Bem-vindo ao Fórum Vodafone
Boa noite.
O meu telemóvel entrou num site da net num site que desconheço e que automaticamente recebo uma mensagem da MOBIBOX que me retira automáticamente 3,99 e diz que subscrevi o serviço Zigzagfone da Idna e que tem o custo semanal de 3,99 por semana gostaria de cancelar já !
Pode explicar o motivo pelo qual é a VODAFONE quem cobrapelo serviço, e lava as mãso a dizer que é otra firma a beneficiaria dos meus 3,99 Euros? Quando tiver uma fatura do serviço nas minhas mãos vamos ver se eu paguei esse dinheri para a vodafone ou não...
Boa noite,
Gostaria de fazer aqui uma pergunta:
- Qual a legitimidade da Vodafone ao se tentar cobrar de serviços não contratualizados, tendo em conta que:
1) Nenhum serviço foi contratualizado, nunca. Com nenhuma empresa;
2) Visto que nenhum contrato foi estabelecido com nenhuma empresa "externa à Vodafone", não existem, como é óbvio, evidências de nenhuma activação - Nenhum contrato, nenhuma assinatura, nem tão pouco uma SMS enviada pelo cliente a solicitar activação do que quer que seja;
3) Nenhum contrato foi estabelecido com a Vodafone, autorizando-a a cobrar-se por serviços prestados pelas ditas "empresas externas". A Vodafone não é o meu banco. Não são autorizados débitos directos.
Este assunto foi hoje escalado junto do departamento jurídico (ou equivalente), da Vodafone. A Vodafone, através dos seus funcionários, com os quais falei ao longo do dia, admitidamente muitas das vezes não num tom tão assertivo da minha parte quanto desejava (esta situação é recorrente), manteve a sua posição: Não têm nada a ver com o assunto, a não ser cobrarem-se do que lhes foi requisitado (pelas tais empresas externas...). E eu volto a pergutar:
- Com que ligitimidade?
Não havendo provas, quer-me parecer que a Vodafone está a privilegiar o seu relacionamento com as ditas "empresas externas", em detrimento do seu relacionamento com os seus clientes.
E já agora, só mais uma pergunta:
- Porque é que tenho de ser eu a fazer o pedido de cancelamento de um "serviço" ao qual nunca subscrevi? Porque é que a Vodafone não cancela a dita "subscrição"? Porque é que tenho de ser eu, o cliente, a ter de interagir com a dita empresa? Segundo sei, nunca lhes pedi nada. Se a empresa acha que eu lhes devo, eles que me venha pedir para acertarmos contas directamente. Com o eventual pedido de cancelamento, ainda corro o risco é de acabar com mais 2 ou 3 serviços subscritos... enfim.
Últimas palavras de desabafo... (ou conforto, whatever..)
É sabido por todos que estas empresas são fraudulentas, e que se aproveitam dos mais fracos. É também sabido que infelizmente as operadoras também lucram com isso.
Mas não será altura de parar?
Não é triste que neste forum os temas mais abordados seja todos relacionados com o mesmo?
Quando é que a Vodafone vai fazer alguma coisa para realmente se diferenciar neste mercado, pela qualidade dos seus serviços, e não seguir o mesmo caminho das restantes operadoras?
Sou um cliente de longa data e nada tenho a dizer da qualidade de serviço de cobertura móvel. Durante muitos anos nunca tive nada a apontar ao serviço apoio a cliente. Até passar a ser um cliente pós pago.
Cumprimentos,
Vítor Teixeira
Olá @vmateixeira
Não é possível para a Vodafone ativar estes serviços em nome do cliente, sendo sempre este serviço ativo pelo utilizador.
Se a ativação foi efetuada através do telemóvel, estes serviços reconhecem o número, sendo no entanto necessário que o utilizador clique num link ou opção para ativação. Caso a ativação seja efetuada via PC, é enviada uma SMS ao cliente com um código para este confirmar a pretensão se subscrição.
Desta forma, ao a Vodafone receber o pedido de cobrança por parte dos serviços concluiu que o cliente os ativou voluntariamente, pois sem as acções em cima referidas este não seria ativado.
