Criação
Resposta
Solução
Sexta-feira - última edição Sexta-feira por Brunna_Vodafone
Exmos. Senhores,
Venho por este meio, na qualidade de cliente Vodafone desde 21 de janeiro de 2019 (há 4 anos, 10 meses e 15 dias à presente data), solicitar alguns esclarecimentos relativamente à informação disponibilizada no portal do cliente. Saliento que não pretendo rescindir qualquer serviço, mas sim obter total transparência sobre as condições contratuais que me vinculam à Vodafone, especialmente considerando que em aproximadamente 1 mês e 15 dias (21/01/2025) completarei 5 anos como vosso cliente.
A minha principal preocupação prende-se com a falta de transparência e detalhe da informação disponibilizada no portal do cliente. Por exemplo, verifico uma taxa de rescisão no valor de 243,90€ que permanece inalterada, sem qualquer explicação sobre a sua origem ou cálculo. Esta opacidade na apresentação da informação dificulta significativamente a compreensão das minhas condições contratuais atuais.
Adicionalmente, deparei-me com alterações significativas ao serviço, como a implementação do CGNAT sem qualquer notificação prévia, que me obrigou a contratar serviços adicionais a terceiros para manter o acesso aos meus ficheiros privados alojados no servidor pessoal. A ausência de comunicação prévia sobre estas alterações técnicas com impacto significativo no serviço é especialmente preocupante.
Relativamente ao equipamento para extensão de rede Wi-Fi prometido em 2019 pelo técnico deslocado de Lisboa e nunca entregue, informo que já não tenho interesse no mesmo, tendo inclusive realizado investimento próprio na aquisição dos equipamentos necessários para colmatar esta necessidade.
Na qualidade de cliente e ao abrigo do direito à informação, solicito:
- Acesso detalhado ao histórico de todas as fidelizações realizadas desde 2019
- Explicação pormenorizada sobre o cálculo da atual taxa de rescisão de 243,90€ apresentada no portal
- Fundamentação para a alteração do serviço de IP público único para CGNAT e razão da ausência de comunicação prévia
- Detalhes sobre eventuais "upgrades" ou alterações contratuais que possam ter afetado as condições do serviço
- Esclarecimento sobre a constante variação da data de pagamento mensal e a impossibilidade de estabelecer uma data fixa para o mesmo. Esta situação causa transtornos significativos no planeamento financeiro mensal, e gostaria de compreender a fundamentação técnica ou contratual para tal procedimento.
Reitero que este pedido visa exclusivamente obter maior transparência sobre as condições dos serviços contratados, informação esta que deveria estar facilmente acessível no portal do cliente. A atual falta de detalhe na informação disponibilizada cria uma assimetria significativa na relação comercial, dificultando a compreensão clara das condições contratuais vigentes.
Em conformidade com o direito à informação que me assiste enquanto consumidor, solicito que toda a comunicação seja realizada por escrito, garantindo assim a devida transparência.
Agradeço antecipadamente a vossa atenção e aguardo uma resposta circunstanciada a todas as questões apresentadas, exclusivamente por escrito. Saliento que não pretendo ser contactado telefonicamente sobre este assunto.
Com os melhores cumprimentos,
Joaquim Serrano
Cliente/Conta: 3********
Sexta-feira
Olá @quimserrano, bom dia.
Agradecemos o seu contacto e a confiança que deposita na Vodafone há quase 5 anos. Lamentamos qualquer inconveniente que tenha experienciado e estamos aqui para ajudar a esclarecer todas as suas questões.
Primeiramente, informamos que editámos a sua mensagem em relação ao seu número de conta, para garantir sua privacidade, segurança e o cumprimento do RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados).
Para podermos fornecer-lhe informações detalhadas sobre o seu contrato, as taxas cobradas e demais questões, pedimos, por favor, que nos envie os seus dados de cliente (NIF ou número da conta) por mensagem privada.
Assim, poderemos analisar a sua conta e responder de forma completa e precisa às suas preocupações.
Para enviar uma mensagem privada, clique num dos moderadores (identificados como “nome_Vodafone”) e escolha “Enviar uma mensagem privada”.
Estamos empenhados em garantir a transparência e a satisfação dos nossos clientes. Agradecemos a sua paciência e compreensão enquanto trabalhamos para resolver estas questões.
Obrigada,
Brunna_Vodafone
Sábado
Olá @Brunna_Vodafone
Venho por este meio acusar a recepção da vossa mensagem e manifestar o meu descontentamento com os procedimentos adotados.
Como podem constatar, a vossa decisão unilateral de remover o número de conta do meu pedido inicial, alegando motivos de proteção de dados (RGPD), para subsequentemente solicitarem o mesmo através de mensagem privada, revela-se um processo desnecessariamente moroso e contraproducente.
Permita-me sugerir uma alternativa mais eficiente: considerando que dispõem de todos os meus dados, incluindo o endereço de correio eletrônico associado à conta, seria manifestamente mais produtivo processarem o meu pedido inicial e remeterem a informação solicitada diretamente para o email registado. Esta metodologia não só salvaguardaria as questões de proteção de dados como otimizaria significativamente o processo de resposta ao cliente. Sugiro, respeitosamente, que esta proposta seja considerada numa próxima reunião de avaliação de procedimentos.
É particularmente relevante notar o contraste entre este zelo excepcional pela proteção de dados e a aparente ausência do mesmo no que concerne às chamadas de marketing, que persistem em realizar.
Face ao exposto, e em conformidade com o solicitado, procederei ao envio dos dados requeridos através de mensagem privada. No entanto, não posso deixar de salientar que esta situação exemplifica, uma vez mais, a qualidade do serviço prestado, que classifico, com a devida ironia, como "extraordinária".
Com os melhores cumprimentos,
@quimserrano