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Solução

Feedback da última atualização das boxs HD

imgod
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

As minhas boxs HD sofreram uma atualização... À primeira vista posso dizer que estragaram o menu dos canais. Meteram aquela cena igual ao Meo. Mas em vez de redireccionar para o menu das gravações automáticas redirecciona para o Guia TV. Felizmente ainda temos gravações automáticas (7 dias) no Guia TV (no Meo não há). Mas no menu dos canais agora está ridículo. Só mostra 3 programas quando antes mostrava os 7 dias! É uma diferença brutal! Está muito mau!!!

Estragaram completamente a experiência na exploração de conteúdos nos canais. Eu, pessoalmente, gostava de fazer zapping, depois andar no Menu (<) dos Canais e ver os conteúdos com a respectiva cover. Só ocupava 1/3 ou nem isso do ecrã e podia continuar assistir à emissão em direto e explorar os conteúdos do canal ou até de outros. Era muito bom. Enfim, tiraram isso. Com o Guia TV ou Gravações Automáticas ocupa o ecrã completo. O conceito de ver a emissão em direto e explorar conteúdos morreu!

Não sei se isto foi uma tentativa de copiar o Meo ou uma atualização do Mediaroom, mas não gostei. A experiência televisiva piorou.

 

A ideia deveria ser melhorar. Não estragar o que estava bom. Muito desiludido com esta atualização!

36 RESPOSTAS 36

val3nt3
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

 

  Pois então, caro 

@val3nt3

 

Envie-nos uma mensagem privada com o número de contacto de forma a ser possível encaminhar a situação.

 

Obrigado

BrunoF_Vodafone

 

   Apesar de não ser a primeira vez continua a ser estranho estarem a pedir-me um número de contacto para, como diz, «ser possível encaminhar a situação»! Simplesmente não entendo tal necessidade ainda para mais com um problema que é geral.

 

   Acabei de aqui mesmo no fórum reportar algo que correu mal na actualização da Box, ou melhor, que correu mal durante a alteração que fizeram ao software das Box (propositadamente ou não acabaram por introduzir vários "bugs", este foi apenas um deles)... pois então, caro BrunoF_Vodafone ou outros moderadores, como é óbvio (pelo menos para mim) cabe-vos agora encaminhar o problema aqui reportado. Ou estarei eu assim tão enganado ao pensar que é também para isto que o fórum serve?

   Parece-me ter havido já várias ocasiões em que os moderadores encaminharam diversas questões directamente ao departamento técnico da Vodafone sem necessidade de incomodativos telefonemas frequentemente feitos a horas bastante inconvenientes para o cliente.

 

   O BrunoF_Vodafone ou outro moderador encaminha agora o problema aqui reportado aos técnicos da Vodafone e estes, se a minha breve descrição não foi suficiente, para poderem ver com os seus próprios olhos do que se trata basta-lhes conectar uma Box HD a uma qualquer TV panorâmica 16:9 utilizando ou um cabo SCART ou um cabo RCA (retirando previamente o cabo HDMI) e imediatamente a imagem de praticamente todos os canais aparecerá com uma barra horizontal preta em cima e outra em baixo (não podem é esquecer-se, ao fazer o teste, de que os cabos SCART e RCA são de "baixa definição" pelo que poderão ter de fazer o respectivo ajuste no menu de configuração da Box e ainda de no menu "aspect ratio" da TV - acessível através de um botão do respectivo comando - desligar o ajuste automático da proporção horizontal/vertical da imagem).

 

   Aqui está um exemplo de como aparece agora a imagem utilizando cabos SCART ou cabos RCA: 

 

 

exemplo euronews - barras horizontais pretasexemplo euronews - barras horizontais pretas

 

  A excepção a estas barras (que na verdade é a 2ª parte do problema) vai para os canais como a RTP memória com conteúdo no formato 4:3 que antes da actualização da Box estavam a ser transmitidos correctamente no correspondente formato 4:3 mas que estão agora a ser incorrectamente transmitidos no formato 16:9 confirmado pelo facto de estes poucos canais com conteúdos no formato 4:3 terem agora a imagem a ocupar toda a área do ecrã 16:9.

 

Anónimo
Não aplicável

Olá @val3nt3

 

A equipa de moderação do Fórum solicita os dados de conta quando é necessário reportar a situação para o suporte técnico.

