Criação
Resposta
Solução
em 24-11-2023 08:02 PM
A mensagem que aparece é esta:
«Esta aplicação foi descontinuada. Para aceder à Vodafone TV a partir do seu computador vá a https://tv.vodafone.pt e introduza as suas credenciais My Vodafone.»
Quando se acede a https://tv.vodafone.pt e se começa a experimentar este novo modo de acesso e as suas funcionalidade... a reacção é a de levar as mãos à cabeça!
Havia mesmo necessidade de trocar algo com funcionamento simples e directo por algo que tenta ser mais moderno mas que sacrifica a usabilidade ao ponto de ser irritante?
Ainda só experimentei durante alguns minutos mas os problemas são já demasiados e demasiado evidentes.
Ao acedermos à página das "Gravações pessoais":
- em vez da lista completa com as gravações temos várias listas
"Esta semana" / "Semana passada" / "Este mês" / "Mês passado" e por aí fora...
Para quê estas separações e estes passos desnecessários para acedermos ao que queremos ver? E nem sequer temos hipótese de escolher uma lista única como a que tínhamos na app.
Se querem diferenciar as gravações com base na sua "velhice" façam uma lista única com uma linha de intervalo a separar as gravações d'"Esta semana" das da "Semana passada" e assim sucessivamente... seria muito mais simples e muito mais fácil encontrar aquilo que queremos ver do que com estas separações.
Ao visualizar uma gravação:
- ainda antes de realmente começar a ver a gravação, na lista de gravações clico na gravação pretendida, a página da gravação é aberta mas tenho de deslocar a página para encontrar o botão "Ver" que está mais abaixo, clico então no botão "Ver" e começo a ouvir o som da gravação mas nada de imagem, só mesmo e apenas o som... afinal ainda tenho de deslocar novamente a página porque a imagem da gravação ficou agora escondida no topo da página,
(tudo isto é muito pouco intuitivo, aliás, é tudo muito mal pensado e especialmente muito mal testado - fazem de nós, clientes, cobaias involuntárias);
- os botões de reiniciar, pausar, etc. mal se veem com o seu tom cinzento em fundo vermelho e se por acaso estiverem a pensar mudar a cor para branco... o problema mantem-se o que aliás sempre foi um dos problemas da Vodafone,
(letras/símbolos brancos em fundo vermelho nem toda a gente consegue ler/distinguir com facilidade devido ao pouco contraste entre as cores));
- não tem botão para retroceder 3 segundos na gravação para aqueles ocasiões tão frequentes em que as legendas são demasiado rápidas e não se conseguem ler completamente,
(sei que a app também não tinha mas era algo que já tinha sido pedido há muito tempo para a app e nunca foi implementado);
- um pequeno movimento do rato e somos brindados com DUAS ENORMES barras vermelhas horizontais a ocuparem quase 2 terços do ecrã durante uns INTERMINÁVEIS 5 SEGUNDOS,
(por mais que o vermelho seja a vossa cor, façam o favor a todos os vossos clientes de eliminar essas HORRENDAS barras vermelhas);
- se actualizarmos a página de visualização da gravação em vez de permanecermos nessa mesma página somos direccionados para a página "A Minha TV",
(a que propósito isto acontece é que eu não percebo já que não faz sentido).
Na página "A Minha TV" (à semelhança de outros de menor importância) o espaço dedicado a "Continuar a ver", não funciona.
E onde está o "GuiaTV"?
O tempo que perdi a encontrá-lo... afinal "só" (entre aspas)... "só" foi preciso clicar em "Ver TV" e descobrir que está meio escondido do lado direito, no fundo do ecrã em letras cinzentas sobre um fundo vermelho acinzentado (mais uma vez um esquema de cor difícil de ler).
Mas compreende-se já que este Guia TV é tão mau (comparado com o que tínhamos na app) que realmente mais vale a pena escondê-lo!
Olho para este "Guia TV" horizontal e só consigo ver duas horas e meia de programação de cada vez e as setas de deslocamento horizontal só fazem avançar ou retroceder meia hora! É certo que existe uma barra de deslocamento horizontal mas essa está no fundo da página, ou seja, se estivermos no topo ou a meio da página não temos acesso à barra de deslocamento porque esta (mais uma vez) está inacessível no fundo da página (não é no fundo do ecrã, é mesmo no fundo da página )
Com este "Guia TV" horizontal, tornou-se assim muito menos prático, muito mais difícil mesmo... percorrer a programação de um determinado canal em busca de algo interessante para ver ou "Gravar".
