Criação
Resposta
Solução
em 12-10-2021 10:41 AM
Bom dia,
Sou cliente Vodafone Fibra, tendo um Smart Router 3.0, tendo constatado, por motivos profissionais, que não mudo de IP à mais de 6 meses.
Encarando eu esta não mudança de IP como uma quebra de segurança grave, pois não navego com VPN, venho por este meio solicitar o vosso apoio para que procedam à alteração do IP que é atribuído ao meu equipamento, questionando que procedimentos podemos nós clientes, fazer para que tal acontaça sem a intervenção da Vodafone.
Cumprimentos
em 12-10-2021 11:06 AM
O IP não é fixo, mas tem leases muitíssimo longos.
Do lado do utilizador, nada podemos fazer para forçar a mudança de IP.
No entanto, convém esclarecer que esta situação não é exclusiva da Vodafone.
Francamente, também não percebo a quebra de segurança.
De qualquer modo, boa sorte!
em 12-10-2021 09:27 PM
a quebra de segurança é muito simples de compreender... onde quer que navegue, qualquer jogo que seja jogado online, qualquer coisa que faça, o IP é sempre o mesmo, basta uma pessoa mal intencionada apanhá-lo e a partir desse momento boa sorte...
em 13-10-2021 12:09 AM
A sério?
Aí talvez a falha esteja do lado do utilizador.
De qualquer modo, repetindo-me, mudando de ISP encontra situações idênticas.
em 13-10-2021 11:13 AM
em 14-10-2021 12:07 AM
@Da3MoN escreveu:
@Blue_Zeeagradeço imenso a sua NÃO ajuda e já o meu pai dizia, se não tens nada de útil a acrescentar à discussão, mantém-te calado. Sarcasmo e ataques pessoais atrás de um teclado em fóruns de ajuda, são muito fáceis de fazer.
Se não sabe o que é segurança informática, aconselho que estude, antes de mandar bocas.
Se nunca lhe aconteceu, ainda bem para si.
Por curiosidade...
Porque é que o IP fixo, de que se queixa, está disponível apenas no serviço empresarial e mediante pagamento adicional?
Será por ser menos seguro do que o IP dinâmico?
Mera curiosidade prática,
em 14-10-2021 12:25 PM
em 12-10-2021 12:02 PM
Olá @Da3MoN,
Não é possível alterar IPs. Caso tenha alguma questão, será necessário contactar a nossa linha de apoio técnico - 16913.
Obrigada,
Marta_Vodafone
em 12-10-2021 09:31 PM
Não é possível mudar? Por amor de Deus... trabalho com tabelas de DHCP diáriamente, basta baixarem os leases utilizados e configurar que sempre que termina o lease tem de receber novo IP... é tão fácil dizer que não dá...
Eu perguntei se havia alguma coisa a fazer do lado do cliente, só para ver se me respondiam tipo: "desligue o router por 1 dia, visto o lease ser de X horas, quando voltar a ligar o seu router irá apanhar um novo IP"... tão simples... é mais fácil dizer que não dá...
Ligar para o 1693 e estar 1 hora em espera? A Vodafone tem baixado a qualidade do apoio a cliente a olhos vistos... a uns pagamos e a outros damos dinheiro...