Obrigado
BrunoF_Vodafone
Boa noite @vmateixeira
Em grande parte concordo com o escrito.
Embora tb saibamos que algumas pessoas (muitas) aderem a serviços por essa net fora...sem tomarem plena consciencia disso, pois preenchem o seu numero de telefone em qualquer lado na net. (o que não invalida ser uma fraude).
Mas devia haver mais cuidado da parte do cidadão dos seus dados que envia e para onde os envia.
Em relação ao termos de sermos nós a fazer o pedido de cancelamento de um "serviço" ao qual nunca subscrevemos.... Faço o paralelismo com os numeros 760 onde a indicação do supervisor, diz que por defeito esses serviços devem estar barrados e caso o cliente queira, é que tem de pedir a sua ativação... Coisa que a maior parte dos operadores não cumprem, pois esses serviços aparecem ativos por defeito, e caso o cliente não os queira é que tem de manifestar, não os querer...
Aliás acabou de sair a semana passada uma indicação do supervisor para as operadoras fazerem as migrações obrigatórias e os aumentos que estão a fazer, de uma forma mais transparente e darem todas as informações ao cliente, nomeadamente a de ter o direito em rescindir o contrato, sem penalizações, caso não concorde com as alterações.
Enfim, ...assuntos que vão ser sempre um infindavel braço de ferro... (digo eu)
Bom dia,
Já percebi que a Vodafone é alheia aos problemas das subscrições indevidas da MOBIBOX. Apesar de ter cancelado o serviço assim que recebi uma SMS a confirmar a ativação, o valor da subscrição foi-me debitado.
Agora a minha pergunta é, como posso ter acesso a uma factura ou recibo deste serviço?
Obrigado,
Lopes
Olá @lopes1
Na fatura da Vodafone tens o registo do débito em questão. Para uma fatura específica do serviço, deves contratar a própria MOBIBOX.
Obrigado
João - Vodafone
Boa tarde.
Tive o mesmo problema esta semana, com uma subscrição não solicitada da MOBIBOX. Tenho a certeza que não fiz a adesão, nem mesmo por engano, com um simples toque num link disfarçado.
Contactei o Apoio a Cliente, que me deu a já típica resposta de que se trata de um serviço externo à Vodafone e de que nada podem fazer, nem mesmo impedir que a situação se volte a repetir.
Contudo, levantam-se questões importantes.
O saldo do meu telemóvel está ao abrigo da Vodafone e é a Vodafone quem permite o débito do valor cobrado pela empresa externa. A Vodafone é assim um intermediário, uma terceira parte no processo. Questionei o Apoio a Cliente sobre as medidas de segurança informáticas que têm nestas interações com as empresas externas e não me souberam responder.
Porque é que nestas cobranças não existe um pin, password ou outro meio de segurança envolvido? Praticamente todos os serviços electrónicos pagos têm pelo menos um meio de segurança simples como estes e a Vodafone tem a responsabilidade de proteger o saldo dos clientes.
E como é que a Vodafone escolhe e mantém parceria com estas empresas externas?
Não dando respostas adequadas e desresponsabilizando-se, a Vodafone está no mínimo a ser permissiva a uma potencial burla informática, que afecta os saldo que os clientes depositam na empresa.
Reforço a ideia, o saldo dos clientes está a cargo da Vodafone, como é que não tomam medidas para o proteger e se desresponsabilizam porque a empresa que fez a cobraça é externa? Fez uma cobrança que a Vodafone permitiu, a um saldo que está a cargo da Vodafone.
E como é possivel que se eu quiser que o saldo seja apenas utilizado pela Vodafone e em mais nada, nomeadamente por empresas externas, a Vodafone não o consiga? Eu estabaleci um contracto com a Vodafone, não com empresas externas com as quais depois fazem parcerias, ou não fazendo parcerias, permitem pelo menos o livre acesso ao meu saldo.
Tendo em conta as inúmeras queixas neste fórum e dispersas pela internet com situações semelhantes e a complexidade de uma via judicial por valores tão baixos, pondero, caso a Vodafone não se torne mais proactiva no processo, divulgar a situação aos meios de comunicação dedicados ("Sexta às 9").