cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Bem-vindos à nova Comunidade

Lançamento da melhorada Comunidade Vodafone. Para mais informações aceder aqui.

1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Vodafone Easy 91 sem mensalidade mas com débito bimestral de 1,50€???

luisdesousa
Visitante
Visitante

Mas o que vem a ser isto? Exijo explicações cabais!!!

Em Outubro de 2015 passaram a cobrar 1 euro ou 1,5 euros no meu tarifário antigo, o de adesão à VODAFONE em 2008/2009 e forçaram-me a mudar para um tarifário sem mensalidade em Nov/Dezembro de 2015: 

Vodafone Easy 91 e Easy total (tenho mais de um número)

Esgotei a possibilidade de mudar de tarifário (agora cobram uma tarifa) na altura, que se pretendia ser, permanente. Menos de um ano depois criam uma MENSALIDADE de forma BIMESTRAL "debitada uma taxa de serviço no valor de €1,5 euro a cada 60 dias, independentemente de efetuar comunicações e/ou carregamentos." num tarifário que diz não ter MENSALIDADES: "O tarifário Vodafone Easy 91 permite-lhe comunicar, sem carregamentos obrigatórios nem mensalidade."

Mas vocês estão a gozar comigo? Menos de um ano exigem-me que mude de tarifário outra vez? VENDO-ME OBRIGADO, Para além das taxas de inactividade pagas nos últimos 12 meses, a que me foi debitada agora, ainda ter de pagar para mudar de tarifário porque vossas excelências decidem mudar de tarifário para que todos os clientes se vejam obrigados a mudar? É assim que a VODAFONE QUER SER UMA OPERADORA CREDÍVEL?

E aqui no fórum vejo explicações e post escritos por pessoas que se dizem moderadores a dizer as mais barbaridades... Eu recuso-me a pagar mais o que quer que seja, e apelo a todos os utilizadores para fazerem queixa às autoridades reguladoras. Basta ler o tarifário para constatar que está escrita uma ilegalidade

Ainda para mais, passei em loja no dia 18/19 de Setembro (e deve haver registo disso) numa loja oficial Vodafone a perguntar que alterações ocorreram a partir do dia 1 de Setembro e nada do que eu vi escrito por mensagem hoje foi-me dito na altura a não ser, quanto aos tarifários móveis, nada muda.

Eu exijo uma explicação e uma reposição dos valores cobrados e aviso desde já que, há um ano fui obrigado a mudar para um tarifário sem mensalidade e este ano, não pagarei nem um cêntimo se me vir obrigado a mudar para qualquer outro só porque decidem cobrar mensalidades onde elas não podem existir.

28 RESPOSTAS 28

Boa tarde,

Eu fiz 4 questões no DOMINGO e ainda NÃO VEJO RESPOSTA A NENHUMA DELAS. Mas agora eu fiquei cego?Quer indicar-me a hora a que fui respondido? 

Anónimo
Não aplicável

Olá @luisdesousa,

1- Os tarifários podem sofrer alterações desde que previamente comunicadas aos clientes com o mínimo de 30 dias de antecedência. Todos os clientes com tarifários Vodafone Easy foram notificados por SMS das alterações que entraram em vigor no dia 1 de Setembro de 2016, sendo que as condições atuais do tarifário estão presentes no site da Vodafone. 

2- O facto de não existir saldo suficiente para o custo de gestão bimensal não impede a recepção e realização de chamadas. Contudo, de acordo com o tarifário do cliente, terá de existir pelo menos saldo suficiente para a realização da chamada.
Em relação a informação prestada em loja, lamentamos não ter sido corretamente esclarecido sobre as alterações que entraram em vigor no dia 1 de Setembro. 

Pedimos que indique qual a loja Vodafone em causa, assim como o dia e a hora do atendimento, de forma a podermos reportar a situação.

3- Não existe possibilidade devolução do valor debitado uma vez que a cobrança do mesmo não foi indevida. 

Em relação a alteração de tarifário, uma vez que não é a primeira que é efetuada no número em causa, terá um custo de €6. 

Caso pretenda efetuar a alteração poderá consultar todos os tarifários disponíveis em http://vfpt.pt/rsociais16, sendo que sem mensalidades, carregamentos obrigatórios e custo de gestão bimensal do tarifário podemos sugerir o Vodafone Directo 8.

4- Não é possivel o reembolso do saldo existente nos cartões pré-pagos.

O que pode ser feito é, o cliente através do serviço SOS Transfer, transferir saldo do(s) seu(s) número(s) para outro(s) serviço(s) pré-pago(s). 

É possível transferir os valores: €5, €10, €15 ou €20, desde que o saldo do originador seja suficiente. 

