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Solução

Perda de pacotes, ips/servidores Vodafone

RuiS__11
Ultra Visitante
Ultra Visitante
Boas.

Após 1 ano de má experiência relativamente a perdas de pacotes, afetando o funcionamento da minha experiência de jogo (diversão e competição) e após terem sido identificadas as falhas e até ao dia de hoje nunca terem sido resolvidas, foi-me ontem comunicado por um assistente da Vodafone que realmente os ips identificados por mim eram da Vodafone, mas que não haveria mais nada a fazer.

Ora bem, a fatura continuou sempre a vir igual… e para além de tudo isso, identifiquei também um cliente vosso de 2022 em que tinha exatamente o mesmo problema que eu, problema esse que ficou resolvido.

Cliente com queixas em 2022:

https://forum.vodafone.pt/t5/Net-Voz/Problema-com-os-vossos-router-interno-chegando-a-mais-de-30/td-...

Após o lançamento do último jogo FC25, lá voltei eu a comprar um jogo e voltar a jogar utilizando o serviço da Vodafone. Para meu espanto (ou não), era notório ser eu o único jogador de todos os meus amigos com delay (atraso) em todas as ações efectuadas (isto tudo, obviamente só acontece online, porque da primeira vez colocaram em possibilidade os meus equipamentos e esta PlayStation já é outra). Acontece que por sorte minha, um dos meus amigos é também cliente Vodafone. Utilizando os 2 o PingPlotter e efectuando a mesma rota os 2 é visível a perda de pacotes apenas na minha rota, sendo os 2 servidores da Vodafone por onde passam diferentes nos 2 utilizadores (provando isto apenas existir perdas de pacotes nos 2 servidores da operadora por onde passa a minha rota).

Screenshots:

https://files.fm/u/mstrpc5mqx

Após ter efectuado o preenchimento de formulário na Vodafone relativamente a este assunto, senti necessidade de expor por este meio também, pois acho relevante partilhar esta situação com outros clientes que pelo meu conhecimento, também estarão a passar pelo mesmo (basta terem as suas rotas a passar nestes ips), não sabendo eles do que se pode tratar.

Espero com isto também ajudar na resolução tanto os técnicos como a Vodafone a melhorar a qualidade do serviço, como na resolução deste problema, que persiste há pelo menos 1 ano do meu lado.

Após o envio do formulário e a exposição do mesmo neste fórum, não sendo resolvida a situação (espero eu que seja), irei proceder aos próximos passos.

Obrigado desde já.
34 RESPOSTAS 34

Boa tarde Ruis, conseguiu resolver seu problema?
Quantos de ms fica durante suas partidas?

Boas. Ainda não, mas espero conseguir. Costumo ter 16/18ms no UT e 40ms no pro clubs. Mas isso é meio que relativo se tiveres perdas de pacotes na rota. Mas quanto costumas ter?

RuiS__11
Ultra Visitante
Ultra Visitante
Vamos voltar a falar dos descartes de ICMP então… neste exato momento acabei de efectuar os mesmos testes e para no primeiro salto as perdas estão nos 75% após enviar 10 pacotes e no segundo está nos 91%.

Querem então dizer-me que apenas estão a passar ICMP’s? Se há uma perda assim tão grande, é impossível ser apenas descarte de ICMP!

Acho impressionante a forma como este assunto está a ser gerido, achando que os clientes não percebem do assunto e do que se está a passar… enfim.

Olá @RuiS__11 

Conseguimos compreender a sua insatisfação e garantimos que não é de todo esta a imagem que a Vodafone pretende transparecer.

Temos registo que foi esclarecido sobre o tema.
Caso a troca de IP não tenha ajudado, deverá contactar novamente o departamento técnico e verificar se existe alguma alternativa.
Agradecemos a sua compreensão.

Obrigado

Prag_Vodafone

Ora vamos lá então mais uma vez. 

Após a minha ultima abordagem e após queixa no livro de reclamações, a resposta foi obviamente a que eu já esperava por parte da Vodafone. Que as perdas de pacotes nos servidores indicados nas seguintes imagens (a primeira da minha rota, com perda de pacotes e a segunda de um colega meu com o serviço da Vodafone também, não passando pelos mesmos servidores com problemas, sem perda de pacotes), eram perdas de pacotes de ICMP. Aproveito também para deixar um resumo daquilo que são descartes de ICMP (basta efetuar uma pesquisa e todos percebem o que é):

"O ICMP (Internet Control Message Protocol) é um protocolo usado principalmente para mensagens de erro e diagnóstico, como o famoso comando ping para medir latência. Jogos multiplayer online geralmente utilizam outros protocolos, como UDP ou TCP, para enviar dados de jogo (posicionamento de jogadores, ações, etc.)."

