cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

IP FIXO?

Da3MoN
Visitante
Visitante

Bom dia,

 

Sou cliente Vodafone Fibra, tendo um Smart Router 3.0, tendo constatado, por motivos profissionais, que não mudo de IP à mais de 6 meses.

Encarando eu esta não mudança de IP como uma quebra de segurança grave, pois não navego com VPN, venho por este meio solicitar o vosso apoio para que procedam à alteração do IP que é atribuído ao meu equipamento, questionando que procedimentos podemos nós clientes, fazer para que tal acontaça sem a intervenção da Vodafone.

 

Cumprimentos

8 RESPOSTAS 8

Blue_Zee
Ultra Mentor
Ultra Mentor

O IP não é fixo, mas tem leases muitíssimo longos.

Do lado do utilizador, nada podemos fazer para forçar a mudança de IP.

No entanto, convém esclarecer que esta situação não é exclusiva da Vodafone.

Francamente, também não percebo a quebra de segurança.

De qualquer modo, boa sorte!

Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...

a quebra de segurança é muito simples de compreender... onde quer que navegue, qualquer jogo que seja jogado online, qualquer coisa que faça, o IP é sempre o mesmo, basta uma pessoa mal intencionada apanhá-lo e a partir desse momento boa sorte...

A sério?
Aí talvez a falha esteja do lado do utilizador.

De qualquer modo, repetindo-me, mudando de ISP encontra situações idênticas.

Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...

@Blue_Zee agradeço imenso a sua NÃO ajuda e já o meu pai dizia, se não tens nada de útil a acrescentar à discussão, mantém-te calado. Sarcasmo e ataques pessoais atrás de um teclado em fóruns de ajuda, são muito fáceis de fazer.

Se não sabe o que é segurança informática, aconselho que estude, antes de mandar bocas.
Se nunca lhe aconteceu, ainda bem para si.


@Da3MoN  escreveu:
@Blue_Zeeagradeço imenso a sua NÃO ajuda e já o meu pai dizia, se não tens nada de útil a acrescentar à discussão, mantém-te calado. Sarcasmo e ataques pessoais atrás de um teclado em fóruns de ajuda, são muito fáceis de fazer.

Se não sabe o que é segurança informática, aconselho que estude, antes de mandar bocas.
Se nunca lhe aconteceu, ainda bem para si.

Por curiosidade...

Porque é que o IP fixo, de que se queixa, está disponível apenas no serviço empresarial e mediante pagamento adicional?
Será por ser menos seguro do que o IP dinâmico?

Mera curiosidade prática,

Piscadela do Smiley

Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...

Realmente... ok eu explico-lhe... IP Fixo é utilizado por empresas que necessitam que o seu IP seja utilizado em serviços que apontam a um IP (VPN's, Páginas WEB, etc, etc...) se o seu IP mudar, tudo isso deixa de funcionar...
Todas as empresas que utilizem IP Fixo, deveram utilizar um sistema de Firewall (por hardware, por software, mais caro, mais barato... o que puderem e/ou quiserem), porque a partir do momento que tiverem IP Fixo, a sua "morada" não muda e quem quiser fazer mal, sabe sempre como os encontrar...
Como clientes residenciais, os IP's não mudando e não tendo firewalls, estamos a ficar expostos a esses mesmos riscos.
Por favor não digam que as firewalls embutidas dos Routers da Vodafone são o suficiente, porque qualquer ataque simples de DDOS faz com que eles simplesmente parem, como tal, a única solução possível é desligá-los e voltar a ligar... mas... pois... voltam a apanhar o mesmo IP e lá ficamos nós novamente na mira do ataque...
Espero que tenha ficado mais esclarecido e que realmente, se nunca sofreu com este tipo de problemas, espero que nunca sofra, mas como eu me estou a queixar, já houve quem se queixasse neste fórum e até encontrei tópicos em que pessoas dizem que estão a ser alvo de DDOS e precisam de mudar de IP... aquilo que não compreendo foi o porquê da mudança de politica por parte dos ISP (acreditando na sua palavra) de manter os leases por tempos tão altos... antigamente bastava desligar-mos, ligar novamente e novo IP... quem nos estava a fazer mal teria que descobrir novamente o nosso IP...
Seja como for... terei de pensar em arranjar uma firewall como deve ser... mais uma vez obrigado por nada Vodafone (e/ou restantes ISP's ou não) e @Blue_Zee...

Anónimo
Não aplicável

Olá @Da3MoN,

 

Não é possível alterar IPs. Caso tenha alguma questão, será necessário contactar a nossa linha de apoio técnico - 16913.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

Não é possível mudar? Por amor de Deus... trabalho com tabelas de DHCP diáriamente, basta baixarem os leases utilizados e configurar que sempre que termina o lease tem de receber novo IP... é tão fácil dizer que não dá...

 

Eu perguntei se havia alguma coisa a fazer do lado do cliente, só para ver se me respondiam tipo: "desligue o router por 1 dia, visto o lease ser de X horas, quando voltar a ligar o seu router irá apanhar um novo IP"... tão simples... é mais fácil dizer que não dá...

 

Ligar para o 1693 e estar 1 hora em espera? A Vodafone tem baixado a qualidade do apoio a cliente a olhos vistos... a uns pagamos e a outros damos dinheiro...