Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Assistência, Manuais e Acessórios

Usar PFSENSE em vez de router da thomson / technicolor

vascomorais
Novo Utilizador

Olá a todos.
Antes do mais, tenho estado bastante satisfeito com o serviço da vodafone, tenho 2 contas da vodafone em 2 locais diferentes, um em Lisboa e outro em Odivelas, e do serviço não tenho nada a apontar.
A unica coisa que tenho a queixar-me é realmente do equipamento, que para nós, não serve:
- Problemas de instabilidade que se resolvem com um reboot de 2 em 2 semanas
- Lentidão a aceder à pagina interna do Router
- Não possíbilidade de configurar DHCP boot options.
- Não combina com a côr do bastidor de rede.
Etc...

Ora, eu sei que voces não dão apoio técnico sem ser nos vossos routers, e eu compreendo isso, saber configurar um router novo faz parte das minhas capacidades, pelo que só tenho uma questão a fazer, se me puderem ajudar.
Porque é que quando ligo a ONT ao PFSENSE , e configuro a Vlan na porta wan para 100, apanho um ip que nao me leva a lado nenhum?
O ip em questão é o: 46.189.133.149
este ip não me dá ligação à internet, mas estranhamente consigo pingar os ip's "vizinhos", ex: 46.189.133.150 pinga ok, 46.189.133.151 pinga ok...etc...
Isto , tudo configurado como deve ser, ou seja, com a Vlan 100 na porta Wan. e a ONT ligada lá, sem auxilio do Router da vodafone.

Quando uso o router da vodafone, o meu ip é o 89.115.x.x ou seja... tenho internet.

o que é que poderá estar a acontecer? será que estou a usar a vlan errada? será que voces bloquearam os acessos a routers não oficiais da vodafone?
É que isto poderia ser evitado se eu pudesse colocar o meu Technicolor em "Bridge" , ou seja, passar o meu ip publico por uma porta de rede (por exemplo a porta 4 que é a GBE) e ligar lá a Wan do meu equipamento.

Se me resolverem este problema pago uma rodada para todos.
Obrigado

Mostrar mais
9 RESPOSTAS 9
JoãoR_Vodafone
Moderador

Olá @vascomorais

Solicitámos esclarecimentos internamente. 

Assim que possível daremos feedback. 

Obrigado

JoãoR_Vodafone 

Mostrar mais
vascomorais
Novo Utilizador

Obrigado João.
Se for preciso, chama o pessoal da engenharia para me vir explicar onde errei por favor 🙂

Mostrar mais
JoãoR_Vodafone
Moderador

Olá @vascomorais

Efetivamente a Vodafone não garante o correto funcionamento do serviço, com equipamentos não fornecidos na instalação.

Não existe qualquer bloqueio na utilização de outro tipo de equipamento, podendo no entanto haver algumas limitações, como o facto do acesso/linha em questão só disponibilizar o serviço de Internet simples e mais nenhum outro serviço Vodafone.

Para este tipo de configuração, deve de facto configurar a porta WAN apenas para a VLAN ID 100. O router deve ser configurado com obtenção de endereço IP por DHCP (independentemente de ter ou não serviço de IP Fixo).

A WAN do Router deve ser interface elétrica e suportar a velocidade Internet contratada com a Vodafone. Tem também de suportar VLAN tagging (802.1q).

O router Thomson Technicolor  (que deve ser modelo TG784v3, pois cliente refere ter uma porta GBE) não tem modo bridge.

Não temos informação adicional que possamos fornecer. Em caso de dificuldade, sugerimos o contacto direto com o suporte técnico, através do 16913.

Obrigado

JoãoR_Vodafone 

Mostrar mais
vascomorais
Novo Utilizador

Olá obrigado João, mas usar o vlan id 100 foi exactamente o que estou a usar, o 101 é o de voip, que posso fazer bridge para a porta wan do meu router technicolor para ter acesso aos telefones, e o 105 que nao tenho (sou empresarial) é para iptv, que poderia fazer bridge ás restantes portas para as boxes.
mas mesmo assim, ainda não me responderam à duvida principal.
Porque é que a vossa ONT, quando está ligado com um equipamento servido pela vodafone, dá-me um ip válido, e quando está ligado ao meu equipamento dá-me um ip estranho? isso é que é a grande dúvida, é que não é o PFSENSE que "inventa" este ip, é o vosso servidor de DHCP que diz ao meu equipamento: a partir de agora tu tens este ip. 

Existe algum router que voces fornecam que suporte bridge?

Mostrar mais
BrunoF_Vodafone
Moderador

@vascomorais

De momento não existe qualquer router na oferta Vodafone, que suporte o modobridge.

Não existe informação adicional neste caso que possamos fornecer ao cliente. Voltamos a sugeri contacto direto com suporte técnico, através do 16913.

Obrigado

BrunoF_Vodafone

Mostrar mais
vascomorais
Novo Utilizador

afinal de contas o ip que eu ganhei é valido, e a razão de eu não o pingar do exterior é porque o pfsense bloqueia o ip. eu ao ver um ip da gama 40 e tal , pensei que tinha entrado na deepweb secreta , sendo que normalmente os ip's da vodafone sao os 90's e tais (agora nao sei estes numeros de cor)
ou seja, foi tudo azelhice minha que em vez de olhar para as configurações do pfsense com olhos de ver, asumi que a vodafone me estava a bloquear seja o que for.
Entretanto gostava de saber mais uma informação: existe maneira de eu "desactivar" a vlan 100  (gpon) no thomson? de maneira em que eu possa configurar um switch entre a ont e o meu novo router e usar apenas a vlan 100 para o gpon enquanto a 101 seria para o thomson? é que isso evitava-me adquirir uma placa de rede adicionar e fazer bridge ao 101 para essa placa ligar ao thomson (só para ligar lá o telefonezinho)

cordialmente
Vasco Morais

Mostrar mais
Anónimo
Não aplicável

Olá @vascomorais

Para esclarecimentos relativamente à questão apresentada, deve contactar a linha de apoio técnico 16913.

Obrigado

João - Vodafone

Mostrar mais
Under_Mike
Visitante Junior

ola

recebes IP e esse IP tem internet tens é de configurar depois uma coisa que se chama: Masquerade

alguma duvida dispoe..

Mostrar mais
tittan
Novo Utilizador

Sei que este tópico já não é novo, mas tenho uma questão a colocar aos intervenientes.

Como devo proceder para passar a VL100 do ONT para uma porta GEthernet e depois fazer bridge com as VL 101 e 105 para outra e entregar essas VLs ao thechnicolor para ter Telefone e TV?

Em que interfaces é que tenho de ter as VLs criadas e como faço a bridge no pfSense?

Nota estou a usar uma WG XTM 515 para o efeito.

Obrigado!

@Under_Mike  escreveu:

ola

recebes IP e esse IP tem internet tens é de configurar depois uma coisa que se chama: Masquerade

alguma duvida dispoe..

The Planet Earth is Blue and there's a lot we all can do.
Mostrar mais