Criação
Resposta
Solução
em 23-01-2021 12:03 PM
Bom dia,
Fazendo enquadramento da situação:
Tenho um router Thomson Technicolor há cerca de 7 anos instalado pela Vodafone. Este router está instalado no hall de entrada de minha casa e tenho depois um cabo ethernet que sai deste router até à sala para ligar à box de TV. Pouco tempo depois, tive necessidade de aumentar a conectividade ethernet a dispositivos perto da box de TV, pelo que comprei um switch para este efeito e tudo ficou a funcionar sem qualquer problema.
No último ano, sensivelmente, notei uma perda acentuada de sinal wifi aqui em casa, assumo eu pelo aumento enorme do número de dispositivos 2.4 GHz na vizinhança, algo que a mudança de canal wifi já não resolve pois em análise do espectro verifico que este se encontra totalmente saturado em quase todos.
Para resolver este problema, resolvi comprar um novo router (BlitzWolf BW-NET1) e colocar este a funcionar passivamente no lugar do switch. A ideia era que ao mesmo tempo que mantinha o número de portas ethernet já disponibilizadas pelo swicth, criava um novo access point wifi, reforçava a rede 2.4 GHz e criava uma rede 5 GHz. Para este efeito, configurei o novo router, desactivando a função DHCP para ser o router Thomson a gerir os IPs dos dispositivos e fixei o IP deste novo router num endereço vazio para não haver convergências.
Tudo parecia ter ficado ok, excepto num pormenor que não consigo explicar nem resolver e para o qual peço a vossa ajuda.
Sempre que ligo a box TV que está ligada ao router por ethernet, a rede wifi 2.4 GHz, apesar de visível e com sinal forte, fica sem largura de banda disponível. Já experimentei com vários dispositivos ligados à rede 2.4 GHz e em todos igual, pelo que não é problema dos dispositivos, mas efectivamente da rede. A rede 5 GHz não sofre qualquer problema, nem tão pouco os outros disposivitos ethernet ligados ao router. Ou seja, tudo funciona bem em simultâneo, excepto a box TV com a rede 2.4 GHz, sendo apenas esta última afectada, pois a box continua a funcionar sem problemas.
Alguém tem alguma ideia do que se trata e como resolver?
em 23-01-2021 12:43 PM
Olá @rickylink
Será necessário entrar em contacto com o departamento de suporte técnico para que seja possível esclarecer a sua questão.
Poderá através do My Vodafone aceder à opção do Suporte Técnico, para que seja possível o contacto gratuito. Será necessário aceder a My Vodafone » Meu ID de Acesso » Estado dos meus equipamentos » Resolução de Dificuldades » Escolher a opção mais indicada. Após feitos os despistes e caso a dificuldade não esteja ultrapassada, irá surgir a opção de contactar gratuitamente a linha de Apoio Técnico, caso seja um número móvel Vodafone.
Veja como aqui.
Em alternativa poderá contactar o 16913 (todos os dias das 7h às 2h).
Obrigada
Rute_Vodafone