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Solução

Cancelamento de contrato

Anónimo
Não aplicável

Tenho o serviço da vodafone na morada ************. Quando fiz o contrato perguntei especificamente se caso mudasse de morada haveria algum constrangimento ao fazer a transferência do serviço, responderam me que nao haveria problema. Agora, que pretendo fazer a alteração de morada para ****************, dizem me que nao ha cobertura no local, e por isso apresentam me duas opções que,  claramente sao prejudiciais para o cliente, e apenas têm beneficio para a Vodafone. Existiu uma falha de comunicação, pois eu perguntei diretamente, para evitar este tipo situações, e nao me foi dito os constrangimentos que poderia ter. Exijo a anulação do contrato, pois eu não tenho culpa que me tenham facultado informação errada e que não haja cobertura na nova morada. E aliás na altura que fiz o contrato, por telefone, nem sequer mencionaram nenhum período de fidelização e também não me enviaram por e-mail esse tipo de informação.
Na sexta feira fui contactada por um operador a apresentar as tais soluções que não me beneficiam em nada, eu disse que apenas tenho interesse em anular o contrato e como não estávamos a entrar em acordo disse que nao valia a pena continuarmos a chamada. Para meu espanto a seguir a chamada recebo este e-mail:
"Estimado(a) Cliente,

Conforme acordado, o seu pacote Vodafone tem um novo período de fidelização, devendo manter-se ativo por um prazo mínimo de 17 meses (que corresponde ao 'Compromisso de Permanência'), a partir de: 22/01/2021.

Em caso de desativação durante este periodo, o valor total dos encargos devidos à Vodafone será igual ao periodo de duração do contrato em falta, multiplicado pelo total das vantagens conferidas, repartidas pelo total de meses de fidelização.

O valor mensal de encargos depende das condições da oferta subscrita, como por exemplo os valores relativos à ativação, instalação, portabilidade e o desconto especial da campanha.

A não devolução dos equipamentos propriedade da Vodafone implica ainda o pagamento de 300 euros.

Condições contratuais
Pode consultar todas as condições comerciais e gerais do serviço em vodafone.pt
Informação adicional
Consulte o canal ‘Apoio a Clientes’ em vodafone.pt
Questões gerais: ligue 16 9 12, disponível todos os dias, 24h/dia (tarifa aplicável).
Suporte técnico: ligue 16 9 13, disponível todos os dias das 7h às 2h (tarifa aplicável).

Cumprimentos,
Vodafone Portugal"

Não ficou nada acordado e eu pretendo a anulação do contrato.

8 RESPOSTAS 8

Rute_Vodafone
Administrador
Administrador

Olá @Anónimo,

 

Editámos o seu tópico por conter dados confidenciais que apenas deverão ser encaminhados por mensagem privada.

 

De acordo com as condições no contrato celebrado com a Vodafone (alínea B.7), a Vodafone compromete-se a prestar o Serviço TvNetVoz única e exclusivamente na morada de prestação do serviço indicada pelo Cliente na Proposta de Contrato.

No caso de alteração de morada, a Vodafone disponibiliza ao cliente a alteração de morada de instalação (desde que exista cobertura) gratuitamente. Terá apenas de aderir à campanha que se encontra em vigor no momento da alteração, começando nova fidelização de 24 meses.

Quando a morada para qual o Cliente vai mudar não tem cobertura, a Vodafone em conjunto com o Cliente tentará encontrar alternativas, para que o Cliente possa cumprir o contrato que efetuou.

Não sendo possível e em caso de desativação, é aplicada uma penalidade de incumprimento contratual.

Para podermos ajudar a esclarecer a sua questão, aconselhamos o contacto com a linha de apoio a campanhas Vodafone - 16911 (chamada gratuita escolhendo a opção Tarifários) ou deslocando-se a uma loja Vodafone.

 

Obrigada,

Rute_Vodafone

Anónimo
Não aplicável
Primeiro ponto, nunca me enviaram contrato nenhum portanto nem sequer sei de que alínea está a falar. Tenho apenas a folha de instalação que nada tem a ver com o contrato.

Segundo ponto, quando celebrei o contrato por telefone não mencionaram qualquer tipo de fidelização. Vocês têm as chamadas gravadas e servem exatamente para casos como estes. Dêem se ao trabalho de as ouvir por favor.

Terceiro ponto, as opções que vocês dão é ou alterar o meu tarifário e pagar um valor mensal ridículo, ou aderir à vossa Internet móvel que não faz sentido nenhum, pois visto que vocês não têm cobertura na morada, já vou ter de contratar o serviço completo da concorrência e nesse caso teria de pagar um serviço extra ridiculamente.

Quarto ponto, não vou entrar em contacto com vocês para me estarem constantemente a dizer a mesma coisa. Não faz sentido e torna se cansativo.

Quinto ponto, a única solução justa, visto ter existido tanta incompetência ao vender o serviço, é a anulação do contrato.

