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Wifi Calling

ffilipe0
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Boa noite, sei que a vodafone foi a primeira a trazer o VoLTE a portugal, isto quando a vodafone era pioneira nas novas funcionalidades. Ora, acontece que a operadora concorrente NOS já oferece aos seus clientes o Wifi Calling que, pasme-se, teria sido bastante útil durante o dia de hoje, onde algumas redes 3G pura e simplesmente não estavam a funcionar para fazer ligações devido ao ataque à rede. A NOS já dispõe de wifi calling há pelo menos 10 meses, e penso que já está na hora da vodafone procurar disponibilizar essa opção aos seus clientes. Ou uma empresa é pioneira, ou fica para trás. Em tempos a vodafone já foi pioneira, mas nos últimos anos tem optado por uma postura do "deixa andar". Acho que este é um bom momento para a vodafone refletir e optar por voltar a ser pioneira na sua área. Deixo também o apelo para a utilização de eSIM em todos os smartwatches disponíveis (como Galaxy Watch 4).

Cumprimentos

 

31 RESPOSTAS 31

TCB13
Visitante
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Boa tarde,

Aqui estamos nós em 2024 e a Vodafone Portugal continua a não disponibilizar um serviço bastante útil que está disponível nas outras operadoras nacionais. Este serviço não é apenas um capricho, é importante para todos os clientes que vivem em zonas com fraca cobertura até muitas vezes para situações de emergência.

Relembro que esta tecnologia está disponível no iPhone desde 2013 tendo sido adotada em massa na maior parte dos países a partir de 2015.

Há coisas que eu não consigo compreender no serviço da Vodafone, ou melhor, na gestão e nas prioridades da empresa, em resumo:

  1. Serviço Wi-Fi Calling que continua a não existir em 2024: como já disse, um serviço essencial a quem tem fraca cobertura da rede móvel e com a vantagens clara para a Vodafone de reduzir a quantidade de chamadas a serem transportadas pela rede móvel. Porque é que acham que a NOS foi a primeira a disponibilizar isto? 🙂
  2. Cobrança do serviço Vodafone OneNumber: para além de terem demorado anos, mais do que a NOS, a disponibilizar uma solução eSIM para smartwatches ainda cobram 5€/mês pelo serviço. Este serviço deve ser gratuito uma vez que é mais uma forma de incentivar os clientes de smartwatches a consumir minutos/dados;
  3. "Qualidade" de áudio das chamadas: uma chamada entre dois números da Vodafone tem menor qualidade de audio do que uma chamada entre qualquer outros dois números de outra operadora nacional. Até uma chamada de WhatsApp ou Facetime é hoje bastante superior a uma chamada pela rede Vodafone, noto que estamos a falar de uma chamada VoIP com compressão, transmitida pela Internet e mesmo que seja realizada em 4G e tenha de atravessar toda a infraestrutura da Vodafone até chegar a algum datacenter e retornar para outro cliente continua a ser superior;
  4. Serviço cartão Duo Multi-SIM: permite utilizar de forma alternada dois equipamentos e apenas isso. O serviço da MEO permite utilizar em simultâneo dois equipamentos e podemos definir com o envio de um SMS qual dos equipamentos receberá chamadas. Realizar chamadas ou utilizar a internet fica disponível em simultâneo em ambos. Um serviço como o da MEO era mais uma boa forma da Vodafone incentivar o consumo, mas claro que são incapazes de reconhecer isto;
  5. Chamadas e mensagens no computador: a Vodafone já teve um serviço destes mas acabou por abandoná-lo, mais uma grande falha na estratégia da empresa. Durante a pandemia assistimos às PMEs a adquirirem em massa soluções como o Zoom e o MS Teams, já pensaram na quantidade de negócio que a Vodafone perdeu por não disponibilizar uma simples aplicação de chamadas e video-chamadas no computador associada aos números de telefone dos clientes? Acredito que com uma campanha de marketing muito básica no início da pandemia pelo menos metade dessas PMEs teriam passado a usar uma solução vossa apenas por conveniência e teriam tido a oportunidade de faturar milhares de horas de chamadas com isso;
  6. Falta de IPv6 no serviço de internet fixa: não consigo compreender de todo https://pulse.internetsociety.org/technologies ;
  7. Falta de um serviço "bridge": todas as outras operadoras disponibilizam, enquanto isso a Vodafone continua a forçar os seus clientes a utilizar os seus routers extremamente fracos e pouco flexíveis. Façam como a MEO e a NOS, coloquem uma opção para ligar o bridge numa das portas do vosso router e deixem os clientes utilizarem os equipamentos que quiserem.

Na última década a Vodafone passou de uma operadora pioneira em Portugal com serviços de qualidade quase ao operador mais rudimentar que temos tudo por má gestão de prioridades. Parece ser também o mais vulnerável a ataques informáticos, afinal a Vodafone foi quem já ficou praticamente um dia sem serviços e muito possivelmente ninguém na empresa consegue garantir que os dados dos clientes não foram comprometidos.

Uma vez que são incapazes de internamente desenvolver soluções inovadoras sugiro que façam pelo menos duas coisas, a primeira é lerem as reclamações dos clientes e agirem e a segunda é observarem as tendências do mercado e copiarem. Parece-me que a Vodafone para ter um rumo / novos produtos depende muito de "consultisses" e estudos de mercado questionáveis, isto é com base em perguntas e premissas pouco fundamentadas na realidade, em vez de observarem os clientes reais.

Olá @TCB13,

 

Agradecemos o seu contacto.

 

A Vodafone trabalha todos os dias com o objetivo de melhorar os produtos e serviços prestados, obtendo assim a fidelização e satisfação dos nossos Clientes. Nesse sentido, agradecemos o seu feedback e sugestões apresentadas. Estas serão encaminhadas internamente.

 

Obrigado,

Rodolf_Vodafone