Até o facto, já de si bastante mau, de ser difícil conseguir ver os respectivos horários (em cinzento sob um estranho fundo num tom de vermelho) se torna irrelevante.
O "Guia TV" vertical que tínhamos na app, em que se podia seleccionar um canal e ver logo a respectiva programação para todo o dia, era muitíssimo mais prático.
A pesquisa não funciona devidamente. Só funciona para os títulos do Video Clube e para as séries, não funciona para outro tipo de programação como filmes (não consegue encontrar filmes nem nas "Gravações pessoais" nem no "Guia TV").
Além de continuarmos a não ter um botão para retroceder apenas alguns segundos nas gravações contínua a também não ser possível clicar em "Gravar" na programação dos últimos 7 dias. Ou seja, nem uma funcionalidade nova e as que havia estão seriamente debilitadas com esta versão Web.
Porquê que nós, clientes, temos de levar sempre com coisas inacabadas? Custava muito manterem a app mais tempo enquanto testavam esta versão de acesso Web?
em 03-12-2023 09:41 PM
Boa noite, solidário com o val3nt3 quando refere que lhe estão a dar "graxa". O que é real é que todos os pontos apontados mantêm-se sem resolução, péssima navegação e funcionalidade. Porventura somos os únicos afectados, porventura por termos PC's do século passado e por isso não suportam esta nova grande melhoria! Ou se calhar a "área de desenvolvimento do TV Vodafone" acha que fez um grande trabalho e nem liga aos problemas já rigorosamente reportados e descritos. Lamentável.
em 03-12-2023 11:07 PM
Agradeço a solidariedade.
Realmente a navegação pode ser melhorada. Entre outros pormenores relativos à navegabilidade/funcionalidade que já tinha referido na minha primeira mensagem, há um especialmente estranho: o de não ter conseguido encontrar logo o "GuiaTV"... ainda andei à procura dele. Sendo algo tão essencial não consigo perceber porquê que esse botão do "Guia TV" não está também lá no topo junto com os botões "A Minha TV", "Ver TV" e "Videoclube" quando faria tão mais sentido que também lá estivesse, penso eu.
em 03-12-2023 11:34 PM
Longe de ser (só) solidariedade, é apenas constatactar factos! Só apenas dois: não ligaram nada aos problemas já detalhadamente elencados e por consequência nem sequer os analisam. Replicados do meu lado em 3 máquinas. Deve ser coincidência.
em 03-12-2023 10:34 PM
Na página ""A Minha TV", o campo "Continuar a ver" afinal parece estar mais ou menos a funcionar mas... mais para menos do que para mais, ou seja, apenas lá aparece aquilo que vimos até meio que esteja nas gravações automáticas dos últimos 7 dias, aquilo que vimos até meio que esteja nas nossas "Gravações pessoais" não aparece aqui. Também neste mesmo campo "Continuar a ver", uma vez que uma gravação (filme por ex.) lá vá parar parece que nunca mais de lá sai mesmo quando depois, na visualização da gravação, levamos a bolinha da barra do tempo até ao fim. Ou consertem isso ou coloquem um botão no campo "Continuar a ver" para tirar de lá a gravação seleccionada.
Pelo que vejo ainda, os desenvolvedores desta nova versão Web esqueceram-se da bolinha vermelha que a app descontinuada tinha nos resultados de pesquisa para aquilo que já está nas nossas "Gravações pessoais"... e no "Guia Tv" para aquilo que está a ser transmitido e em que clicamos em "Gravar".
Esta bolinha vermelha sempre deu muito jeito, é de significado universal e seria bom que a repusessem logo que possível.
Nunca é demais repetir, não se esqueçam que, na página "A Minha TV" em todos os seus diversos campos e também nos resultados das pesquisas, só os filmes do "Videoclube" é que deveriam ser representados pelo respectivo poster (imagem estreita formato 6/9), tudo o restante (filmes incluídos) deveria aparecer com uma imagem larga 16/9, exactamente como na lista de "Gravações pessoais". Assim como está parece que está tudo ao molho, com umas coisas praticamente indistinguíveis das outras.
E já tentei por várias vezes utilizar o "Guia Tv" horizontal desta versão Web para ver o que de interessante poderia colocar a "Gravar" dos próximos dias e decididamente não é nada prático. Este tipo de "Guia Tv" horizontal apenas serve ou apenas é prático para se ver o que está a ser transmitido no momento e, infelizmente, para mais nada.
