Criação
Resposta
Solução
02-10-2023 11:22 AM - editado 06-10-2023 03:29 PM
Olá,
Estou a escrever este post porque enfrento obstáculos constantes ao tentar contactar o suporte técnico através dos números 16912 e 16913. Sou sempre redirecionado para o Tobby ou para o WhatsApp deste mesmo bot, o que não é nada útil quando a minha questão é de natureza técnica e requer análise especializada.
Em 2019, resignei-me ao facto de não poder habilitar o modo bridge no router derivado ao meu contrato com a vodafone ser particular, resultando na configuração do meu router para funcionar com a função DMZ do router da Vodafone. No entanto, isto é um paliativo. O NAT continua a ser gerido pelo router da Vodafone, o que cria problemas.
Problema: NAT loopback
O NAT loopback ocorre quando um dispositivo na rede interna tenta comunicar com outro dispositivo na mesma rede através do endereço IP público. No meu caso, isto está a causar falhas nas ligações, tanto na LAN como na WAN. Os pedidos falham porque são indevidamente roteados de volta para a rede interna em vez de serem encaminhados corretamente.
A incapacidade de processar pedidos devido ao NAT loopback compromete o contrato de prestação de serviços. Este é um problema significativo e, de acordo com as cláusulas contratuais relativas à prestação de serviços técnicos eficazes e fiáveis, pode constituir uma violação do contrato - tenho imenso tráfego perdido à conta deste problema.
Consegui mitigar parte deste problema implementando NAT hairpinning para portos específicos. Isto só é aplicavél em situações bastantes particulares em que conseguimos indentificar src ip, dst ip + port e + src/dst interface. O mesmo já não funciona para os restantes pedidos. Já para não falar do imenso trabalho que dá para fazer trace a cada caso e identificar em que ponto da ligação temos NAT loopback
Pedido Direto à Vodafone
Dada a gravidade deste tema e as potenciais quebras contratuais que ele pode causar, solicito uma resposta especializada e técnica. Não me digam para "Contactar o suporte técnico", isso requer ter de passar pelo Tobby ou outros agentes virtuais, ou mesmo uma primeira linha com respostas padronizadas para o clássico "Modo Bridge não funciona na vodafone"
Agradeço a vossa atenção
Solucionado! Ir para a Solução.
em 31-10-2023 11:51 AM
Olá @SamuelM,
Desde já, lamentamos a sua insatisfação.
Informamos que respondemos a sua mensagem privada, pedimos que por favor verifique a mesma.
Obrigado,
Jvitor_Vodafone
em 31-10-2023 12:39 PM
16-11-2023 03:47 PM - editado 16-11-2023 04:05 PM
Viva,
Gostaria de atualizar este post com o estado atual da situação.
Decidi contactar o suporte técnico através do 16912 para saber se ja havia algum update. Ninguém sabia da existência deste post. O tópico em causa nunca chegou a nenhuma equipa técnica, nem a nenhum departamento de eng da Vodafone.
Isto estava a ser visto por quem afinal nas últimas 6 semanas? Vocês responderam que estava a ser analisado internamente, por quem mesmo?
Adiante, eis a resposta oficial (e terminal) que obtive por parte do dep. técnico da Vodafone:
" Não suportamos/reponsabilizamos pelo tráfego perdido. Isso é problema do seu Router, desligue o NAT que resolve o problema"
Então mas vocês estão-me a mandar desligar o NAT (Firewall) do meu Router? Então e a minha segurança Informática que tenho de garantir (Clausula E1)?
Com esta maravilhosa (e não brilhante) conclusão, despeço-me da Vodafone. Felizmente estes acontecimentos ocorreram perto do fim da minha fidelização (Dezembro).
Um bem haja.
PS: Sugiro que invés de areia, comecem a atirar soluções. Isto foi, sem sombra de dúvidas, vergonhoso.
Solução: Mudar de operador.
em 16-11-2023 05:46 PM
Olá @SamuelM,
Uma vez que esta situação para nós ainda não se encontra concluída, respondemos por mensagem privada.
Pode verificar, por favor?
Obrigada,
Rosa_Vodafone
em 20-02-2024 12:17 PM
Olá utilizadores que andam para aqui a ler este tópico,
Vim só deixar aqui uma mensagem para confirmar que o problema ficou mesmo resolvido, estou com a MEO desde do inicio de Janeiro e nunca mais tive problemas com perca de tráfego derivado a NAT loopback.
Incrivél.
Bem haja