O Serviço também disponível na app "SOS Saldo" e via telemóvel através do My Vodafone no telemóvel, na opção “SOS Saldo”.

Cumprimentos,

JoaoPP_Vodafone

Esqueceu-se de responder à questão:

Número 1. Eu não perguntei se a Vodafone tinha ou não a legimitidade de alterar os seus tarifários. Perguntei ONDE RECLAMAR DA ILEGALIDADE escrita antes das perguntas (um tarifário que diz não ter mensalidade não pode combrar uma bimensalidade) nas várias opções que me ocorreram, mas que nem devem estar contempladas outras : escrevi "Quem é que fiscaliza os tarifários? E, sendo ilegal, a quem é que está ao meu alcance reportar? A este Fórum? Não me parece tenham competência para analisar o que quer que seja, a não ser responder coisas, por vezes contraditórias, como se tem visto. À Vodafone Portugal, mas este fórum faz parte da Vodafone Portugal? Que outras formas directamente à Vodafone Portugal?  Ao Portal da Queixa? ANACOM? Entidade Reguladora outra? À Assembleia da República? Deco? Outro?". 

Quanto à questão número 2. Neste mesmo Fórum, em Outubro há um mês, a senhora moderadora Ana chegou a escrever-me "Olá @luisdesousa, O serviço foi reativado. Confirme indicado após a última reativação, para manteres o serviço ativo deves efetuar um carregamento. Obrigada Ana_Vodafone." A mesma que há dois três dias, juntamente com outros colaboradores escreveram... o que citei, que o número não ficava suspenso. Então, as alterações não estavam em vigor na altura? Quem me vai devolver a comunicação que fiz porque apenas fui obrigado a fazer? A loja em questão e a descrição física da pessoa posso denunciar, se for do vosso interesse em privado. Lamentar não chega. E não me respondeu à pergunta, sobre as informações contraditórias, e erradas "quem se responsabiliza pela resposta?"

3. As taxas cobradas já me foram devolvidas. A informação que me está a prestar é falsa. 

4. Interessante notar só agora que a palavra, LAD RÃO e o seu plural foi retirada da minha mensagem como se fosse um palavrão. Está aqui a quebra do princípio da confiança por parte do consumidor na altura em que eu fiz o carregamento de avultados valores. A cobrança por mudanças de tarifários que vocês obrigam a mudar para manter a mesma isenção que entretanto quebram em poucos meses. E a ilegalidade de cobrarem valores de periodicidade bimensal em tarifários que as negam. Aguardo a clarificação da entidade a quem eu tenho de reclamar. Já percebi que este fórum, onde até dizem haver respostas onde não existem, não é o sítio. O SOS transfer, segundo consultei agora não indica, pelo que vejo, mas sabia ser possível no passado, mas limitado a carregamentos efectuados nos últimos meses (3 ou 6 ou outro) de modo que, independentemente de ter de recorrer a outras vias para reclamamr o saldo que me está a ser  rou bado ao ritmo de 4,5euros bimensais nos 3 números que possuo, venho também obter esclarecimentos se saldo carregado há mais de 12 meses pode ser transferido ou recebido num cartão também carregado há mais de 12 meses.

5. Acrescento a minha última dúvida. Escreveu "Caso pretenda efetuar a alteração poderá consultar todos os tarifários disponíveis em http://vfpt.pt/rsociais16, sendo que sem mensalidades, carregamentos obrigatórios e custo de gestão bimensal do tarifário podemos sugerir o Vodafone Directo 8." Ora, parece distinguir como distindos a aparentemente sendo coisas diferentes "mensalidade" e "custo de gestão bimensal" pelo que agradecia uma clarificação bem aprofundada das suas diferenças existenciais.

Continuo aguardar, portanto, desde Domingo, no essencial, resposta às minhas perguntas.

Anónimo
Não aplicável

Olá @luisdesousa,

Poderá apresentar a sua reclamação a qualquer entidade que julgue ser competente para a analise da mesma.

Os cartões móveis tem um ciclo de vida sendo que a inatividade dos mesmos (falta de carregamentos ou realização de comunicações) leva a sua desativação.

Em relação ao SOS Transfer apenas é possível transferir um montante máximo, equivalente a 50% dos carregamentos, acumulados nos últimos 180 dias. 

Os tarifários com mensalidade não permitem a realização e recepção de comunicações caso não exista saldo para o débito da mensalidade ao contrario dos tarifários com custo de gestão bimensal. 

Em relação ao que já foi previamente esclarecido nada mais podemos acrescentar.