 

IMG_1043.JPEGed356ef2-6431-4ff8-96ba-d2d2a79dd42b.JPEG

Visto isto, e sendo esta a resposta da Vodafone, vamos presumir que sendo essa a justificação para aparecerem perdas de pacotes na minha rota, eu não teria qualquer problema de jogabilidade por culpa da Vodafone. Mas sendo a empresa da EA uma empresa que nos dá muitas ferramentas de teste, lá fui eu ao site da EAHelp, onde conseguimos consultar a qualidade da nossa ligação, a perda de pacotes enviados pelo jogo e inclusive quais as melhores operadoras para jogar. Então deixarei aqui o resumo de conexões de jogos efetuados por mim e não só pela operadora em questão, trazendo assim mais termos de comparação. Deixarei também alguns resumos da própria EA que nos ajudam a perceber o que pode estar errado.

Screenshot_2.pngScreenshot_1.png

Esta é a pontuação de ligação atual da Vodafone. É recomendada acima dos 95  e antes de todo este problema ter começado no ano passado em Outubro, a pontuação na altura visualizada por mim era 98 (Fantástica). Atualmente é de 73 (razoável), o que obviamente pode degradar a minha experiencia, que é o caso. É também visível a tal perda de pacotes, que se encontra a amarelo e é também explicada pelos criadores do jogo.

IMG_1106.JPEG

Aproveito também para deixar o resumo do que é a perda de pacotes e como ela me pode estar a afetar, inclusive com tudo o que me queixei desde sempre (também disponibilizada pelos mesmos).

https://prnt.sc/cZ1dEhYBXe8p

Por ultimo, vou também aqui deixar os resultados de ligações dos meus jogos, tanto com a Vodafone como com outra operadora. Onde é visível a perda de pacotes existente apenas nas ligações da Vodafone. 

Vodafone:

https://prnt.sc/bKV4lZ-j1W0- 

https://prnt.sc/BeGK5MURye4N

Nos:

https://prnt.sc/DXAHrM_2CwNJ 

 

Acho que desta vez ficou ainda mais explicito e gostaria assim, que o problema fosse realmente resolvido, pois como já referi, até Outubro do ano passado a pontuação de qualidade era muito boa e nunca tive qualquer problema ou razão de queixa relativamente a este assunto. Fui sempre bem servido até essa data e assim gostaria de continuar, mas já vi que vai ser muito difícil!

Espero para além de estar a ajudar a Vodafone, ajudar também alguns dos clientes a perceberem o que se está a passar com as suas conexões quando jogam. 

Obrigado desde já. 

 

 

 

 

Verificámos que já tivemos a oportunidade de o esclarecer relativamente a este tema da perda de pacotes.

 

Uma vez que tem mais questões sobre este assunto,  sugerimos o contacto com a nossa linha técnica 911 691 300, para que a situação seja verificada e lhe sejam prestados esclarecimentos.

 

Agradecemos a sua compreensão.

 

Caso possamos ajudar em mais alguma questão, por favor, não hesite em contactar-nos.

 

Desejamos-lhe um bom fim de semana.

 

Obrigada,

Susan_Vodafone

De realçar que esclareceram sem qualquer tipo de razão! A Vodafone parece viver num mundo onde os clientes nunca têm razão… E está mais do que provado que o problema existe e não é resolvido…

E espero que toda a gente perceba o que se está a passar e que este tópico seja visto por todos os que enfrentam o mesmo problema.

Parabéns pelos post's e pela luta. Nas últimas semanas tenho tido o mesmo problema que mencionaste, embora sejam servidores diferentes. Quis pesquisar um pouco para tentar perceber se havia alguma informação/solução antes de reportar o problema. Infelizmente ,o que vi aqui, é tudo o que espero quando contactar a operadora. Já tive problemas semelhantes com a NOWO, onde acabei por rescindir unilateralmente após várias reclamções onde o problema nunca foi solucionado. Vai-nos mantendo informados que isto é melhor que algumas séries da Netflix!

Olá @Vicente123 

 

Lamentamos que esteja a sentir este problema.

 

Garantimos que a satisfação dos nossos clientes é a nossa prioridade. Pautamo-nos por elevados padrões de qualidade, quer na prestação de serviço, quer no apoio prestado. 

 

Para resolução da dificuldade, pedimos, antes de mais, que teste a colocação de IP Fixo. Para podermos auxiliá-lo nesse processo, pedimos que ligue para a nossa linha técnica 911 691 300.  

 

Permita-nos esclarecer que a maior parte dos IP?s identificados ao longo dos caminhos nos traceroutes, não pertencem à Vodafone. Apenas os primeiros IPs pertencem à Vodafone, os seguintes pertencem a provedores externos.


Informamos que todos os operadores de internet não são obrigados a responder aos pedidos de ICMP. Sendo o ICMP umas das muitas formas de atacar os routers, os operadores colocam limites máximo de pacotes ICMP admitidos, pelo que é comum existirem pacotes de ICMP descartados sem haver congestões. Quando existem congestões, os pacotes são descartados de forma aleatória.

 

Agradecemos a sua compreensão.

 

Obrigada,

Susan_Vodafone