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Solução

[VBOX+] CORRECÇÃO DE BUG HDR [RESOLVIDO]

Tecno_Nerd
Visitante Junior
Visitante Junior

Boa tarde,

Gostaria de reportar a seguinte situação:

A VBox+ quando ligada por cabo hdmi 2.0 a um televisor com capacidade HDR, lê todos os conteúdos televisivos como se fossem hdr e, parece-me, a maioria dos conteúdos transmitidos pelos operadores dos canais não são gravados em hdr (ex: notícias, novelas, conteúdos mais antigos etc).

Gostaria que o departamento técnico e de desenvolvimento tivesse conhecimento da situação porque é confusa para os utilizadores do serviço.

A minha modesta sugestão, enquanto cliente, é a de que lancem uma actualização que permita ao utilizador desligar a função hdr , caso queira.

Obrigado,
O cliente,
Tecno Nerd

150 RESPOSTAS 150

Rodolf_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá Tecno_Nerd,

 

Agradecemos a sua sugestão, a qual iremos encaminhar internamente.

 

Obrigado,

Rodolf_Vodafone

luarpc
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

Também já me aconteceu várias vezes o mesmo que a ti!

Tive que trocar a ligação HDMI da Box na entrada da minha tv para  HDMI 2, ou manter a ligação no HDMI 1 mas desligar nas opções da tv HDMI UHD Colour.

 

Cumps.

Tecno_Nerd
Visitante Junior
Visitante Junior

Boas @luarpc 

- No meu caso, essa eventual solução não é aplicável porque o meu televisor LG, ao detectar que a fonte (VBox+) é hdr, activa a função hdmi ultra colour deep. Não é algo que eu, utilizador, possa escolher. Quando, tento desligar o ultra colour deep na tv, aparece uma mensagem na tela a dizer que a tv vai voltar a activar a opção porque a mesma propociona a melhor visualização hdr.

- Mudar o cabo de porta hdmi, já fiz. Não resulta. No meu televisor a porta 2 serve principalmente para passar som. É uma porta arc (audio return channel).

O meu palpite, é de que a box tem um hardware capaz de reproduzir conteúdos hdr. E, há um conflito qualquer que leva o televisor a executar tudo como hdr. Mas, apesar de a box ter  capacidade hdr, não significa que todos os conteúdos emitidos sejam hdr. Na realidade, 99% deles na actualidade, não são, arrisco eu dizer,

Esta situação causa mais transtorno do pode parecer há primeira vista desde logo porque piora a imagem porque estás a visionar um conteúdo em hdr quando ele não foi feito para ser visionado dessa maneira;

Depois, há televisores de baixa gama, cuja a implementação do hdr é tão fraca que um problema destes faz com que nem tv consigas assistir. Há tvs que apesar de receberem sinal hdr são bem melhores em sdr;

E, finalmente, o consumo de elecricidade em hdr dispara. Além de causar maior desgaste ao televisor porque o brilho ou está no máximo ou com uma configuração elevada. Claro, para ver um filme de vez em quando não faz mal. Deixar o hdr sempre ligado quando não é necessário é um transtorno.

Este problema não se verificava incialmente. Penso que foi algo que surgiu depois da última actualização.

luarpc
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

Olá @Tecno_Nerd ,

 

O HDR só deveria ser automaticamente ativado pela box em conteúdos 4K que disponibilizem HDR, assim como no Youtube, e nunca em canais SD ou HD.

Tecno_Nerd
Visitante Junior
Visitante Junior

Sim, tens razão. Devia ser como dizes. Mas não estou a ver a Vodafone resolver isto rapidamente. Isto arruina completamente a box na minha opinião. Uma box que tinha tudo para ser a melhor.

Nem resolvem esse, nem qualquer outro problema da nova box. 

 

Ontem, voltei a ter um quadrado preto no canto superior esquerdo do ecrã após ter consultado o Guia TV. Solução: desligar a ficha.

Hoje, ao ligar a TV, tudo completamente negro. Solução: desligar a ficha. 

 

Basicamente é isto já há umas boas semanas. Sistema completamente instável e imprevisível. 

 

 

luarpc
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

Olá @mistersilva74 ,

 

A tua vBox+ já recebeu a última atualização?

 

Se já recebeu, aconselho-te a fazer uma reposição de fábrica da Box. Vais às configurações da box e fazes um reset ao software.

 

Eu depois de receber a última atualização foi o que fiz e nunca mais tive nenhum bug.

 

Faço sempre isso, seja em qualquer S.O.

 

Off topic: Atualizei o meu smartphone via OTA do Android 8.0 para o 9.0 e tinha alguns bugs que não existiam no Oreo. Depois do PIE instalado, fiz um reset de fábrica ao meu smartphone e os bugs desapareceram, tive que fazer o mesmo à minha box Nvidia Shield TV quando a atualizei.

Quando recebo updates para a minha Smart tv Samsung via OTA também faço um reset de fábrica à tv porque depois da atualização, o S.O. da Samsung (TIZEN) fica baralhado e lento.

 

Sei que não deveria acontecer e não termos que fazer isso, mas em 99% dos casos os bugs desaparecem! Experimenta fazer um reset à box.

 

Não devo ser o único que não tem bugs na vBox+.

 

mistersilva74
Super Contribuinte
Super Contribuinte
Olá @luarpc
Obrigado pela resposta.
Eu nem sei quando a box faz as atualizações. Quando vou a esse capitulo no menu, diz sempre que está atualizado.
Mais tarde vou tentar. Pode ser que resolva alguma coisa.

TVs LG 4k aqui de casa tem de ter HDMI Ultra HD Deep Color desligado senão a imagem fica aos "soluços" liga e desliga.
Box arris 4k.
Ou seja acontece com QQ box Vodafone.

Peço por favor aos moderadores que passem este bug ao departamento técnico da Vodafone