 

Relativamente a esta situação, foram solicitados esclarecimentos internamente para podermos informar em conformidade. Se no seguimento deste esclarecimento pedido for necessário os dados da sua conta, enviaremos uma mensagem nesse sentido.

 

De momento, aguardamos resposta ao nosso pedido de informação, assim que possível daremos feedback.

 

Obrigado

BrunoC_Vodafone

val3nt3
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

 

   BrunoC_Vodafone, agradeço.

  

val3nt3
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

 

  Completando a informação que dei antes relativamente à ligação da BOX a uma TV 16:9 feita por cabo SCART ou cabo RCA, pelo que tenho visto nos útlimos dias e tendo o canal RTP memória como exemplo, quando o conteúdo a ser transmitido pelo respectivo canal está em 4:3 a imagem ocupa agora toda a área do ecrã 16:9 (não há neste caso quaisquer barras pretas sejam elas horizontais ou verticais aparecendo a imagem simplesmente esticada horizontalmente de 4:3 para 16:9); já quando o conteúdo a ser transmitido é um programa mais recente filmado no formato 16:9 também neste canal aparecem agora as tais barras horizontais pretas tal como aparecem agora em todos os restantes canais e como aparecem na foto do canal euronews que mais acima coloquei como exemplo.

 

  Basicamente é isto, as proporções 16:9 anamorphic,16:9 letterboxed e 4:3 foram trocadas quando utilizados estes cabos.

  

Anónimo
Não aplicável

Olá @val3nt3

 

Informamos que todos os canais são transmitidos no seu formato de origem, não existindo qualquer transformação por parte da Vodafone.
É possível eliminar as barras laterais dos canais a ser transmitidos em 4:3, esticando a imagem para que esta ocupe a totalidade do ecrã.
 
Para usar uma ligação de menor resolução (por exemplo: Scart), caso não pretenda utilizar o formato 4:3 e de forma a ultrapassar a falta de configuração 16:9, pode aceder às configurações da tv Box e selecionar a resolução da imagem para 720p, esticando posteriormente a mesma usando o menu Formato de imagem.
 
Caso necessite de auxilio na configuração, sugerimos contacto com o suporte técnico (16913).

 

Obrigado

BrunoC_Vodafone
 

val3nt3
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte


«Informamos que todos os canais são transmitidos no seu formato de origem, não existindo qualquer transformação por parte da Vodafone.»

  Essa "transformação" (como o BrunoC_Vodafone lhe chamou) obviamente não está a ser feita nas instalações da Vodafone mas está, sem qualquer dúvida, a ser feita, neste caso, na própria Box e apenas quando utilizados cabos SCART ou RCA.
  A Box não fazia esta alteração da imagem antes da actualização mas está a fazê-la agora!


«É possível eliminar as barras laterais dos canais a ser transmitidos em 4:3, esticando a imagem para que esta ocupe a totalidade do ecrã.»

  Sim, é possível eliminar barras laterais esticando a imagem através das opções disponíveis no menu da televisão acessível através do botão "aspect ratio" do comando ou através de idêntico menu na Box para que a imagem ocupe a totalidade do ecrã mas relembro que não se trata aqui de barras laterais (que são verticais), trata-se de barras horizontais (uma em cima e outra em baixo) tal e qual como as que aparecem na foto que coloquei numa mensagem anterior e que pode ver mais acima com o exemplo da imagem do canal euronews.

  E sim, também sei que tais barras horizontais também podem ser eliminadas do mesmo modo que barras verticais mas, mais uma vez, antes da actualização tal não era necessário porque nem sequer apareciam.


«Para usar uma ligação de menor resolução (por exemplo: Scart), caso não pretenda utilizar o formato 4:3 e de forma a ultrapassar a falta de configuração 16:9,»

  Agora é que o BrunoC_Vodafone disse tudo: a Box tem em falta a configuração 16:9.

  No menu de configuração da Box as opções agora disponíveis são:
- 1080p
- 1080i
- 720p
- 4:3

ou seja, entre o 4:3 e o 720p está agora a faltar o (simples) 16:9 que à semelança do 4:3 também era de baixa resolução.

  Agora as coisas já estão mais claras: alguém por parte da Vodafone decidiu retirar o 16:9 da lista terminando assim o suporte por parte da Vodafone a televisões panorâmicas que estejam ainda ligadas com este tipo de cabos. Agora a questão é: por que o fizeram? Por que retiraram a opção 16:9?


