Criação
Resposta
Solução
em 30-10-2018 12:19 AM
em 30-10-2018 01:42 AM
Olá @Pedrolorena
Solicitámos esclarecimentos. Logo que possível receberá um feedback.
Obrigado
BrunoF_Vodafone
em 30-10-2018 06:41 PM
em 30-10-2018 06:55 PM
Para ter acesso às funcionalidades pretendidas deverá configurar a solução TP-Link Deco M5 no modo Router e ligar o Deco Master diretamente ao Router da Vodafone. O Master será responsável pela gestão da rede Wifi e as funcionalidades indicadas abaixo (QoS, Controlo Parental e outras) estarão disponíveis para o utilizador poder configurar.
Aconselhamos a desligar as redes WiFi emitidas pelo Router da Vodafone.
Em caso de dúvida/dificuldade, sugerimos o contacto direto com atendimento técnico , através do 16913.
Obrigado
Brunof_Vodafone
em 30-10-2018 10:03 PM
em 02-11-2018 10:03 AM
em 02-11-2018 04:41 PM
Olá @Pedrolorena,
Após análise, verificamos que não vão existir conflitos de DHCP na rede local. A rede WiFi dos Decos é gerida pelo Deco Master e a restante rede local é gerida pelo Smart Router (gamas IP distintas).
Confirmamos que existirá double NAT (um NAT aplicado pelo Deco Master e outro NAT aplicado pelo SmartRouter) que não afeta o serviço de Internet.
As funcionalidades de QoS são aplicadas à rede WiFi gerida pelos Decos. Como tal, recomenda-se que o WiFi do Smart Router Vodafone esteja desligado.
As funcionalidades de QoS não são aplicadas a outros dispositivos ligados nas portas LAN do Smart Router, destinam-se a ser aplicadas apenas à rede WiFi dos Decos.
Caso necessite, sugerimos o contacto direto com suporte técnico, através do 16913.
Obrigado,
André_Vodafone
em 02-11-2018 06:53 PM
Boas
Desculpe mas não é verdade.
1-Se ligar um Router (Deco M5) a outro Router (SmartRouter) vão estar 2 DHCP em conflito. A unica forma de tal não acontecer é desligar um dos DHCP. Se deligar o do DECO, não vai atribuir IPs aos dispositivos ligado por WiFi. Se desligar no Smart Router não atribui aos dispositivos ligados por Ethernet.
Outra hipotese será criar uma segunda Rede de nome diferente e com gamas de IP diferentes para os DECO mas neste caso temos outros problemas. Por exemplo, tenho uma SMART TV ligada por WiFi e um Servidor de Media ligado por Ethernet. Como vão comunicar entre si se um está numa rede e outro está noutra
2-Double NAT não vai criar problemas? O dispositivo não consegue gerir o QoS se não comunicar directamente com a rede WAN para perceber o tipo de trafego e modelar conforme o seleccionado pelo utilizador (seja gaming, streaming...etc).
Esta comunicação é feita pelo NAT. Para funcionar tem de ser directamente com a rede "externa" o que no caso de double NAT não vai acontecer porque o NAT do DECO vai comunicar com o NAT do SmartRouter.
Continuo a aguardar um resposta.
Obrigado
Pedro
em 30-01-2019 11:41 AM
Olá Pedro,
Tenho exactamente as mesma dúvidas/preocupações.
Estou interessado em adquirir e instalar um sistema mesh. Pelo que percebi pelas respostas, no Super WIFI extra e Premium, acabam por desperdiçar o próprio Smart Router, pois na instalação desactivam o WIFI no mesmo, ficando apenas o WIFI dos DECOs. E obviamente, temos double NAT e os equipamentos Ethernet não comunicam com os do WIFI e vice-versa. Péssima solução da Vodafone - tudo se resolvia se permitissem modo Bridge. Enfim...
Seja como for, que indicações obteve do suporte técnico? Conseguiu configurar algo de forma decente?
Era óptimo se pudesse partilhar aqui a que conclusão chegou.
Antecipadamente grato,
ASCampo
em 04-09-2020 12:21 AM
Alguém ja conseguiu ultrapassar isto?
Se desativar o dhcp do router HG8247Q a box tv deixa de funcionar. O correto seria só a DECO m5 atribuir IP´s e ativar a opção iptv na deco e ligar lá a box mas não funciona. Quando ativo essa função independentemente de ligar na porta 1 ou porta 2 fico logo sem net nas DECO.
como estao dois DHCP´s por vezes os equipamentos cabelados apanham ip do router da vodafone quando não deveria ser pela DECO.