cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Problemas Técnicos Com Modo Bridge e NAT Loopback – Violação de SLA e Quebras Contratuais

SamuelM
Visitante Junior
Visitante Junior

Olá,

Estou a escrever este post porque enfrento obstáculos constantes ao tentar contactar o suporte técnico através dos números 16912 e 16913. Sou sempre redirecionado para o Tobby ou para o WhatsApp deste mesmo bot, o que não é nada útil quando a minha questão é de natureza técnica e requer análise especializada.

Em 2019, resignei-me ao facto de não poder habilitar o modo bridge no router derivado ao meu contrato com a vodafone ser particular, resultando na configuração do meu router para funcionar com a função DMZ do router da Vodafone. No entanto, isto é um paliativo. O NAT continua a ser gerido pelo router da Vodafone, o que cria problemas.

Problema: NAT loopback

O NAT loopback ocorre quando um dispositivo na rede interna tenta comunicar com outro dispositivo na mesma rede através do endereço IP público. No meu caso, isto está a causar falhas nas ligações, tanto na LAN como na WAN. Os pedidos falham porque são indevidamente roteados de volta para a rede interna em vez de serem encaminhados corretamente.

A incapacidade de processar pedidos devido ao NAT loopback compromete o contrato de prestação de serviços. Este é um problema significativo e, de acordo com as cláusulas contratuais relativas à prestação de serviços técnicos eficazes e fiáveis, pode constituir uma violação do contrato - tenho imenso tráfego perdido à conta deste problema.

Consegui mitigar parte deste problema implementando NAT hairpinning para portos específicos. Isto só é aplicavél em situações bastantes particulares em que conseguimos indentificar src ip, dst ip + port e + src/dst interface. O mesmo já não funciona para os restantes pedidos. Já para não falar do imenso trabalho que dá para fazer trace a cada caso e identificar em que ponto da ligação temos NAT loopback

Pedido Direto à Vodafone
Dada a gravidade deste tema e as potenciais quebras contratuais que ele pode causar, solicito uma resposta especializada e técnica. Não me digam para "Contactar o suporte técnico", isso requer ter de passar pelo Tobby ou outros agentes virtuais, ou mesmo uma primeira linha com respostas padronizadas para o clássico "Modo Bridge não funciona na vodafone"

Agradeço a vossa atenção

14 RESPOSTAS 14

Mateus_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @SamuelM,

Agradecemos pelo contacto e relato.

Encaminhamos um pedido de esclarecimento sobre este tema internamente, daremos feedback assim que possível. 

Obrigado,

Mateus_Vodafone 

Olá @SamuelM,

O tema está a ser avaliado internamente para melhores esclarecimentos, assim que possível daremos feedback.

Obrigado,

Mateus_Vodafone 

Mateus_Vodafone
Moderador
Moderador

Bom dia @SamuelM,

O tema não foi esquecido, assim que possível daremos feedback. Agradecemos pela sua compreensão. 

Obrigado,

Mateus_Vodafone 

Viva @Mateus_Vodafone  tem algum feedback sobre o assunto em causa?

O meu contrato com a vdf expira em Janeiro, o processo de renovação do mesmo depende deste ponto,

Ainda temos tempo, mas gostaria que o assunto não se extendesse muito

Obrigado

Bom dia @SamuelM,

O tema está em tratamento internamente, pelo que daremos feedback assim que possível.

Obrigado, 

Mateus_Vodafone 

Mateus_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @SamuelM,

Agradecemos pelo tempo em espera. Após análises do nosso departamento responsável, não nos foi possível identificar uma dificuldade geral sobre as informações partilhadas. 

Para podermos avançar com uma análise mais detalhada e encontrar uma solução personalizada, precisamos de alguns dados específicos relacionados à sua conta e acesso. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que essa solicitação possa causar, mas isso é essencial para garantir que a nossa equipa técnica possa investigar e resolver a questão de forma precisa.

Por favor, envie-nos uma mensagem privada com os seguintes detalhes:

• O seu número de conta ou número de acesso
  • O seu número de contacto

Assim que recebermos essas informações, a nossa equipa técnica estará pronta para realizar os testes necessários e trabalhar na resolução do problema. Estamos empenhados em proporcionar uma experiência de serviço fiável e eficaz, e agradecemos a sua paciência enquanto trabalhamos para solucionar este problema.