Cumprimentos,

JoaoPP_Vodafone

Sobre ainda a Questão 1: Mais uma vez, não me respondeu à pergunta número 1. Obviamente que é do meu livre arbítrio contactar e reclamar onde quer que seja (inclusivé ao presidente da república), o que eu perguntei é qual é o sítio mais indicado. Não sabe ou não quer indicar? Seja na Vodafone ou na Anacom, ou noutra das sugeridas, qual é mais indicada e qual a forma de chegar? Ou não sabe também para a empresa onde, suponho desde o início desta conversa, trabalha? Eu exigo saber onde e em que entidades eu devo recorrer para reclamar sobre a ilegalidade nos termos em que está escrito o tarifário. Certamente saberão e serão obrigados a disponibilizar os contactos, formulários, links, já que não será na lavandaria ou na tabacaria que me indicarão as entidades que vos regulam.

Mensalidade refere-se a um período de tempo e, quando referido a um tarifário ter ou não ter uma mensalidade refe-se a qualquer valor, taxa, serviço cobrado, débito, cobrado nesse um determinado período. Bimensal apenas modifica a sua periodicidade dessa cobrança/débito, não modifica a qualidade de se poder ou não receber ou fazer comunicações. E não pode um tarifário dizer não ter mensalidade quando, realmente, tem. Isto não é crível e não pode ser legal. E eu recorrerei ou denunciarei às autoridades competentes quando obtiver resposta à pergunta 1.

Em relação ao SOS Transfer , eu confirmei depois, abrindo todas as alíneas, e é vergonhoso recomendar um serviço quando eu deixei bem explícito que os carregamentos que fiz foram antes desta mudança de política da VODAFONE rou bar saldo aos clientes nos últimos 2 anos, contra o princípio da confiança na altura em que fiz o carregamento!

Questão 6. Sobre a inactividade ou actividade do cartão. Sobre este último ponto tenho mais uma questão, a sexta. qual é o período de actividade/inactividade para que o cartão não seja/ ou passa a ser por vós suspenso e, após isso, quanto tempo me está ao dispôr para voltar a recuperá-lo, após isso. 

Questão 7. Termino com mais uma pergunta, a sétimoa, que descobri ao ver escrito por outrém, e quero obter clarificação da mesma. No mesmo tarifário consta ainda, como desde há pelo menos Janeiro (penso que quando fui obrigado a mudar para os tarifários EASY essa alínea nem constava) que quando não é feito comunicações é cobrado 0,50 cêntimos por mês. Quero obter o esclarecimento se, na ausência de comunicações, essa mensalidade debitável é cumulativa com o outro valor bimensal que consta no tarifário.

Continuo a aguardar, após o não esclarecimento das restantes, de respostas cabais às perguntas 1, 6 e 7.

Olá @luisdesousa

Respondendo à questão sobre a reclamação, encaminhámos a situação internamente e assim que possível receberás um contacto por parte da área responsável. 

Relativamente à questão 6, no Vodafone Easy Total, para manteres o serviço ativo basta efetuar um carregamento ou fazer uma chamada (não gratuita) de 6 em 6 meses. Em caso de desativação, podes reativar o número por um período de 90 dias. 

Sobre a questão número 7, anteriormente eram retirados 0.50€ se por mais de 30 dias não fosse feito um carregamento ou uma comunicação. Com as novas condições, esta taxa deixa de ser cobrada, sendo apenas taxado 1.50€ a cada 60 dias, independentemente de efetuares comunicações ou carregamentos. 

Obrigado

JoãoR_Vodafone

Não tem mensalidade, tem bimensalidade...

Que paspalhos!!! A vodafone está a ganhar terreno no mercado, e está a perder seriedade. Parece ser a lei do mercado, existe uma evolução linear, tal como as outras operadoras, tem mais mercado - tem menos seriedade.

j6a
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Muito obrigado pelas suas mensagens, pois finalmente percebi que me andam a cobrar 1,5€ bimensais num tarifário livre, quer eu faça ou não chamadas e ou carregamentos. Também percebi que as 10 SMSs desapareceram... Com administradores e gestores destes vão ter muitos clientes insatisfeitos e revoltados

pode em presatar  um telemóvel  Rua da Paz n.40 2040-211  Silvério da Silva Neves meu numero telemovel 912055751 193561026

Anónimo
Não aplicável

Olá @luisdesousa, a taxação bimestral adicional de 1,50€ visa, bem como um carregamento ou uma chamada não gratuita de 6 em 6 meses, manter o seu número ativo. 

Relativamente á questão respondia pelos moderadores citados, ambas estão corretas, pois o que é indicado é que caso não tenha 1,50€ para o débito bimestral continua a fazer comunicações, desde que tenha saldo suficiente para cobrir o valor das mesmas. (Ex: 0,50cent - permite-lhe fazer comunicações, mas não o débito de 1,50€)

Como opção poderá efetuar alteração de tarifário para o Vodafone Directo , no qual não inclui a taxação supra indicada.

Obrigado,

André_Vodafone