cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

vitima de Spoofing

Saturn_Guardian
Contribuinte
Contribuinte

Já por algumas vezes recebo chamadas a dizer que liguei para esse número que me ligou, no entanto isso não é de todo verdade e informo do outro lado que alguém está a usar o meu número mas não sou eu.
Ou seja o meu número está a ser usado para "Spoofing" sem que a chamada tenha aparentemente origem dentro da rede Vodafone mas para quem recebe a chamada aparece o meu número de telefone.
Como podemos reportar isto uma vez que se do outro lado reportarem o meu número como SPAM acabo por ter o meu número em blacklists e vice-versa.

3 RESPOSTAS 3

Jvitor_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @Saturn_Guardian,

Compreendemos o quão incomodativas essas chamadas podem ser. Infelizmente, não temos como bloquear ou reencaminhar essas chamadas para um número específico.

Entretanto, recomendamos que continue a bloquear esses números e reforçamos que deve apresentar queixa-crime junto das autoridades competentes.

Para ajudar a lidar com esta situação, recomendamos:

-Não responda a mensagens nem atenda chamadas de remetentes desconhecidos.
-Evite entrar em diálogo se a chamada for incomodativa.
-Programe um reencaminhamento gratuito para o Voice Mail através do My Vodafone Web: Menu Tarifários e Serviços » Serviços » Reencaminhamento de Chamadas (para voicemail) ou introduzindo as seguintes instruções: **21*60 [nº de telefone]# tecla de chamada.
-Solicite a confidencialidade do seu número na lista telefónica Vodafone, caso ainda não esteja.
-Remova a mensagem personalizada do Voice Mail, se existir.
-Bloqueie a receção de chamadas e SMS do número que o está a incomodar diretamente no telemóvel.

Obrigado,

Jvitor_Vodafone

O meu número é que foi usado e não o oposto.
Se acontece com outras pessoas se eu bloquear e marcar como SPAM a vitima não tem culpa de alguém mascarar uma chamada com o número dela.

Olá @Saturn_Guardian,

A Vodafone já identificou casos de chamadas fraudulentas, através da prática de spoofing, em que o remetente se faz passar por outra pessoa ou empresa legítima, utilizando uma máscara de um serviço aleatório.

Ao atender a chamada, a pessoa ouve uma gravação em inglês, por exemplo, referente à segurança internacional. 

Caso não atenda à chamada e devolva mais tarde, ao ligar para o número em questão, é atendida pelo legítimo proprietário do serviço, que não tem conhecimento nem registo no seu telemóvel da realização da chamada através do seu número.

Recomendamos que esteja atento ao receber chamadas de números que não reconhece e relembramos que não deve fornecer os seus dados pessoais sem confirmar a origem da chamada.

Deixamos aqui algumas  dicas de segurança e também a possibilidade de denunciar a fraude em questão. Além disso, recomendamos que efetue queixa-crime junto das autoridades competentes (GNR, PSP, DIAP).

Obrigada,
Maria_Vodafone