« pode aceder às configurações da tv Box e selecionar a resolução da imagem para 720p,»

  Pois, mas isso não resulta. Se utilizados cabos SCART ou RCA a imagem continua a ter barras horizontais pretas mesmo seleccionando 720p tal e qual como quando está seleccionado 4:3.

  Cabos SCART e RCA são cabos para sinais analógicos portanto de nada serve escolher 720p pois a Box vai reverter para a única opção analógica que agora dispõe: o 4:3.


« esticando posteriormente a mesma usando o menu Formato de imagem.»

  Ou seja, quer o programa tivesse sido filmado em 4:3 (algo comum, por exemplo, no canal RTP memória) quer tivesse sido filmado em 16:9 (todos os canais, RTP memória incluído), antes da actualização, com este tipo de cabos e em televisões panorâmicas a imagem aparecia nas proporções correctas seleccionando a opção 16:9 da lista no respectivo menu de configuração da Box mas agora que foi removida a opção 16:9 no novo software da Box o cliente que se desenrasque pois a Vodafone não está disponível para voltar a colocar as coisas a funcionar bem.


«Caso necessite de auxilio na configuração,»

  Caro BrunoC_Vodafone, agradeço mas, felizmente, não sou eu quem necessita de auxílio na configuração da Box mas é bem capaz de haver muita gente por esse Portugal fora que está agora a gramar com uma imagem achatada devido à presença das duas barras horizontais já que, tendo uma certa idade, dos comandos à distância apenas conhecem os botões numéricos, os de mudar de canal, de aumentar e diminuir o som e, claro, o botão de desligar não fazendo ideia para que servem todos os outros incluindo o botão "aspect ratio" tal como nem imaginam a existência de semelhante menu de correcção de imagem na Box.

  Outros que parecem necessitar de auxílio são os técnicos da Vodafone que, pelos visto, nem sequer foram capazes de ligar uma Box HD a uma televisão utilizando cabos SCART ou RCA de modo a verem por eles o que se passa. Ou se calhar até sabem perfeitamente o que se passa... mas nunca corrigirão aquilo que propositadamente os mandaram fazer por mais que afecte alguns clientes!


«sugerimos contacto com o suporte técnico (16913).»

  Não, obrigado. Mesmo que necessitasse preferia mastigar uma malagueta a alguma vez ter de recorrer ao suporte técnico telefónico da Vodafone!


«Obrigado

BrunoC_Vodafone»

  Ora, obrigado eu, foi mais esclarecedor do que imaginava que poderia ser.

 

Anónimo
Não aplicável

Olá @val3nt3

 

Como em qualquer atualização, a Vodafone tem sempre como objetivo melhorar a experiência dos seus Clientes na utilização dos nossos serviços e funcionalidades.

 

Estamos certos que esta atualização cumpre estas expectativas, cientes que poderão sempre existir opiniões contrárias, sendo sempre analisada a possibilidade da sua implementação em alterações futuras. 

 

Reforçamos o aspecto que nos parece ser essencial, no seguimento da sua mensagem, a Vodafone não efetua qualquer alteração aos formatos de origem dos diferentes canais. 

A atualização teve como objetivo melhorar a performance, velocidade, design e usabilidade, permitindo dar a conhecer funcionalidades que muitos dos nossos Clientes desconheciam ou pouco utilizavam, como o Guia Tv.

 

Obrigado

BrunoC_Vodafone

 

val3nt3
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

  
  É absolutamente incrível o que certas profissões fazem às pessoas!
  
  Caro BrunoC_Vodafone, vim cá ao fórum não para pedir ajuda mas para reportar algo que não acontecia antes da actualização e passou a acontecer logo que a actualização foi feita e vim vá para tentar ajudar não só a Vodafone mas todas as pessoas que agora passaram a ter uma imagem achatada nas suas televisões sem saberem porquê e como o corrigir mas o BrunoC_Vodafone prefere insistir na propaganda chamando-me, indirectamente é certo... mas chamando-me de m.e.n.t.i.r.o.s.o. Uma enorme falta de respeito para com um cliente e, para não descer ao seu nível, por aqui me fico agradecendo que não me volte a dirigir a palavra, seja por que razão for!

  

 

  Os meus cumprimentos a todos os demais utilizadores deste fórum, que não vos falte paciência!