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Solução

REINTRODUZAM A APP VODAFONE TV PARA WINDOWS!!!

crisan99
Visitante
Visitante

Bom dia (ou não, para mim).

Sem aviso prévio, constatei que descontinuaram a app Vodafone TV para Windows, encaminhando os utilizadores para a visualização através do site "tv.vodafone.pt". Embora discorde, acabei por aceitar, até ir testar.

Resultado: - Entrada no site normal; - Ambiente gráfico interessante e bem conseguido.

O problema começa quando se tenta ver TV - seja emissão ao vivo, seja gravações pessoais. Tentativa inicialmente feita no navegador Microsoft Edge (ultima versão, actualizado).

Nada. Zero. Fica uma tela a carregar por longos períodos até que, mais tarde, apresenta o seguinte erro, informando que "não é possível reproduzir o conteúdo. Por favor tente mais tarde. (WV1865)".

Expandi os testes aos seguintes browsers: - Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera, Chromium. Todos nas últimas versões, e actualizados ao minuto. NADA. Cookies limpos e logins efectuados de novo. Resultado igual. Testes repetidos em sessões privadas do browser. MESMO PROBLEMA. Sistema operativo Windows 10, actualizado com todos os patches.

É uma vergonha, e estou seriamente a ponderar se renovo ou não a minha fidelização com a Vodafone, que está prestes e acabar. Não se troca uma funcionalidade existente por uma opção precária, quando se quer prestar um serviço de qualidade, como tem sido até aqui!

E antes que venham com a história de ligar para aqui e para ali, falar com o bot tobias ou o que quer que seja, tenham em mente que este post não é um pedido de resolução para um problema individual, mas sim o alerta para um problema que, como poderão ver pelos fóruns, começa a ser persistente e comum a inúmeros utilizadores (fora os que nem sabem que este fórum existe).

Por isso o que eu pretendo com este alerta, é que voltem atrás com a decisão asinina de descontinuar a aplicação Windows, ou seja, voltar a permitir que, quem a tem instalada, pelo menos, a possa continuar a usar. É o mínimo que se pode exigir para uma empresa que se deve manter comercialmente honesta!

Muito Obrigado

 

 

51 RESPOSTAS 51

BrunoF_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @crisan99,

 

Agradecemos o seu contacto.

 

Compreendemos a sua insatisfação e lamentamos as dificuldades que tem tido com a nova versão da TV Vodafone. 

 

Neste momento os browsers e versões compatíveis são:
Google Chrome 42 (ou superior)
Microsoft Edge 12 (ou superior)
Firefox 42 (ou superior)
 

Devido à evolução da tecnologia e das normas de segurança, a Vodafone TV para web só suporta reprodução de conteúdos quando existe uma ligação HDCP.


O HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection) é um sistema concebido para proteger o conteúdo digital contra a duplicação não autorizada.
 

A ligação a um monitor externo tem de ser feita por HDMI. 

 

Caso tal não aconteça (ex: cabos VGA ou adaptadores externos), o conteúdo é bloqueado até existir uma ligação segura:
 

• Se tiver um segundo cabo ligado ao PC que não tenha HDCP, a reprodução é bloqueada
• Por vezes o cabo HDMI deixa de funcionar ou está instável. Como a ligação não é segura, o conteúdo fica bloqueado
• Se tiver outras aplicações instaladas, que permitam acesso remoto – teamviewer, anydesk, etc, o conteúdo é bloqueado.

 

 

Agradecemos a sua compreensão e esperamos continuar a ser merecedores da sua confiança.

 

Obrigado,

BrunoF_Vodafone

Quem foi a alma caridosa que decidiu remover a aplicação nativa de windows? Quando se gaba o serviço, aparece sempre alguma pérola como esta. Para quando uma publicidade manhosa no site da vodafone tv? De preferência com banners para não se conseguir ver tv decentemente.

Brincadeiras à parte, a experiência de utilização da nova vodafone tv, de 0 a 10 leva 1.

Bom dia,

Agradeço a tentativa de explicar o que não tem, infelizmente, justificação possível.

