Criação
Resposta
Solução
em 20-05-2020 11:03 AM
A epopeia de querer adquirir um equipamento à Vodafone tem tanto de fascinante como de frustrante. Vamos por capítulos:
1 - Adquirir equipamentos a prestações, ao contrário de outros operadores como a MEO, apenas é possível em loja física. Em tempos de pandemia, nada como andar pela rua...
2 - Não é possível, por não haver contacto direto para as lojas ou linha de Apoio com acesso a informação útil, saber previamente que lojas dispõe dos artigos pretendidos em stock, obrigando à deslocação às lojas. Novamente, em tempos de pandemia, nada como andar na rua...
3 - Ao chegar à loja, no caso a de rua em Cascais, mesmo faltando mais de 25 minutos para a mesma encerrar, o funcionário não quer dispensar uma senha ao cliente sob pretexto de já estarem muitas pessoas à espera (estavam três). Apenas o faz após ouvir as palavras mágicas. Não, não me refiro a "por favor". Essas já haviam sido usadas, mas sem sucesso. Falo, pois, de "Livro de Reclamações".
4 - A Loja, onde poderia não me ter dirigido se soubesse previamente que não havia o artigo que pretendia adquirir (ver cap. 2) e que é o único sítio que tem acesso ao stock de outras lojas, tem o sistema em baixo. Dois dias seguidos... O cliente ainda é brindado pelo funcionário insatisfeito por ter de cumprir o seu horário de trabalho (o referido no ponto anterior) a interromper o atendimento de uma colega sua - esta sim bastante profissional e esforçada apesar dos limites que a sua entidade empregadora lhe coloca no possível atendimento e satisfação dos clientes - com palavras de "isso 'tá esgotado", ficando sem saber a fidignidade da informação em questão.
5 - A loja pode pedir o artigo, mas não tem previsão de chegada. Até aqui tudo bem, não fosse o ponto seguinte...
6 - A loja online dispõe do artigo para entrega em dois dias úteis. Ou seja, tem stock e previsão de entrega.
7 - O cliente tenta apelar ao Serviço de Apoio ao Cliente, mas depara-se com uma linha telefónica de atendimento automático que apenas reconhece alguns comandos de voz e que retrocede quando não assimila o que lhe é dito. O cliente fica frustrado, mas não desiste. Lá consegue passar a chamada ao assistente (acha ele), no entanto depara-se com o tempo de espera. Já vai longo, mais de 30 minutos, mas ele - qual Éder - não desiste! Só que ao fim de mais uns minutos a chamada, apesar de cobrada, cai...
8 - O cliente recorre ao chat. Após mais uma meia-hora de espera, chega ao contacto com uma assistente que lhe diz para usar o "formulário/email" presente no site. Assim o faz, mas sem sucesso. A mensagem "Ocorreu um erro, por favor tente mais tarde" surge inúmeras vezes e, mesmo limpando os cookies e os caches e mais não sei o quê que lhe pedem para ter sucesso na sua árdua missão, continua a surgir.
9 - O cliente, frustrado por toda a situação, recorre ao sítio mais imediato para se dirigir por escrito à falta de um que funcione. O chat do Facebook, onde pede o encaminhamento para o departamento responsável. É recebido em festa com uma resposta genérica! De entre as informações (in)uteis é bombardeado com a existência de um formulário/email e que este funciona perfeitamente. Ao explicar tudo o que se passou até então, inclusive que o formulário não funcionou em todas as tentativas que até então fez, o cliente é ignorado.
10 - A mensagem, não sabe o cliente bem como, chega ao serviço de Apoio ao Cliente. O Cliente, sentido que um serviço que é denominado de "apoio" ao mesmo virá por bem, é brindado com um "não percebemos a sua questão". O cliente explica e é contra golpeado com a informação "não há nada que se possa fazer". O cliente pede para a mensagem ser passada a um departamento de qualidade e atenção ao cliente (uma instância superior à qual já recorreu outrora porque a Vodafone não é , vá, assim grande coisa) de forma a, pelo menos, no futuro a situação não se repetir com este ou outro cliente. "A resposta será a mesma" riposta a funcionária do outro lado. "Se quiser reclamar no livro, esteja à vontade", acrescenta. O cliente fica surpreendido. Até então já se tinha deparado com muitos serviços maus, péssimos e até pior, mas nunca ouvira falar de uma empresa que preferisse uma reclamação a uma sugestão.
11 - A funcionária da chamada anterior responde ao email (afinal foi assim que lá chegou) dizendo que afinal têm acesso aos stocks das lojas e que poderá perguntar por aquela via. O cliente assim faz e assim é ignorado.
12 - O cliente, surpreendido com esta súbita novidade de poder pedir informação a uma linha com essa finalidade, contacta a mencionada linha (16912). É brindado (desta vez sem ironia) com a informação que a loja do Alegro dispõe de uma unidade do equipamento. Pede que se guarde o mesmo, mas não é possível. O funcionário apenas pode mandar um email a pedir, não havendo garantias.
