Criação
Resposta
Solução
27-09-2019 02:47 PM - editado 27-04-2021 05:49 AM
Boa tarde,
Gostaria de reportar a seguinte situação:
A VBox+ quando ligada por cabo hdmi 2.0 a um televisor com capacidade HDR, lê todos os conteúdos televisivos como se fossem hdr e, parece-me, a maioria dos conteúdos transmitidos pelos operadores dos canais não são gravados em hdr (ex: notícias, novelas, conteúdos mais antigos etc).
Gostaria que o departamento técnico e de desenvolvimento tivesse conhecimento da situação porque é confusa para os utilizadores do serviço.
A minha modesta sugestão, enquanto cliente, é a de que lancem uma actualização que permita ao utilizador desligar a função hdr , caso queira.
Obrigado,
O cliente,
Tecno Nerd
em 27-09-2019 05:10 PM
Olá Tecno_Nerd,
Agradecemos a sua sugestão, a qual iremos encaminhar internamente.
Obrigado,
Rodolf_Vodafone
em 27-09-2019 07:17 PM
Também já me aconteceu várias vezes o mesmo que a ti!
Tive que trocar a ligação HDMI da Box na entrada da minha tv para HDMI 2, ou manter a ligação no HDMI 1 mas desligar nas opções da tv HDMI UHD Colour.
Cumps.
28-09-2019 04:51 AM - editado 28-09-2019 05:00 AM
Boas @luarpc
- No meu caso, essa eventual solução não é aplicável porque o meu televisor LG, ao detectar que a fonte (VBox+) é hdr, activa a função hdmi ultra colour deep. Não é algo que eu, utilizador, possa escolher. Quando, tento desligar o ultra colour deep na tv, aparece uma mensagem na tela a dizer que a tv vai voltar a activar a opção porque a mesma propociona a melhor visualização hdr.
- Mudar o cabo de porta hdmi, já fiz. Não resulta. No meu televisor a porta 2 serve principalmente para passar som. É uma porta arc (audio return channel).
O meu palpite, é de que a box tem um hardware capaz de reproduzir conteúdos hdr. E, há um conflito qualquer que leva o televisor a executar tudo como hdr. Mas, apesar de a box ter capacidade hdr, não significa que todos os conteúdos emitidos sejam hdr. Na realidade, 99% deles na actualidade, não são, arrisco eu dizer,
Esta situação causa mais transtorno do pode parecer há primeira vista desde logo porque piora a imagem porque estás a visionar um conteúdo em hdr quando ele não foi feito para ser visionado dessa maneira;
Depois, há televisores de baixa gama, cuja a implementação do hdr é tão fraca que um problema destes faz com que nem tv consigas assistir. Há tvs que apesar de receberem sinal hdr são bem melhores em sdr;
E, finalmente, o consumo de elecricidade em hdr dispara. Além de causar maior desgaste ao televisor porque o brilho ou está no máximo ou com uma configuração elevada. Claro, para ver um filme de vez em quando não faz mal. Deixar o hdr sempre ligado quando não é necessário é um transtorno.
Este problema não se verificava incialmente. Penso que foi algo que surgiu depois da última actualização.
em 28-09-2019 04:48 PM
Olá @Tecno_Nerd ,
O HDR só deveria ser automaticamente ativado pela box em conteúdos 4K que disponibilizem HDR, assim como no Youtube, e nunca em canais SD ou HD.
em 28-09-2019 05:15 PM
Sim, tens razão. Devia ser como dizes. Mas não estou a ver a Vodafone resolver isto rapidamente. Isto arruina completamente a box na minha opinião. Uma box que tinha tudo para ser a melhor.
em 29-09-2019 06:40 PM
Nem resolvem esse, nem qualquer outro problema da nova box.
Ontem, voltei a ter um quadrado preto no canto superior esquerdo do ecrã após ter consultado o Guia TV. Solução: desligar a ficha.
Hoje, ao ligar a TV, tudo completamente negro. Solução: desligar a ficha.
Basicamente é isto já há umas boas semanas. Sistema completamente instável e imprevisível.
29-09-2019 07:18 PM - editado 29-09-2019 07:19 PM
Olá @mistersilva74 ,
A tua vBox+ já recebeu a última atualização?
Se já recebeu, aconselho-te a fazer uma reposição de fábrica da Box. Vais às configurações da box e fazes um reset ao software.
Eu depois de receber a última atualização foi o que fiz e nunca mais tive nenhum bug.
Faço sempre isso, seja em qualquer S.O.
Off topic: Atualizei o meu smartphone via OTA do Android 8.0 para o 9.0 e tinha alguns bugs que não existiam no Oreo. Depois do PIE instalado, fiz um reset de fábrica ao meu smartphone e os bugs desapareceram, tive que fazer o mesmo à minha box Nvidia Shield TV quando a atualizei.
Quando recebo updates para a minha Smart tv Samsung via OTA também faço um reset de fábrica à tv porque depois da atualização, o S.O. da Samsung (TIZEN) fica baralhado e lento.
Sei que não deveria acontecer e não termos que fazer isso, mas em 99% dos casos os bugs desaparecem! Experimenta fazer um reset à box.
Não devo ser o único que não tem bugs na vBox+.
em 29-09-2019 07:45 PM
16-02-2020 01:41 PM - editado 16-02-2020 01:44 PM