Vamos por partes:

  • Compreende-se a utilização do HDCP para protecção de conteúdos, mas não numa versão web da aplicação. E porquê? Porque o esforço para encriptar o conteúdo acaba por prejudicar a experiência do utilizador, que se vê privado do serviço, só porque não tem um cabo HDMI (não é o meu caso). Além disso, um browser web não é uma set-top box onde podem fazer a validação do hardware e garantir a codificação do sinal de ponto-a-ponto. Como saberão (ou deveriam saber), um browser web é um software, que tem limitações enormes em termos de acesso ao computador onde está instalado, nomeadamente em termos de acesso às características e definições do display de vídeo. Se assim não fosse, qualquer agente mal intencionado poderia criar uma página web para alterar as nossas definições de resolução de monitor, por exemplo, sem que pudéssemos impedir. Por isso, para a vossa aplicação web, o facto de ter ou não um cabo HDMI é irrelevante, ou deveria ser
  • No caso concreto, tenho dois monitores, ambos ligados por HDMI a uma docking station, por isso, nas vossas palavras, deveria funcionar. Mas não funciona
  • Mais: este mesmo setup, permitiu o funcionamento perfeito da aplicação para Windows. Nada mudou do ponto de vista do hardware e software. Logo, se a vossa explicação fosse válida, deveria funcionar, mas não funciona
  • Preocupa-me como utilizador, o facto de um plugin de web browser desenvolvido em React conseguir aceder a informações tais como "aplicações de acesso remoto que eu tenha instaladas". Este tipo de argumentário é perigoso, pois se efectivamente fosse (ou for) possível detectar que aplicações os utilizadores têm instaladas nos computadores, a que mais conseguiriam (ou conseguem) aceder? Convém mostrar este parágrafo aí ao "chefe da banda", e corrigir o texto, caso contrário é expectável que as coisas possam correr mal, à medida que mais utilizadores se forem apercebendo disto. E ainda não cheguei ao ponto de apresentar uma reclamação formal e uma queixa na DECO, porque acredito que o bom-senso prevalecerá, e no mínimo reporão o acesso à aplicação Windows, até que a vossa solução web seja corrigida adequadamente

Reconheço que quem responde a estes tópicos não tem culpa do que se está a passar, mas tem a possibilidade (e a responsabilidade) de transmitir o feedback recebido a quem está acima na hierarquia. Não pode valer tudo, e clientes que, como eu, que há anos se sentem plenamente satisfeitos com a Vodafone, não podem agora ser privados de um serviço porque um qualquer "iluminado" decidiu eliminar uma aplicação que estava funcional, e que permitia além disso manter a protecção de conteúdos que é legítima e justa para o operador.

Agradeço que façam chegar este feedback a quem de direito.

Já recebi a proposta para renovar a minha fidelização com a Vodafone, mas neste momento vou mantê-la em standby até ver algum desenvolvimento positivo deste tópico.

Obrigado

Olá @crisan99

 

Compreendemos  sua insatisfação e estamos aqui para ajudar. 

 

Todos os dias a Vodafone trabalha com o objetivo de melhorar os produtos e serviços prestados, obtendo assim a fidelização e satisfação dos nossos Clientes.

 

Para que possamos analisar a sua questão, pedimos, por favor, que nos envie uma mensagem privada com os seus dados de cliente: NIF e número da conta Vodafone. 

 

Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".  

 

Obrigada, 

Barb_Vodafone

Bom dia, 

Agradeço a disponibilidade, mas como referi isto não se trata de um problema individual.

Já efectuei algumas validações, e efectivamente estamos a falar de restrições próprias do HDCP, que é implementado nos computadores através de DRM (Digital Rights Management), seja pela tecnologia PlayReady ou Widevine (as duas usadas pelo browser Microsoft Edge). Infelizmente tais tecnologias têm a possibilidade de aceder a partes do sistema operativo que não seria suposto, tal como a Sony fez há uns anos com a sua tecnologia de protecção de CDs, que instalava um rootkit no computador dos utilizadores sem que estes disso tivessem conhecimento, até o escândalo ter rebentado.

Mas o DRM é algo que passa ao lado da Vodafone, pelo menos na sua implementação mais técnica.

A questão aqui é, e como outro utilizador já o mencionou nesta thread, a de me ser possível aceder a outros fornecedores de stream vídeo (Netflix, Amazon Prime Video, e HBO max), no mesmo computador, com o mesmo setup, nos mesmos browsers, e todos eles funcionam na perfeição. 

Além disso, eu não posso ser obrigado a deixar de usar um software de acesso remoto que eventualmente tenha no meu computador (eventualmente até porque presto suporte IT remoto), só para ter acesso à TV Vodafone, e poder ver os meus programas preferidos ou as minhas gravações numa pequena janela enquanto trabalho, nem é legítimo ser-me exigido que prescinda de um dos meus dois monitores só porque quem me fornece stream TV acha que isso pode ser usado para fins menos adequados.

