Há uns meses, já tinha reportado à Vodafone que o repetidor de sinal Wi-Fi da marca Huawei OptiXstar K562e apresentava incompatibilidades com smartphones Android.
A rede 5G retransmitida por esse equipamento simplesmente não tem uma performance aceitável. Conforme pude testar em dois smartphones (Samsung Galaxy A22 5G e Xiaomi Poco M3 Pro 5G), a velocidade da internet não atinge sequer 1Mb/s! E nenhum técnico da Vodafone conseguiu encontrar solução para o problema.
E se isto já era mau, agora verifico que fizeram uma atualização ao firmware desse repetidor e ele deixou de ser compatível com um computador portátil mais antigo. O meu Toshiba NB510-108 simplesmente deixou de conseguir detetar a rede Wi-Fi 2.4GHz, após a mudança que introduziram para o modo 802.11b/g/n/ax, sem me perguntarem nada.
Na página de configuração do repetidor não é possível selecionar o modo antigo (sem o tal "ax") e não existe atualização disponível para a placa de rede do meu computador.
Pergunto à Vodafone: se o Huawei OptiXstar K562 não é compatível com equipamentos novos nem com equipamentos antigos, por que razão continuam a insistir em semelhante mediocridade? Mas afinal ele serve as necessidades de quem?
Peço, então, à Vodafone que comece a pensar séria e urgentemente em substituir estes equipamentos. Obrigado.