Fique à vontade para nos contactar em mensagem privada com os dados solicitados, e teremos todo o gosto em ajudá-lo.

Para enviar uma mensagem privada, por favor, selecione um dos moderadores da nossa equipa (estes utilizadores são identificados pelo formato "nome_Vodafone"). Em seguida, escolha a opção "Enviar uma mensagem privada" para iniciar uma conversa confidencial. Estamos aqui para ajudar e responder às suas questões de forma a proteger os seus dados.

Obrigado,

Mateus_Vodafone 

@Mateus_Vodafone  escreveu:

Após análises do nosso departamento responsável, não nos foi possível identificar uma dificuldade geral sobre as informações partilhadas. 

Como assim não vos foi possível identificar uma dificuldade geral? Poderia especificar o que quer dizer por dificuldade geral? É que o problema que eu reportei neste post é tudo menos geral, fiz questão de o identificar da melhor forma possível com o máximo de detalhe sobre a sua natureza. Acho que uma resposta generalista não enquadra bem com o conteúdo inicial deste tópico.

Fizeram algum tipo de análise durante as duas semanas que este tópico esteve em espera? 

Se fizeram, gostaria de saber que tipo de resultados é que estavam à espera de ver. É que tratando-se de loopback dentro da WAN dos clientes é um pouco impossível determinar um problema "geral".

Terei todo o gosto em partilhar a minha conta de cliente consigo via mensagem privada para que o assunto possa ser alvo de análise, no entanto o conteúdo do post vai-se manter atualizado derivado à visibilidade publica que o mesmo tem. O problema é transversal a todos os clientes e como tal convém que esteja à vista de quem o quiser ver.

Gostaria de referir que considero as limitações aqui reportadas quebras contratuais e potenciais violações de regulamentos estabelecidos pela ANACOM.

O contrato de serviço da Vodafone estabelece que sou responsável por assegurar minha própria segurança informática (Cláusula E.1), tomar medidas apropriadas para proteger meus próprios dados e/ou software (E.2) e configurar adequadamente quaisquer acessos sem fios ao equipamento terminal fornecido (E.7). No entanto, gostaria de frisar que contratei um serviço de internet e não um serviço de gestão de redes internas. A decisão de não habilitar o modo bridge no router fornecido interfere diretamente na minha capacidade de administrar minha própria rede, pondo em causa as clausulas supra referidas.

Esta situação contradiz os princípios de "Qualidade do Serviço" e "Transparência e Informação ao Consumidor" frequentemente estabelecidos pela ANACOM. O problema de NAT loopback e a operação forçada em um ambiente de Double NAT comprometem a qualidade do serviço fornecido e podem violar normas relativas à qualidade do serviço prestada pelos prestadores de serviço (neste caso a Vodafone, mas é transversal à concorrência também).

Além disso, a falta de transparência sobre esta limitação técnica afeta minha capacidade de cumprir com as responsabilidades contratuais (Cláusulas E.1, E.2, E.7), e pode estar em desacordo com as diretrizes da ANACOM sobre transparência e informação ao consumidor.

Irei enviar-lhe os meus dados por mensagem privada, mas irei manter este tópico atualizado como disse.

Obrigado

raminmousavi
Super Visitante
Super Visitante

Hey Vodafone!

It's almost comical that you've decided to stop offering Bridge Mode to consumers in the year 2023.

SamuelM
Visitante Junior
Visitante Junior

Bom dia Vodafone, 

Já passou um mês desde que abri este tópico e ainda não obtive nenhuma resposta.

À duas semanas enviei-vos mensagem privada para que possam dar seguimento internamente. Ainda não obtive nenhum contacto por nenhum departamento técnico.

Gostaria de saber o que vos está a bloquear a resolução deste problema.

• Necessitam de traces? Tenho uns quantos.
  • Querem aceder a um lab para comprovarem vocês mesmos  a existência de NAT loopback? Posso fazer provisioning a um rápidamente

Uma simpels captura a um micro-serviço (vamos lhe chamar wan client) a tentar aceder a outro micro serviço exposto na porta 53044 através do IP publico da vdf

cap.png

Quando o acesso é feito internamente através da wan existe NAT loopback, tanto que chegamos ao limite de TTL por falta de resposta.

Este caso é um. Existem outros.

... A bola está do vosso lado.