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Aditivos e Internet Móvel

Subscrição de Aditivos

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Novo Utilizador

Ao consultar a APP da Vodafone, apercebo-me que tendo feito o meu carregamento mensal há dois dias já não tenho saldo. 

Contacto de imediato a Vodafone que me indica que terei subscrito um aditivo/serviço extra/complemento chamado "sexy ...", que cobra €3,99/dia e fazem a sugestão "tem de ter cuidado com os sites que visita e os serviços que subscreve". 

Informou também que a dita subscrição extra estaria indicada na APP Vodafone. Após consulta, não tenho absolutamente nenhum serviço extra subscrito.

É já a segunda vez que a Vodafone me diz que terei subscrito esse serviço, que totalmente desconheço e não sei sequer de que forma o terei subscrito, se é o que o fiz, o que não me parece sequer possível. 

Não é possível que para subscrever um serviço extra, não tenha de aceitar (!) subscrever um serviço extra.

Da primeira vez pedi para que vedassem acesso a qualquer tipo de subscrição extra, o que obviamente não aconteceu. 

Com esta situação já perdi cerca de 20€ com um serviço qualquer que terei subscrito (não deliberadamente), serviço esse que não conheço, não sei o nome, nunca usei , não quiz e não quero. 

É muito grave que a Vodafone coadune com este tipo de situações em que os seus clientes estão a ser claramente prejudicados. 

Irei fazer reclamação por escrito junto da Vodafone e das entidades reguladoras competentes.

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8 RESPOSTAS 8
Antigo Moderador

Olá @jmmc

 

Desde já, pode consultar a informação legal relativamente a estas subscrições aqui.

 

Relativamente à subscrição, o acesso ao canal Sexy pode ser feito através do telemóvel via Portal móvel My Web ou diretamente através de URL.

 

Ao aceder, pode ver alguns conteúdos disponíveis gratuitamente. Para aceder a conteúdos Premium, será necessário ativar uma Subscrição (MetArt, VIP, Sexy Tv, etc…), sendo-lhe sempre apresentada uma página de compra com informação relativa à subscrição que vai ativar (preço, duração, recorrência, como desativar). 

A subscrição apenas ficará ativa após o Cliente clicar no botão Comprar. Após a compra com sucesso, o Cliente fica com acesso ilimitado aos conteúdos (fotos/vídeos) da subscrição que ativou. 

 

Caso pretenda, podemos proceder à desativação. Para tal, basta aceder ao perfil de um dos moderadores e clicar em "Enviar uma mensagem privada". Os moderadores estão identificados por "Username_Vodafone.

 

Obrigado

BrunoC_Vodafone

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Contribuinte

Bom dia,
Também me apareceu este débito tendo eu a certeza que não o subscrevi.
Este tipo de serviço adicional não é suposto ser barrado por defeito ?

 

@jmmcchegaste a resolver esta situação?

RN4
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Contribuinte

Boa tarde,
Fui informado que subscrevi (?) em 22/10/2018 um serviço Premium "Canal Sexy".
Tendo a certeza que não o fiz (não encontro sms de envio ou sms de confirmação), dizem-me que foi através do link, como já referem aqui atrás.
Mas não deveria este serviço estar barrado por defeito?
Pedi agora barramento online, contudo aguardo confirmação da operador da minha subscrição do referido serviço.
Aguardo contato.

RN4
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Moderador

Olá @Linhares,

 

A subscrição apenas ficará ativa após o Cliente clicar no botão Comprar. Após a compra com sucesso, o Cliente fica com acesso ilimitado aos conteúdos (fotos/vídeos) da subscrição.

 

Para desativar o serviço, basta aceder ao portal móvel My Web, opção "MyVodafone" (disponível no final da Homepage) » Minhas Subscrições.

 

Se pretender, podemos colocar um barramento para que não volte a ser possível ativar. Este barramento é opcional e colocado a pedido do Cliente. Para tal, valide-nos por mensagem privada o número em questão.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

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Contribuinte

Já respondi com os dados por Mensagem Privada.

Não entendo como é possível subscrever um serviço por "um link", que até pode ser externo (numa publicidade), como sabem. "Não são enviados SMS de ativação e/ou renovação de subscrições. " Pois ao portal tenho a certeza que não acedi pois o desconhecia.
Entretanto vou solicitar esclarecimento legal sobre este assunto, junto das entidades competentes, por este tipo de "ativações".

"O acesso aos serviços barrados por defeito só pode ser ativado, genérica ou seletivamente, após pedido escrito efetuado pelos respetivos assinantes ou através de outro suporte durável à sua disposição."
in: https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=325735

RN4
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Novo Utilizador

Quando aconteceu na minha situação disseram que seriam provavelmente páginas "pop-up" que surgiriam e que ao carregar no "X" para sair estaria inadvertidamente a subscrever o serviço. 

Aconselharam a usar a tecla de retroceder do telemóvel.

Nunca recebi qualquer SMS a solicitar a confirmação de subscrição.

Com tudo isto terei, por várias semanas, subscrito um serviço/aditivo qualquer, sem saber e sem querer, mas sempre pagando por isso, claro. 

Não me parece legalmente aceitável que a subscrição de serviços/aditivos não seja sujeita a confirmação, como acontece com qualquer serviço premium na TV (sporttv, Tvcine, etc) 

Mesmo após a minha solicitação à Vodafone para que vedasse qualquer tipo de adesão a serviços premium via telemóvel, voltou a acontecer. 

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Antigo Moderador

@jmmc

Pedimos que nos confirme através de mensagem privada o número de telemóvel, nome completo do titular, morada e código postal de forma a podermos analisar o bloqueio que foi efetuado, e quais as razões para continuar a ser taxado. 

Obrigado,
André_Vodafone  

 

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Contribuinte

Obrigado pelo feedback, @jmmc
E voltou a acontecer ? Isso sim é gravíssimo, por um serviço GERIDO pela VODAFONE.
Eu, como utilizador, deixa-me preocupado.
Até porque lhes dá jeito... enquanto a VODAFONE permitir tal situação...
Estou a aguardar reposta das entidades competentes, também não me parece minimamente correto tal procedimento pois, tal como referes e bem, outros serviços pedem confirmação ou pin para subscrição.

RN4
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