Está a fazer muita falta um "Guia Tv" vertical como o que a app "TV Vodafone" para Windows tinha.
em 09-12-2023 12:20 PM
N.º dos episódios
Nas séries que já estão na nossa lista de "Gravações pessoais", quando o nome do episódio é demasiado comprido o n.º do episódio fica escondido. Talvez o pudessem colocar isolado no canto superior esquerdo... ou no direito, para que ficasse sempre visível.
E façam o favor de não diminuir o tamanho do texto para criar espaço para o dito número ficar visível, até agora a única coisa realmente boa e quase inovadora que esta versão web trouxe foi o fim do texto microscópico que infestava a app que foi descontinuada. Finalmente consigo ler confortavelmente qualquer informação ou texto ou seja o que for sem ter de ficar mesmo em cima do monitor! (Quase nem preciso de utilizar uma extensão para aumentar o tamanho do texto, o que é bastante incomum para uma página web,)
em 09-12-2023 01:01 PM
Pesquisa
Os filmes
- «Boss Level - O Último Nível» (Cinemundo - Gravado 22:29 sábado 26 ago.)
- «Mar do Norte» (Cinemundo - Gravado 22:29 quarta 23 ago.)
- «O Senhor Babadook» (SYFY - Gravado 18:17 sábado 28 out.)
e vários outros filmes
estão garantidamente na minha lista de "Gravações pessoais" mas se pesquisar por eles apenas me aparecem os resultados do "Videoclube".
Os filmes
- «O Assassínio de Jesse James Pelo Cobarde Robert Ford» (Hollywood - Gravado 06:29 quinta 24 ago.)
- «Noiva em Fuga» (AXN white - Gravado 17:46 sexta 24 nov.)
- «Get Smart - Olho Vivo» (AXN movies - Gravado 08:05 quarta 9 ago.)
- «O Rochedo» (Fox movies - Gravado 17:14 sexta 18 ago.)
e vários outros filmes
aparentemente não estão no "Videoclube" mas estão garantidamente na minha lista de "Gravações pessoais" mas não aparecem quando pesquiso por eles.
A pesquisa só está a funcionar para alguns títulos... a outros não os encontra (como os exemplos que dei).
em 15-12-2023 06:50 PM
Decididamente não me habituo a este novo "Guia Tv" horizontal, desculpem-me mas continua a estimular a minha... repulsa!
Para além dos irritantes pormenores que já mencionei anteriormente, é também irritante/frustrante:
- ter de controlar em simultâneo duas barras de deslocamento vertical... a da página "Ver TV" onde o guia está inserido e depois a do próprio "Guia Tv" o que faz com que, por vezes, mais pareça um acto de equilibrismo;
- quando se clica num determinado programa é aberta uma pequena janela dentro do guia com os detalhes do programa que só se consegue fechar clicando no X que está no seu canto mas deveria bastar clicar fora desta pequena janela para que esta se fechasse, tão simples quanto isto;
- se estamos a ver a programação do momento e se na tal janela com os pormenores do programa clicamos em "Ver em directo" mas desistimos de ver e voltamos atrás... em vez de voltarmos para onde estávamos no "Guia Tv" somos levados para a página "Ver TV"/"NO AR AGORA"... temos então de repetir todo o processo de novo para voltarmos para onde estávamos: clicar em "Guia Tv", seleccionar (por exemplo) "Filmes e séries" e ainda deslocar a respectiva barra de deslocamento vertical até ao canal pretendido, ou seja, é uma absoluta carga de trabalhos se quisermos passar em revista vários canais;
- e aquele traço vertical vermelho que atravessa todos os canais e que indica a hora actual separando a programação anterior (num tom mais claro) da programação futura (num tom mais escuro) nem sequer actualiza (os minutos passam, as meias horas passam e fica exactamente no mesmo sítio).
O melhor que têm a fazer e que deviam fazer o quanto antes é trazer de volta o "Guia Tv" vertical tal como existia na app que descontinuaram. Este não só tem demasiados problemas como, correndo o risco de ser demasiado repetitivo, este tipo de "GuiaTv" horizontal de maneira nenhuma é prático para se ver a programação dos 6 dias seguintes (ou dos 7 dias anteriores).
Serve apenas para se ver a programação do momento mas, na verdade, até para isto mais vale pegar no comando da televisão e ver a programação do momento no guia da televisão que, sendo também um guia horizontal, não tem nenhum destes problemas.
