cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Alguém por aqui ainda usa discos Fibre Channel (15K RPM) em laboratórios caseiros?

mixos71733
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Olá a todos! Sendo cliente da Vodafone há anos, costumo passar por aqui para tirar dúvidas sobre o Smart Router ou a Box, mas hoje decidi saltar para o "Off-Topic" para partilhar uma pequena aventura (ou talvez um erro de julgamento) com hardware antigo e ver se há mais entusiastas de servidores por aqui.

Recentemente, herdei algum material de uma empresa que estava a renovar o seu centro de dados e, no meio de tudo, vieram vários discos rígidos Fibre Channel (FC) de 600GB a 15.000 RPM em formato 3.5 polegadas . No papel, a performance destes discos em termos de IOPS e tempo de acesso ainda é bastante interessante para hardware mecânico, mas a realidade de os tentar colocar a funcionar numa rede doméstica é... barulhenta.

O meu plano original era montar um pequeno servidor local para backups pesados e armazenamento de ficheiros, aproveitando a estabilidade da rede de fibra que tenho em casa. No entanto, o ruído destes discos de 15K RPM é algo que eu não tinha previsto para um ambiente de escritório em casa. Parece que tenho um pequeno motor de jato constantemente a acelerar ao meu lado! Além disso, a interface Fibre Channel exige HBAs específicas e uma configuração que é um mundo completamente diferente do habitual SATA que encontramos nos nossos computadores do dia a dia.

Gostava de saber se alguém aqui no fórum já se meteu nestas andanças de reaproveitar hardware empresarial "vintage". Será que o ganho de velocidade destes discos de alta rotação ainda justifica o consumo de energia e o ruído constante, ou será que hoje em dia, com o preço dos SSDs, já não faz sentido nenhum insistir nestas relíquias mecânicas?

0 RESPOSTAS 0