cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Erro 203

Rb1
Novo Utilizador
Novo Utilizador
Sou cliente Vodafone, na qual estou descontente, com falhas constantes na televisão e internet.
Liguei para a liga de apoio e disseram-me que depois de apresentar uma reclamação, tinha que aguardar entre 24h a 48h. Passado 72h continuo à espera da chamada que me ficaram de fazer. Não acontecendo, voltei a ligar e foi me cobrado mais de 4€, isto porque na primeira vez que liguei foram me descontamos do meu saldo 10€, porque a Vodafone não disponibiliza meios onde se posso contactar sem ser cobrados ainda mais do que o serviço que pago onde já tem falhas, o valor da fatura é sempre o mesmo, quer eu tenha serviço, quer não. Depois ainda há disto que além do serviço pago ainda tenho que ter 14€ para ligar para a linha de apoio onde não resolvem a situação e estou aguardar ainda pela chamada para resolverem alguma coisa…
INACREDITÁVEL E VERGONHOSO!!
Um serviço péssimo, na qual não aconselharia a ninguém ser cliente da Vodafone, pretendo desistir do contrato e não indicar mais ninguém a esta operadora!
3 RESPOSTAS 3

Rodolf_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @Rb1,

 

Compreendemos e lamentamos a sua insatisfação. Para que possamos analisar a informação disponível em sistema, envie-nos os seguintes dados por mensagem privada:

 

- Número de conta

- Nome completo do titular

- Morada completa

 

Obrigado,

Rodolf_Vodafone

 

 

luarpc
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

Boa tarde @Rb1 ,

 

Pede à Vodafone para não te debitarem ou creditarem na fatura o valor das chamadas que fizeste para o apoio ao cliente. A Vodafone costuma fazer isso, pelo menos comigo sempre o fizeram. Também podes pedir para a assistência te ligar através da app my Vodafone. De qualquer maneira a Vodafone se cumprisse a lei, a Vodafone e outras operadoras ou não estivéssemos nós em Portugal onde tudo é permitido fazer para prejudicar o cliente e depois logo se vê... Voltando ao assunto, a Vodafone e as outras operadoras, por lei e desde o dia 1 de Novembro já deveriam ter um número fixo gratuito para contacto, mas como sempre, não querem saber porque a impunidade reina neste país e as coimas que os operadores teriam que pagar por não disponibilizarem esse número gratuito, só irão começar a ser cobradas lá para o meio do próximo ano, surreal, não é? 

 

A NOWO já disponibilizou um número fixo, a NOS e a MEO disponibilizaram um número móvel, a Vodafone continua em falta, nem móvel nem fixo, eu não me posso queixar porque uso a app, mas há muitas pessoas que não sabem e ligam para a linha de apoio ao cliente e depois recebem uma conta exorbitante para pagamento ou ficam sem saldo no telemóvel!!!

 

https://www.anacom-consumidor.pt/-/linhas-telefonicas-gratuitas-para-consumidores

Linhas telefónicas gratuitas para consumidores

03.11.2021
Entrou em vigor, a 1 de novembro de 2021, o Decreto-Lei n.º 59/2021, de 14 de julho, que estabelece o regime aplicável à disponibilização e divulgação de linhas telefónicas para contacto do consumidor pelas entidades prestadoras de serviços públicos essenciais.

 
Com a entrada em vigor deste diploma os operadores de comunicações eletrónicas e prestadores de serviços postais estão obrigados a disponibilizar linhas telefónicas gratuitas ou, em alternativa, números da rede fixa (iniciados por 2) ou da rede móvel (iniciados por 9). O objetivo é que a disponibilização da linha telefónica para contacto com o operador não implique pagamento ou custos adicionais para os consumidores.

Os operadores de comunicações eletrónicas e prestadores de serviços postais devem também divulgar o número ou números telefónicos disponibilizados para contactos do consumidor, de forma clara e visível, nas comunicações comerciais, na página principal do seu sítio na Internet, nas faturas, nas comunicações escritas com o consumidor e nos contratos com estes celebrados, quando os mesmos assumam a forma escrita. Deve ainda ser disponibilizada, de forma igualmente clara e visível, informação atualizada relativa ao preço das chamadas. As empresas devem disponibilizar a informação relativa aos números e ao preço das chamadas, começando pelas linhas gratuitas apresentando de seguida, se for o caso, em ordem crescente de preço, o número e o preço das chamadas para as demais linhas.

 

obs: Copy/paste do site da ANACOM/Portal do consumidor

 

https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/tarifarios-tv-net-telefone/noticias/operadores-telecomunic...

Operadores de telecomunicações optam por solução “menos gratuita” para linhas de apoio

 

Obrigados a ter uma linha de apoio alternativa aos números com prefixo 16, os maiores operadores de telecomunicações optaram por disponibilizar um número de telemóvel, a solução com menor probabilidade de ser gratuita para o consumidor, entre as opções previstas na lei.