13 - O cliente, fazendo cerca de 15Km, acorre à loja na esperança de ver o seu infortúnio terminado. Mas, eis que, afinal o equipamento em stock é uma devolução erradamente colocado por alguém como sendo para venda. O cliente tem de voltar a fazer 15Km para o local de onde nunca teria saído se não fosse a incompetência de alguém (não, não falo dos funcionários. Esses, uns melhor e outros pior, fazem o que podem. Mas quem acima deles está e não lhes dá meios para fazer melhor, é profundamente incompetente e não merece o lugar que ocupa!).
14 - O cliente apresenta as reclamações que a funcionária da empresa lhe pediu.
15 – O cliente recebe uma chamada da empresa Via Directa, a transportadora da Vodafone. è informado que o equipamento que pediu online para a morada da loja da Vodafone, não pode lá ser entregue. Apenas em sua casa. Só que não serve porque (ver cap. 1) a venda a prestações só está disponível noutras operadoras. No entanto, o cliente consegue concretizar o ponto mais absurdo de toda esta história: há stock para casa, mas não há para a loja...
16 - O cliente começa a fazer uma denuncia publica do ridículo que tem sofrido para comprar a bosta de um telemóvel.
17 - O cliente ainda vai no 16, mas sabe que - com certeza - haverá um 18 e ainda alguns números que se lhe sucedem.
Notas: o cliente sou eu (surpresa!) e dispenso respostas genéricas. Só queria expor o ridículo e esperar que isto previna alguém que queira correr riscos em adquirir-vos um equipamento ou sequer tornar-se vosso cliente.
20-05-2020 11:42 AM - editado 20-05-2020 11:44 AM
Parece mais uma novela da TVI. A Ana Guiomar e o Diogo Valsassina, podiam representar esta ridícula novela. Será que vamos ver isto como spot publicitário da Vodafone?
20-05-2020 03:40 PM - editado 21-05-2020 09:57 AM
Olá @afonsopinto1995,
garantimos que a Vodafone trabalha todos os dias por prestar um serviço de excelência e que vá de encontro às necessidades dos seus clientes.
Para que possamos verificar o histórico de contactos efetuados e, para que possamos informar em conformidade, pedimos que nos indique, por mensagem privada:
- Número de telefone
- Nome completo do titular
- Morada completa (com código-postal)
Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".
Obrigada,
Rute_Vodafone
em 20-05-2020 04:14 PM
Foi enviada a informação pedida, no entanto - conforme refiro no meu post - dispenso respostas genéricas, apenas pretendo uma solução e alertar outras pessoas para que não passem pelo mesmo que eu.
em 20-05-2020 10:22 PM
Como ainda não me responderam neste fórum a pergunta e a indignação mantém-se.
Afinal o que se passa na Vodafone?
em 20-05-2020 11:29 PM
em 21-05-2020 07:40 AM
Caro Afonso Pinto,
Segundo os relatos que tenho lido por aqui, algo vai mesmo muito mal na Vodafone (Portugal).
Bem sei que este espaço não é propriamente o Portal da Queixa mas, como diz o ditado "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".
Talvez esteja na hora de se criar um novo tópico onde cada participante adicione a sua experiência com este com este operador.
A resposta que eu esperava desta minha pergunta" https://forum.vodafone.pt/t5/Outros-Servi%C3%A7os/Afinal-o-que-se-passa-na-Vodafone/m-p/378851#M2401..."" era que ela chega-se o mais longe possível.
Afinal o que se passa na Vodafone?
Senhores moderadores, p.f estamos supostamente num fórum, é favor não censurar.
Cumprimentos
em 21-05-2020 11:04 AM
em 21-05-2020 11:41 AM
Certo que não gostam mas,
Resposta a uma "moderadora":
"
Caro Rui,
Qualquer um ficaria.. e provavelmente outros também já lhe responderam no entanto, parece que estamos a lidar com alguém que não gosta da opinião de outros nem criticas e a assim elimina as opiniões e/ou resposta.
Há clientes que conhecem a vodafone/Telecel à mais anos que esta Senhora Marta tem de Idade mas enfim..."
"Exma. Sra.,
Não sei com que autoridade apaga opiniões de participantes neste fórum, no entanto, estou a registar o seu comportamento de censura ao eliminar as mesmas.
Sinceramente ao ler esta queixas (sempre úteis para quem possa estar interessado a ser cliente) fica novamente a minha pergunta:
O que se passa na vodafone?"
em 21-05-2020 12:56 PM
Olá @afonsopinto1995,
A Vodafone não apaga comentários, contudo devido às condições gerais de utilização do Facebook, alguns podem ser colocados automaticamente em SPAM.
Obrigada,
Rute_Vodafone