Olá @Anónimo, 

 

Compreendemos a sua exposição contudo, para podermos ajudar a esclarecer a sua questão, é mesmo necessário o contacto com a linha de apoio a campanhas Vodafone - 16911 (chamada gratuita escolhendo a opção Tarifários) ou deslocando-se a uma loja Vodafone.

 

 

Obrigado,

JoãoR_Vodafone

 

Anónimo
Não aplicável
Recebi este e-mail quinta feira:
"Estimada Senhora Jéssica Fernandes,

Relativamente à exposição no Livro de Reclamações Online em 22-01-2021, nossa refª 2-1SFYHOBU, temos todo o interesse em prestar os devidos esclarecimentos, no seguimento de contacto telefónico.

Informamos que o motivo apresentado não constitui uma justa causa para rescisão contratual, dado que se trata de uma questão que nos é alheia.

O Serviço é subscrito para uma determinada morada, tal como indicado no ponto B, alínea 3, da Proposta Contratual:

“A Vodafone compromete-se a prestar o Serviço TvNetVoz única e exclusivamente na morada de prestação do serviço indicada pelo Cliente na Proposta de Contrato.
Após a ativação do Serviço, a alteração de morada de prestação do Serviço implica, obrigatoriamente, a resolução do presente contrato”.

Confirmamos que se encontra em vigor um Compromisso de Permanência de 24 meses ao Serviço na morada de instalação inicial, com início a 25-06-2020 e respetivo término previsto para 25-06-2022, pelo que ao desativar será gerada a devida penalidade por incumprimento contratual no valor de 440Eur.

Após audição da chamada, verificamos que foram transmitidas todas as informações referentes ao contrato, nomeadamente a fidelização associada dos 24 meses.

Uma vez que pretende ouvir a chamada, esclarecemos que já foi efetuado o pedido e deve aguardar um contacto da área responsável para o efeito.

Acrescentamos que dispomos de alternativas ao pagamento da penalidade acima referida, pelo que poderá desativar o serviço fixo sem encargos, mediante a ativação de uma Banda Larga Móvel por 16Eur/mês durante 12 meses ou um número móvel Red a partir de 24,9Eur/mês durante 24 meses. Poderá ainda efetuar uma alteração de titularidade do serviço.

Deve entregar os equipamentos numa loja oficial da Vodafone ou agendar uma recolha gratuita dos mesmos.

Mais informamos que nesta data foi enviada cópia do e-mail à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

Com os melhores cumprimentos,
Bruno Bernardo."

Ao qual respondi:
"Aguardo pela gravação da chamada para puder confirmar o que acima foi mencionado.

De qualquer das formas, é vos alheia também a forma como os vossos colaboradores vendem os serviços? E em relação à pergunta concreta que fiz ao colaborador, é vos alheia a forma incorreta como me informou que se procederia a alteração de morada, ocultando este tipo de situação que poderia acontecer? Garanto lhe que se me tivesse sido passada a informação clara não teria feito nenhum contrato, pois eu já tinha a noção que futuramente mudaria de casa. Mencionei também este meu desagrado na reclamação e não obtive resposta direta. E penso que seja justa causa para terminar o contrato sim, pois não me foi facultada a informação devida para eu puder ponderar se era viável ou não fazer contrato com vocês.

Engraçado que no momento em que pretendo alterar a morada ou até mesmo rescindir o contrato é que expressam as vossas responsabilidades, ou falta delas.

Em relação ao contrato, é normal nunca ter recebido nenhum tipo de documento a informar precisamente os direitos e deveres de ambas as partes?

Aguardo resposta,

Jéssica Fernandes."

Visto que o e-mail que enviei não foi recebido, comunico por aqui a minhas resposta.

Olá  @Anónimo,

 

As condições contratuais são sempre enviadas por email ou por correio conforme a decisão do cliente.

 

Obrigada,

Rute_Vodafone

Anónimo
Não aplicável
Volto a referir nunca recebi nenhum contrato, apenas tenho comigo a folha de instalação do serviço.
Em relação à situação do colaborador, na altura, me ter facultado erradamente a informação, não têm nada a dizer? Culpa a assumir? É que volto a dizer que se o colaborador me tivesse dito a informação total à pergunta direta e concreta que fiz, na altura não teria feito contrato com vocês.

Olá @Anónimo,

 

Lamentamos a insatisfação, no entanto, a informação está presente no contrato de prestação de serviço o qual deverá ter recebido no momento da adesão.

 

Obrigada,

Rute_Vodafone

Anónimo
Não aplicável
Parece que estou a falar para uma parede. Só sabem dizer que as informações estão escritas nos contrato, quando não tenho em minha posse nenhum contrato. Já referi isto demasiadas vezes.
Nao vejo outra solução se nao continuar a fazer reclamações no livro de reclamações, até decidirem agir corretamente.