Por isso a questão aqui, mais do que pensar em resolver um problema em específico, é sim a de resolver o problema de fundo, e enquanto isso não acontece, repor a aplicação Windows em funcionamento, voltar a colocá-la disponível na Microsoft Store, e mantê-la enquanto o problema não for resolvido, tal como fazem com a versão para MacOS. Ainda pensei em instalar uma máquina virtual MacOS para poder continuar a ver um serviço de TV para o qual pago, mas em bom rigor esse não é o caminho, nem nunca deveria ser, e no meu caso concreto certamente não será. 

Muito Obrigado

Exactamente!
Eu estou a sofrer do mesmo.
Tenho 2 monitores ligados por HDMI, em placas diferentes e que até suportam HDCP, Tenho que ter Teamviewer e agora estes gajos decidem, por obra e graça dum atrasado mental qualquer, que eu não posso usar o meu setup e o software que uso?

Mas que raio é isto?
Então imaginem lá que o Manel tem uma TV Samsung e tal, a coisa corre bem, e de repente um atrasado mental qualquer da Vodafone de repente tem um chilique qualquer e decide que a partir de agora a TV Vodafone só funciona com LGs...
Das duas uma, ou a Vodafone põe lá em casa uma TV LG ou o contrato é legitimamente cancelado, CERTO?

Portanto, meus amigos...
Eu tenho 2 monitores 4k de 28 polegadas. que uso no meu trabalho. É num deles que estou habituado a ver a TV enquanto trabalho.
Agora não posso.
Portanto, ou vocês me metem cá em casa uma TV 4k de 28 polegadas pelo menos, ou eu cancelo esta porcaria.
Ou metem a App a funcionar de novo.
Simples.

Caríssimos senhores.

Eu contratei o serviço Vodafone porque me permitia ver TV no meu PC.
O meu PC é um portátil Assus ROG STrix 15 Q.
Tenho 64Gb de Ram, 2Tb, uma Ryzen 9 5000, uma RTX 3070 e uma outra interna AMD.

Tenho duas saidas HDMI onde tenho ligados dois monitores 4k de 28 polegadas

Uma saída HDMI nativa e uma saída HDCP por usb-c. 
AMBAS suportam HDCP, claro.

NO ENTANTO, se eu ligo os dois monitores, acabou-se.

QUEM SÃO VOCÊS, para me dizerem o que eu posso ou não usar no MEU computador em casa???
Este é o meu setupo de trabalho que eu uso há anos!!!
A vossa App funcionava.
Agora esta **bip** não funciona...

e eu tenho que pagar isto e calar-me????
Não.
Ou vocês voltam a por a APP a funcionar ou eu cancelo esta porcaria com razão e não vos pago UM tostão!
Ou podem sempre oferecer-me uma TV para colocar aqui no escritório...

Que parvoíce!

A nova tv.vodafone.pt pelos vistos não funciona por DisplayPort que é um standard para computadores desktop mais recente e mais evoluído que o HDMI.
E isso só começou a acontecer há poucos dias, apesar de dizer no site que só funciona por HMDI o que seria ridículo, funcionou por DisplayPort até há 3 ou 4 dias.
É um absurdo inventarem fantasmas para chatear uma grande quantidade de clientes que querem apenas ver TV no computador.

Olá @joaovidebarbosa 

 

Lamentamos a sua insatisfação.

 

Informamos que a ligação a um monitor externo tem de ser feita por HDMI de forma direta. 

 

Caso tal não aconteça (ex: cabos VGA, adaptadores externos ou dockstations), o conteúdo é bloqueado até existir uma ligação segura.


Se tiver um segundo cabo ligado ao PC que não tenha HDCP, a reprodução é bloqueada.

 

Se tiver cabos HDMI ligados ao PC, mas um ou mais estiverem desligados, a ligação HDCP é comprometida e a reprodução de conteúdos pode ser bloqueada.

 

Por vezes o cabo HDMI deixa de funcionar ou está instável. Como a ligação não é segura, o conteúdo fica bloqueado.

 

Se tiver outras aplicações instaladas, que permitam acesso remoto e comprometam a ligação HDCP - ex: teamviewer, anydesk, etc, o conteúdo é bloqueado”.

 

Agradecemos a sua compreensão.

 

Obrigada,

Susan_Vodafone