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Solução

Problemas Técnicos Com Modo Bridge e NAT Loopback – Violação de SLA e Quebras Contratuais

SamuelM
Visitante Junior
Visitante Junior

Olá,

Estou a escrever este post porque enfrento obstáculos constantes ao tentar contactar o suporte técnico através dos números 16912 e 16913. Sou sempre redirecionado para o Tobby ou para o WhatsApp deste mesmo bot, o que não é nada útil quando a minha questão é de natureza técnica e requer análise especializada.

Em 2019, resignei-me ao facto de não poder habilitar o modo bridge no router derivado ao meu contrato com a vodafone ser particular, resultando na configuração do meu router para funcionar com a função DMZ do router da Vodafone. No entanto, isto é um paliativo. O NAT continua a ser gerido pelo router da Vodafone, o que cria problemas.

Problema: NAT loopback

O NAT loopback ocorre quando um dispositivo na rede interna tenta comunicar com outro dispositivo na mesma rede através do endereço IP público. No meu caso, isto está a causar falhas nas ligações, tanto na LAN como na WAN. Os pedidos falham porque são indevidamente roteados de volta para a rede interna em vez de serem encaminhados corretamente.


A incapacidade de processar pedidos devido ao NAT loopback compromete o contrato de prestação de serviços. Este é um problema significativo e, de acordo com as cláusulas contratuais relativas à prestação de serviços técnicos eficazes e fiáveis, pode constituir uma violação do contrato - tenho imenso tráfego perdido à conta deste problema.

Consegui mitigar parte deste problema implementando NAT hairpinning para portos específicos. Isto só é aplicavél em situações bastantes particulares em que conseguimos indentificar src ip, dst ip + port e + src/dst interface. O mesmo já não funciona para os restantes pedidos. Já para não falar do imenso trabalho que dá para fazer trace a cada caso e identificar em que ponto da ligação temos NAT loopback

Pedido Direto à Vodafone
Dada a gravidade deste tema e as potenciais quebras contratuais que ele pode causar, solicito uma resposta especializada e técnica. Não me digam para "Contactar o suporte técnico", isso requer ter de passar pelo Tobby ou outros agentes virtuais, ou mesmo uma primeira linha com respostas padronizadas para o clássico "Modo Bridge não funciona na vodafone"

Agradeço a vossa atenção

14 RESPOSTAS 14

Olá @SamuelM,

Desde já, lamentamos a sua insatisfação.

Informamos que respondemos a sua mensagem privada, pedimos que por favor verifique a mesma.


Obrigado,
Jvitor_Vodafone

"Informamos que o caso ainda está a ser analisado. "

1 mês de análise para dar resposta a algo que está reportado com o devido detalhe neste post? Impressionante.
Imagino o baile que vocês dão a clientes que não possuem know-how técnico.

Continuem lá analisar, eu cá aguardo. Estou sempre disposto a aprender algo novo.

SamuelM
Visitante Junior
Visitante Junior

Viva, 

Gostaria de atualizar este post com o estado atual da situação.

Decidi contactar o suporte técnico através do 16912 para saber se ja havia algum update. Ninguém sabia da existência deste post. O tópico em causa nunca chegou a nenhuma equipa técnica, nem a nenhum departamento de eng da Vodafone.

Isto estava a ser visto por quem afinal nas últimas 6 semanas? Vocês responderam que estava a ser analisado internamente, por quem mesmo?

 

Adiante, eis a resposta oficial (e terminal) que obtive por parte do dep. técnico da Vodafone:

" Não suportamos/reponsabilizamos pelo tráfego perdido. Isso é problema do seu Router, desligue o NAT que resolve o problema"

 

Então mas vocês estão-me a mandar desligar o NAT (Firewall) do meu Router? Então e a minha segurança Informática que tenho de garantir (Clausula E1)? 

 

Com esta maravilhosa (e não brilhante) conclusão, despeço-me da Vodafone. Felizmente estes acontecimentos ocorreram perto do fim da minha fidelização (Dezembro).

Um bem haja.

PS: Sugiro que invés de areia, comecem a atirar soluções. Isto foi, sem sombra de dúvidas, vergonhoso.

Solução: Mudar de operador.

 

Olá @SamuelM,
Uma vez que esta situação para nós ainda não se encontra concluída, respondemos por mensagem privada.

Pode verificar, por favor?
Obrigada, 
Rosa_Vodafone 

SamuelM
Visitante Junior
Visitante Junior

Olá utilizadores que andam para aqui a ler este tópico,

Vim só deixar aqui uma mensagem para confirmar que o problema ficou mesmo resolvido, estou com a MEO desde do inicio de Janeiro e nunca mais tive problemas com perca de tráfego derivado a NAT loopback. 

Incrivél.

Bem haja