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MOBIBOX

Novo Utilizador

Pode explicar o motivo pelo qual é a VODAFONE quem cobrapelo serviço, e lava as mãso a dizer que é otra firma a beneficiaria dos meus 3,99 Euros? Quando tiver uma fatura do serviço nas minhas mãos vamos ver se eu paguei esse dinheri para a vodafone ou não...

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Novo Utilizador

Boa noite,

 

Gostaria de fazer aqui uma pergunta:

- Qual a legitimidade da Vodafone ao se tentar cobrar de serviços não contratualizados, tendo em conta que:

1) Nenhum serviço foi contratualizado, nunca. Com nenhuma empresa;

2) Visto que nenhum contrato foi estabelecido com nenhuma empresa "externa à Vodafone", não existem, como é óbvio, evidências de nenhuma activação - Nenhum contrato, nenhuma assinatura, nem tão pouco uma SMS enviada pelo cliente a solicitar activação do que quer que seja;

3) Nenhum contrato foi estabelecido com a Vodafone, autorizando-a a cobrar-se por serviços prestados pelas ditas "empresas externas". A Vodafone não é o meu banco. Não são autorizados débitos directos.

 

Este assunto foi hoje escalado junto do departamento jurídico (ou equivalente), da Vodafone. A Vodafone, através dos seus funcionários, com os quais falei ao longo do dia, admitidamente muitas das vezes não num tom tão assertivo da minha parte quanto desejava (esta situação é recorrente), manteve a sua posição: Não têm nada a ver com o assunto, a não ser cobrarem-se do que lhes foi requisitado (pelas tais empresas externas...). E eu volto a pergutar:

- Com que ligitimidade?

Não havendo provas, quer-me parecer que a Vodafone está a privilegiar o seu relacionamento com as ditas "empresas externas", em detrimento do seu relacionamento com os seus clientes.

 

E já agora, só mais uma pergunta:

- Porque é que tenho de ser eu a fazer o pedido de cancelamento de um "serviço" ao qual nunca subscrevi? Porque é que a Vodafone não cancela a dita "subscrição"? Porque é que tenho de ser eu, o cliente, a ter de interagir com a dita empresa? Segundo sei, nunca lhes pedi nada. Se a empresa acha que eu lhes devo, eles que me venha pedir para acertarmos contas directamente. Com o eventual pedido de cancelamento, ainda corro o risco é de acabar com mais 2 ou 3 serviços subscritos... enfim.

 

Últimas palavras de desabafo... (ou conforto, whatever..)

 

É sabido por todos que estas empresas são fraudulentas, e que se aproveitam dos mais fracos. É também sabido que infelizmente as operadoras também lucram com isso.

 

Mas não será altura de parar?

Não é triste que neste forum os temas mais abordados seja todos relacionados com o mesmo?

Quando é que a Vodafone vai fazer alguma coisa para realmente se diferenciar neste mercado, pela qualidade dos seus serviços, e não seguir o mesmo caminho das restantes operadoras?

Sou um cliente de longa data e nada tenho a dizer da qualidade de serviço de cobertura móvel. Durante muitos anos nunca tive nada a apontar ao serviço apoio a cliente. Até passar a ser um cliente pós pago.

 

Cumprimentos,

Vítor Teixeira

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Moderador

Olá @vmateixeira

 

Não é possível para a Vodafone ativar estes serviços em nome do cliente, sendo sempre este serviço ativo pelo utilizador.

 

Se a ativação foi efetuada através do telemóvel, estes serviços reconhecem o número, sendo no entanto necessário que o utilizador clique num link ou opção para ativação. Caso a ativação seja efetuada via PC, é enviada uma SMS ao cliente com um código para este confirmar a pretensão se subscrição.

 

Desta forma, ao a Vodafone receber o pedido de cobrança por parte dos serviços concluiu que o cliente os ativou voluntariamente, pois sem as acções em cima referidas este não seria ativado.

 

Obrigado

BrunoF_Vodafone

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Ultra Contribuinte

Boa noite @vmateixeira

Em grande parte concordo com o escrito.

Embora tb saibamos que algumas pessoas (muitas) aderem a serviços por essa net fora...sem tomarem plena consciencia disso, pois preenchem o seu numero de telefone em qualquer lado na net. (o que não invalida ser uma fraude).
Mas devia haver mais cuidado da parte do cidadão dos seus dados que envia e para onde os envia.

Em relação ao termos de sermos nós a fazer o pedido de cancelamento de um "serviço" ao qual nunca subscrevemos.... Faço o paralelismo com os numeros 760 onde a indicação do supervisor, diz que por defeito esses serviços devem estar barrados e caso o cliente queira, é que tem de pedir a sua ativação... Coisa que a maior parte dos operadores não cumprem, pois esses serviços aparecem ativos por defeito, e caso o cliente não os queira é que tem de manifestar, não os querer...

Aliás acabou de sair a semana passada uma indicação do supervisor para as operadoras fazerem as migrações obrigatórias e os aumentos que estão a fazer, de uma forma mais transparente e darem todas as informações ao cliente, nomeadamente a de ter o direito em rescindir o contrato, sem penalizações, caso não concorde com as alterações. 

