, mas para minha surpresa a ligação por cabo fica-se nos 60-70 Mbps. Lá peguei no telefone e contactei a parte técnica para tentar resolver. Basicamente mostrou-me que a ligação tava limitada nos 100 Mbps e disse que o meu equipamento/cabo não suportava os 500 Mbps, o que é uma grande treta. Eu nem na pagina do router consigo ver as portas e as velocidades das mesmas. Foi-me recomendado comprar o cabo de ethernet cat 6.
Ora na casa dos meus pais os mesmos exatos equipamentos passavam bem os 100 Mbps (contrato com outra operadora). No entanto, por descargo de consciência fui comprar 2 cabos de rede de categoria 6 para garantir que o problema não seria ali. Liguei novamente com os cabos novos de cat 6 e não é não mudou rigorosamente nada? Fui então ver o datasheet da placa de rede integrada na motherboard (asus rog strix 370) e verifiquei que a mesma suporta ligação até 1 Gbps. Como uso um powerline adapter para a torre fui também verificar o datasheet e aguenta até 500 Mbps. Portanto os meus equipamentos são perfeitamente capazes de aguentar os 500 Mbps.
Assim, na minha opinião podem ser 2 coisas: router mal configurado pela Vodafone ou router com defeito.
Dado que ainda estou nos 15 dias de contrato (sendo que posso cancelar) vou tentar novamente o contacto com a equipa técnica e tentar não perder a cabeça quando ouvir "é o que computador que está a dizer que é limitado". Considero que seja um motivo valido para cancelamento certo? Obrigado
18-02-2022 12:21 PM - editado 18-02-2022 12:21 PM
Já foi testado com um PC ligado diretamente ao router por cabo de rede?
Pode haver alguma fragilidade na ligação por powerline que lhe tenha passado despercebido.
Testando diretamente no router exclui essa dúvida.
em 18-02-2022 01:06 PM
em 18-02-2022 01:27 PM
em 18-02-2022 12:24 PM
Olá @fredpassos,
Compreendemos a sua insatisfação e necessidade de ter os serviços operacionais, conforme o contrato estabelecido.
A situação que aqui nos reporta tem de ser analisada sempre pelo nosso Suporte Técnico - 16913.
Agradecemos o seu contacto.
Obrigado,
JoãoR_Vodafone
em 18-02-2022 01:09 PM