Bem-vindo ao Fórum Vodafone
Na sequência dos problemas relatados por este cliente e que remontam à situação ocorrida a 28/5/2018, que não estão resolvidos e que poderão ser consultados, a fatura de Maio de 2018 subsiste no erro de não conter IVA incluído nas várias parcelas associadas aos pacotes subscritos e respectivos consumos (apenas consta dos respectivos totais) , conforme detectado e relatado por trabalhador da loja da Vodafone aquando da minha deslocação ao Parque das Nações.
Como se não bastasse, foi assegurada pela Vodafone (quer por chamada telefónica, quer em loja) a ausência de taxação de comunicações relacionadas com os sistemáticos problemas técnicos que determinaram os infelizes contactos com departamentos de apoio técnico a partir do dia 28/5/2018, mas tenho 3,89€ de comunicações taxadas para apoio técnico a 28/5/2018)!
Passou a ser do meu conhecimento, através de informação disponibilizada na vossa loja, que sendo este cliente um particular a sua faturação deverá conter IVA em todos os itens associados aos consumos e não só nos totais, o que, como se espera que saibam, contribuirá para a apresentação dum documento contabilistíco claro e transparente.
Eu tenho um serviço de TV NET VOZ contratado pelo valor de 28,90€, uma box alugada por 3,50€ e tinha até praticamente ao final do dia de 28/5/2018 o canal de TV series (3€), e sensivelmente a partir das 22horas da mesma data presumo (porque só posso presumir, dada a ausencia de assunção de funcionalidades pela box alugada) que tenho o canal de TVcine (10€), sendo que os pacotes premium em questão devem ser facturados rateadamente.
Face ao exposto, pergunto:
Solicita-se o esclarecimento atempado e adequado para o explanado.
Obrigado
Olá @RAM
A fatura Vodafone permite aos nossos Clientes uma consulta e análise clara a todos os itens taxados.
No campo de detalhe dos serviços, segunda página, todas os quadros e respetivas parcelas são indicadas sem IVA à taxa legal em vigor (info dada na primeira página), sendo apenas aplicado no valor total. Como complemento, sugerimos a consulta do nosso folheto explicativo da fatura Vodafone, disponível no nosso site.
Relativamente ao valor de 3.89€+IVA, respeitante às comunicações para o apoio técnico, poderá verificar no quadro Conta Vodafone - Deduções, todos os créditos efetuados pelo nosso suporte técnico. Existindo também uma situação ainda em análise no apoio técnico, eventuais créditos em falta serão alvo de análise assim que confirme a resolução da anomalia.
Obrigado
BrunoC_Vodafone
De facto, a fatura Vodafone permite aos Clientes uma consulta e análise a todos os itens taxados, sem IVA aposto nas respetivas parcelas e sem a clareza alegada.
Relativamente ao valor de 3.89€ (sem IVA), respeitante às comunicações para o apoio técnico, já verifiquei no quadro Conta Vodafone - Deduções que há deduções, a questão é saber aonde aquele valor de chamadas efetuadas a 28/5/2018 está plasmado?
Também verifiquei que esse valor consta do quadro Tv Net Voz 215865226, no separador Comunicações (Nacionais), e não identifico desconto algum!
Agradeço o link disponibilizado para melhor consulta da fatura, mas a exigência feita para que o IVA esteja integrado em cada uma das parcelas do documento contabilístico decorre dum desiderato de clareza, objetividade e de pragmatismo para o cliente – situação que determinou um dos seus colegas da loja do Parque das Nações a reclamar ao ter-me informado que a prática expressa na fatura aplica-se apenas a clientes empresariais.
Sugiro que consulte a missiva redigida pelo colega em questão, que foi igualmente reforçada por outros colaboradores da Vodafone em contactos posteriores!
Cabe perguntar, perante posições distintas para o mesmo assunto, quantas Vodafone há? A formação recebida pelos colaboradores é uniforme ou potencia o tratamento desigual das situações iguais? Não há um dever de informação com ciência na abordagem de questões dos Clientes?
A título de exemplo e para que entenda até que ponto se adensa a convicção de que a prestação do serviço não cumpre os níveis de exigibilidade, face aos deveres inerentes à execução do contrato, hoje, tive mais uma intervenção técnica para mais uma substituição duma box, que me permitiu verificar que há assistentes que consideram a possibilidade de se ver televisão e os canais premium subscritos na respetiva APP Tv Vodafone (nos computadores e noutros equipamentos), conforme o que consta no site da Vodafone, mas há outros que informam o cliente de que só é possível ver canais respeitantes ao pacote base. Mais um problema a avolumar a intrincada pendência de situações a atender desde meados de Fevereiro de 2018, altura em que tive a falta de bom senso de me tornar vosso cliente.
Quanto aos eventuais créditos em falta, em homenagem à ideia de que os valores cobrados por serviços prestados deverão constar em momento e documento próprios que respeitem o período de faturação transato, agradecia que me indicasse, perante a debilidade técnica do funcionamento das boxes, evidenciada a partir de 28/5/2018, se a fatura manifesta o desconto devido por um aluguer que não cumpre o seu propósito e/ou se os 1.63€ não são mais do que o abatimento do preço do aluguer associado ao período de vigência do contrato (que é de 24M – que presumo que identifique os 24 meses de fidelização)?
Aguardo esclarecimento adequado porque a sua resposta não apresenta esclarecimento algum, parece uma indicação de elementos a considerar pelo reclamante quando olha para o documento, pois, evitar-se-á mais uma deslocação à Vodafone e a fatura reclamada será liquidada, como é hábito, pela parte cumpridora, o Cliente!
Estou disponível para contacto telefónico, tal como estive até agora para as questões que ainda estão pendentes e sujeitas a análise no apoio técnico, entre as 19h e as 20h30m.