 

Desde 1 de novembro que as entidades prestadoras de serviços públicos essenciais estão obrigadas a disponibilizar aos consumidores uma linha de apoio telefónico gratuita ou, em alternativa, uma linha a que corresponda uma gama de numeração geográfica (como as começadas por 21, por exemplo) ou móvel. Nenhum dos operadores de telecomunicações optou pela disponibilização de linhas gratuitas. Todos mantiveram os seus habituais números com prefixo 16, de valor acrescentado, e adicionaram um número alternativo que cumprisse o mínimo legalmente exigido.

A NOWO foi o único operador a disponibilizar um número fixo – 210 850 083 – além do número 16800, que já anteriormente anunciava como contacto privilegiado de suporte a clientes. Desta forma, como uma grande parte dos tarifários do serviço telefónico fixo e móvel incluem chamadas gratuitas para números iniciados por 2, os clientes conseguem pedir apoio gratuitamente, quer usem um dispositivo móvel ou fixo, de qualquer rede. Apenas nos casos em que o tarifário não inclui chamadas gratuitas para números fixos iniciados por 2 será necessário pagar o mesmo custo que é aplicado a qualquer outro número geográfico nacional, conforme o tarifário que cada consumidor tem. Em alternativa, continua a ter o “antigo” 16800, com os custos por chamada limitados a um máximo de 0,95 euros, dentro da rede, ou 2,70 euros, fora da rede.

NOS e MEO com número móvel, Vodafone ainda não alterou

NOS e MEO disponibilizam números de telemóvel, para os quais não é possível ligar gratuitamente a partir da rede fixa. Isto porque a generalidade dos tarifários de telefones fixos não inclui as redes móveis nacionais como destinos gratuitos. Apesar de Portugal ter uma taxa de penetração de telemóveis muito elevada, não podemos deixar de evidenciar que alguns operadores preferiram a opção que mais restringe a hipótese de o consumidor ter acesso a uma chamada gratuita. Aliás, se em causa estiver uma avaria do serviço móvel, é provável que o consumidor recorra ao telefone fixo para contactar o seu operador, acabando por pagar o custo inerente a uma chamada para telemóvel. Nesse caso, o número com prefixo 16 pode até ser mais vantajoso, pois tem, na maior parte dos casos, o custo máximo definido pelo operador.

A Vodafone já fez saber que ainda está em curso a atualização dos contactos no site, não revelando se tenciona incluir algum número fixo ou disponibilizar um contacto gratuito. Para já, além do 16912, que ostenta com grande visibilidade na página do operador, apenas está disponível o número 911 691 200 para clientes que liguem do estrangeiro ou a partir de dispositivos que não suportem chamadas para números de apenas cinco dígitos.

Já a NOS passou a comunicar, com igual destaque visual, os números 16990 e 931 699 000, apresentando até o número de telemóvel em primeiro lugar. Este número é igualmente disponibilizado para contactos oriundos do estrangeiro.

A MEO optou por manter o número 16200 em destaque. Como alternativa, disponibiliza a linha 961 001 620, que já era anunciado anteriormente como contacto para chamadas provenientes do estrangeiro. Essa nota desapareceu junto ao número, embora ele volte a figurar na referência às chamadas em roaming. No entanto, para a linha de apoio técnico, o operador já disponibiliza um número fixo – o 213 580 144, em alternativa à linha 16209.

Custos das chamadas com pouca visibilidade

Os custos das chamadas das linhas de apoio, que a lei exige serem comunicados de forma clara e visível, estão ocultados por alguns cliques adicionais, que o utilizador terá de fazer para obter essa informação. A NOWO e a Lycamobile não adotam esta prática e comunicam de forma clara e imediata os custos das chamadas para o apoio ao cliente. Nestes dois casos basta clicar em “contactos” ou “fale connosco” que aparece logo toda a informação relevante para o consumidor, sem informação oculta. Aliás, na Lycamobile, o contacto dos clientes para o número 1632 já era gratuito em abril, antes da entrada em vigor da nova lei. Este operador disponibiliza ainda a linha 265 001 632 para eventuais chamadas de fora da rede.

O novo decreto-lei não obriga os fornecedores de bens e serviços essenciais a disponibilizar linhas telefónicas gratuitas. Apesar de termos chamado a atenção para essa questão, o diploma aprovado permite aos operadores optar entre uma linha gratuita e uma linha com possíveis custos para o utilizador, tendo a maioria optado pela alternativa que, à luz dos tarifários em vigor, mais vezes pode resultar num contacto pago.

A nova lei sobre o custo das linhas de apoio ao cliente de fornecedores de serviços essenciais entrou em vigor a 1 de novembro, mas eventuais infrações a estas regras apenas ficam sujeitas a penalização a partir de 1 de junho de 2022.

 

Obs: Copy/Paste do site da DECO

 

Olá @vluarpc

 

Agradecemos o seu feedback.

 

Reconhecemos que esta é uma questão de relevo para os nossos clientes. Por isso, estamos a trabalhar no sentido de disponibilizar, rapidamente, os números de contacto alternativos. Os mesmos ficarão disponíveis muito em breve.

 

Obrigada,

Susan_Vodafone