Se têm dificuldade em imaginar um Guia Tv vertical para esta nova versão Web... um dos vossos concorrentes tem um perfeitamente decente!
17-12-2023 09:19 PM - editado 17-12-2023 09:31 PM
Mais uma coisinha que não compreendo acerca deste novo "Guia Tv" horizontal...
Por que razão aqueles rectângulos do lado esquerdo estão completamente vazios? Por que razão não é lá visível o nome do programa?
Eu mesmo respondo: porque parte desses rectângulos estão escondidos escondendo assim os nomes dos programas e porque quem desenvolveu este guia se esqueceu de colocar um espaço dinâmico à esquerda dos nomes dos programas de modo a que estes estejam sempre visíveis mesmo quando esses rectângulos estão cortados.
Na verdade, por mim, já não faz diferença e esta é a última crítica que faço a este "Guia Tv" horizontal já que passei a utilizar o guia vertical da Nos que é de acesso livre e que está anos luz à frente deste em termos de usabilidade e simplicidade. E não, não estou aqui a fazer publicidade à concorrência... bem pelo contrário, estou a defender o tipo de guia que gostaria de ter na Vodafone e que era o que tinha até há pouco tempo na app descontinuada: um guia vertical.
17-12-2023 09:25 PM - editado 17-12-2023 09:28 PM
Lembram-se de ter sugerido a extensão Dark Reader para melhorar a visibilidade de certos elementos desta nova versão Web?
Deixo aqui uma imagem com um possível resultado do uso dessa extensão:
Como se pode ver pela imagem, com esta extensão (ou outra similar) já é possível ler certos elementos sem ter de forçar a vista.
em 28-02-2024 02:48 AM
Já lá vão 3 meses desde que iniciei este tópico e, dos vários problemas que apontei, não dei conta de que alguma coisa tenha sido corrigida, portanto, caros moderadores, digam lá sem respostas pré-escritas e pré-formatadas:
O desenvolvimento desta versão web terminou no dia em que bloquearam/descontinuaram a app para Windows e nos obrigaram a utilizar um navegador e aquela história de me pedirem os meus dados para verificarem os logs não deu em absolutamente nada e nenhum dos problemas que esta versão web apresenta foi corrigido continuando tudo exactamente na mesma, certo? Certíssimo, segundo o que vejo!
E o desenvolvedor desta versão web, possivelmente um dos tais nómadas digitais, solitário e a trabalhar por conta própria a vários países de distância, já partiu há muito para outros projectos mais recompensadores para outras empresas, certo? Certíssimo!
Nem sequer a asneira mal cheirosa das barras vermelhas horizontais meio translúcidas que aparecem quando estamos a ver um qualquer programa bastando para isso que se toque no rato... foi resolvida!
E se queremos voltar atrás (por as legendas terem desaparecido demasiado depressa) não só temos de levar com essas barras vermelhas, especialmente a de baixo que tapa as legendas, como ainda somos obrigados a retroceder cerca de 2 minutos na gravação quando apenas pretendemos retroceder alguns segundos, dada a imprecisão da linha do tempo e da sua bolinha de controlo.
Temos de gramar as legendas escondidas porque o vermelho é a cor da Vodafone e a Vodafone não prescinde de tais barras porque são vermelhas, certo? Certíssimo!
Que interessa se lá permanecem durante tão looongos 5 segundos a tapar as legendas? Que interessa à Vodafone se os seus clientes conseguem ou não ler as legendas? Que interessam os restantes problemas que fui apontando ao longo de semanas? Interessa é que paguemos todos a mensalidade, certo? Certíssimo!
Sem aviso, a Vodafone descontinua uma app, obriga-nos a utilizar uma versão web inacabada, mal testada e, portanto, ainda cheia de erros e quando estes são apontados... limitam-se os moderadores a dizer que não conseguiram reproduzi-los. A culpa deve ser do cliente, certo? Certíssimo!
Ao fim deste tempo todo de utilização desta versão web a única conclusão a que chego é que esta foi feita não para melhorar a experiência do cliente mas para promover o "Videoclube" já que agora o normal, quando fazemos uma pesquisa, é que apenas apareçam os resultados do videoclube mesmo quando temos o mesmo filme nas nossas "Gravações pessoais".
A conclusão é que, para a Vodafone, os problemas apontados não são problemas nenhuns... são alterações a preservar e estimar em favor de eventuais ganhos financeiros e detrimento da experiência do cliente. Fantástico!