Enfim, ...assuntos que vão ser sempre um infindavel braço de ferro... (digo eu)

- Se a minha informação foi-te útil, clica no botão Like abaixo. Obrigadaaaaaaaaaaaaaa
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Novo Utilizador
Olá @BrunoF_Vodafone,

Obrigado pela tua resposta. Aceito a tua opinião, mas discordo que o clicar num link como dizes possa ser visto como válido legalmente como contrato de prestação de qualquer tipo de serviços.

Onde estão os termos e condições? Foram lidos e aceites?
Onde está um acção voluntária do utilizador que de facto possa ser considerada válida como método de celebração de um contrato?

E em relação à Vodafone, acredita em todos os pedidos de débito feitos pelas ditas empresas? Onde se define o limite?

Obrigado mais uma vez,

Cumprimentos,
Vítor Teixeira
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Novo Utilizador
Olá @Maria_Makish

Obrigado pela tua resposta.

Não podia concordar mais, relativamente aos dados espalhados pela internet. As pessoas têm de facto de tomar mais cuidado.

Não nos podemos no entanto esquecer de uma coisa. Portugal tem uma população bastante envelhecida e muito susceptível a este tipo de fraudes. Pessoas que nasceram muito antes da "internet" creio que possam ser quem principalmente mais sofre com este tipo de situações, porque podem ter mais dificuldade em adaptaram-se à rápida evolução tecnológica.
Quando não existe uma "subscrição" evidente e a burocracia para cancelamento desta "subscrição" não é fácil, pode levar a que essas pessoas possam ser roubadas em algumas centenas de euros.

Também li sobre a notícia que mencionas e não podia ter ficado mais agradado por ver a entidade reguladora a fazer o seu papel.

Mais uma vez obrigado,

Cumprimentos,
Vítor Teixeira
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Novo Utilizador

Bom dia,

 

Já percebi que a Vodafone é alheia aos problemas das subscrições indevidas da MOBIBOX. Apesar de ter cancelado o serviço assim que recebi uma SMS a confirmar a ativação, o valor da subscrição foi-me debitado.

Agora a minha pergunta é, como posso ter acesso a uma factura ou recibo deste serviço?

 

Obrigado,

Lopes

 

 

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Antigo Moderador

Olá @lopes1

Na fatura da Vodafone tens o registo do débito em questão. Para uma fatura específica do serviço, deves contratar a própria MOBIBOX.

Obrigado

João - Vodafone

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Novo Utilizador

Boa tarde.

 

Tive o mesmo problema esta semana, com uma subscrição não solicitada da MOBIBOX. Tenho a certeza que não fiz a adesão, nem mesmo por engano, com um simples toque num link disfarçado.

Contactei o Apoio a Cliente, que me deu a já típica resposta de que se trata de um serviço externo à Vodafone e de que nada podem fazer, nem mesmo impedir que a situação se volte a repetir.

 

Contudo, levantam-se questões importantes.

 

O saldo do meu telemóvel está ao abrigo da Vodafone e é a Vodafone quem permite o débito do valor cobrado pela empresa externa. A Vodafone é assim um intermediário, uma terceira parte no processo. Questionei o Apoio a Cliente sobre as medidas de segurança informáticas que têm nestas interações com as empresas externas e não me souberam responder.

 

Porque é que nestas cobranças não existe um pin, password ou outro meio de segurança envolvido? Praticamente todos os serviços electrónicos pagos têm pelo menos um meio de segurança simples como estes e a Vodafone tem a responsabilidade de proteger o saldo dos clientes.

 

E como é que a Vodafone escolhe e mantém parceria com estas empresas externas?

 

Não dando respostas adequadas e desresponsabilizando-se, a Vodafone está no mínimo a ser permissiva a uma potencial burla informática, que afecta os saldo que os clientes depositam na empresa.

 

Reforço a ideia, o saldo dos clientes está a cargo da Vodafone, como é que não tomam medidas para o proteger e se desresponsabilizam porque a empresa que fez a cobraça é externa? Fez uma cobrança que a Vodafone permitiu, a um saldo que está a cargo da Vodafone.

 

E como é possivel que se eu quiser que o saldo seja apenas utilizado pela Vodafone e em mais nada, nomeadamente por empresas externas, a Vodafone não o consiga? Eu estabaleci um contracto com a Vodafone, não com empresas externas com as quais depois fazem parcerias, ou não fazendo parcerias, permitem pelo menos o livre acesso ao meu saldo.

 

Tendo em conta as inúmeras queixas neste fórum e dispersas pela internet com situações semelhantes e a complexidade de uma via judicial por valores tão baixos, pondero, caso a Vodafone não se torne mais proactiva no processo, divulgar a situação aos meios de comunicação dedicados ("Sexta às 9").

 

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Novo Utilizador
Eu tive o mesmo problema, alguém ativou esse serviço com o meu número, e tive que pagar 3,99€.

Falei com a vodafone e não adiantou de nada. A resposta foi para contactar o mobibox, por telemóvel ou via email.
Se liga—se pelo telemóvel ia gastar mais, se fosse por email nunca ia receber resposta.

Infelizmente a vodafone não está nas sua melhor face.
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