Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Sobre a Comunidade

Alteração da estrutura do Ranking

Administrador

Olá a todos,

 

Hoje ocorreu uma alteração da estrutura do Raking que vai afectar todos os utilizadores. A anterior estrutura acompanhava-nos quase desde o primeiro ano do Forum, e apesar de ao longo do tempo ter reflectido correctamente a evolução dos diferentes utilizadores com base na sua actividade, já precisava de uma alteração.

 

Dessa forma e acompanhando as alterações que temos vindo a sofrer desde o ínicio do ano, a estrutura recebe novos nomes, outros níveis e ícones representativos, reforçando a actividade no Forum como principal razão para a progressão no Ranking.

 

Assim, esta nova estrutura é de progressão mais exigente e são de especial importância os seguintes aspectos:

 

Antiguidade - Tivemos de reforçar esta componente tendo em conta que há utilizadores activos há mais de dois anos;
Nº de Logins - O número de vezes que os utilizadores nos visitam;
Page Views - As páginas que consultam;
Minutos Online - Quanto tempo passam connosco;
Nº de Tags - Número de tags aplicadas aos tópicos e respostas. Apenas mandatório para o nível de Sábios, para os restantes níveis é optativo se outros parâmetros forem atingidos, mas gostariamos que começassem a utilizar mais;
Soluções Aceites - Número de situações que foram consideradas resolvidas pela comunidade com base nas respostas dadas pelos utilizadores. Devido ao seu baixo número, nesta fase não é mandatório para todos os níveis, é optativo se outros parâmetros forem atingidos, mas também gostariamos que começassem a utilizar mais frequentemente porque há situações que são consideradas resolvidas mas não foram seleccionadas como soluções; 
Nº de Votos Recebidos - A forma como a comunidade reconhece um tópico ou post de que gosta;
Tópicos e respostas publicadas - Aspecto fundamental da comunidade porque é o que a faz crescer.


A combinação destes factores vai certamente demonstrar de forma mais correcta a contribuição de cada um para o desenvolvimento da comunidade. Podem ver na imagem abaixo, os novos símbolos e nomes do Raking.

 

simbo_niveis_novo.png

Os valores para cada um dos parâmetros vs nível do Ranking teve em conta os valores médios para cada um dos parâmetros nos últimos 6 meses, mas ainda assim é natural que possam ocorrer subidas e descidas no ranking em alguns casos. De forma genérica, quem já tiver uma actividade muito frequente, vai manter-se no num nível elevado e quem tem uma actividade menor ou menos abrangente vai manter um nível mais baixo e pode até descer.

 

Aos utilizadores que já atingiram o topo da estrutura, devidos aos aspectos não mandatórios (para já...) que referi anteriormente, não faltarão desafios para continuar a desenvolver a comunidade...

 

A equipa vai analisar as situações que possam eventualmente necessitar de rectificação.


Obrigado a todos
José_Vodafone

Mostrar mais
76 RESPOSTAS 76
Ultra Sábio

Olá

 

Concordo com tudo, excepto os votos nos moldes atuais.

 

Já o tinha dito e volto a dizer, como é visivel pelo forum há utilizadores que dão votos por tudo e por nada e sem razão de ser, até existem votos dados a quem e por outros que por alguma razão queixa-se dos serviços da vodafone no limiar do insulto verbal ao moderadores, existindo situações que ultrapassam esse limite e mesmo assim toma lá o voto, outros preocupados com o ranking pedem votos por PM.

 

Poderia existir uma forma de quando for dado o voto, surgir um menu com várias hipoteses justificativas do porquê de forma a limitar e tornar mais transparente a votação, é apenas uma sugestão.

 

Igualmente e como muito bem disse o José a questão das soluções aceites, deveria também existir um tipo de lembrete ao utilizador que criou o tópico ou mensagem de sempre que existir uma resposta ser "obrigado " a aceitar ou não aceitar como solução e aqui ao aceitar a solução automáticamente dar o voto ao solucionador.

 

Atenção que o pessoal com votos não quero dizer que não os tenham merecido, eu próprio reconheço que já recebi votos por nada, ao contrário já resolvi situações e não foram aceites Smiley embaraçado .

 

Não sei como funciona o programa de posicionamento no ranking, mas seria engraçado um gráfico em tempo real com a estatistica diária dos membros, sendo apenas visivel para cada um, estilo o das cotações de acções na bolsa.

 

 

cumps

 

 

 images.jpg         android.jpg        ios.jpg      bb.jpg      win.jpg


 forum vodafone user reviews


Mostrar mais
Assessor Junior

Ainda que acredite que a Vodafone tenha as suas razões, 25 níveis no Ranking parcem-me demasiado... Talvez se torne um bocadinho confuso, até para quem chega de novo, perceber a hierarquia. Se calhar, seria melhor haverem menos níveis nos escalões superiores - sábios e mentores passariam a ter só dois níveis cada um).

De resto, acho óptimo que se promova a participação no fórum Smiley feliz

Edit: Só agora reparei que caí bastante no ranking Robô frustrado Just kidding Piscadela do Smiley

IPadminiBlack.pngiPad Mini Review                          sony  Xperia E Review


obrigado

Mostrar mais
Ultra Sábio

Concordo inteiramente com o Cas, principalmente na questão da contabilização de votos recebidos por estar sempre a dizer mal, só por dizer.... mas enfim....

Essa de pedir votos por PM nunca tinha ouvido.... Muito bom! Smiley muito feliz


Vodafone_01.pngSamsung-Galaxy-S4.pngVodafone-Smart-Tab-II-10''.pngApple-iPhone-5.pngSamsung-Galaxy-S-Plus.pngBlackberry-Torch.png

Mostrar mais
Ultra Contribuinte

Em dois dias fui promovido duas vezes muuuhahahahahahaha Smiley de língua

 

Embora tenha a minha assinatura mas todos os meus votos foram dados pelas minhas ajudas no fórum ... embora muitos que foram ajudados não votaram Smiley triste

 

Mas tb concordo com o excesso de rankings.

O meu post foi útil? Por favor clica no botão de agradecimento abaixo. Obrigado Smiley feliz
Mostrar mais
Administrador

Olá, 

 

@Cas27, os votos podem ser retirados pelos utilizadores que os deram e pela equipa de Moderação. Ainda que isso possa estar a acontecer, o número de votos atribuidos desde sempre não nos leva a crer que exista um problema, caso contrário já teriamos intervido. 

 

O utilizador que tem mais votos da comunidade é tb alguém com muita actividade nos restantes aspectos e globalmente os votos não são muito utilizados. O mesmo que acontece com as soluções aceites mas neste momento não temos forma de "obrigar" a classificar como Solução Aceite. 

 

@Deviser, se verificares aqui a estrutura tem apenas mais uma categoria que a anterior, no entanto é mais clara quanto às categorias existentes dentro de cada nível, até porque existe um número igual de nível para nível. Neste momento temos utilizadores em praticamente todos os rankings, o que não acontecia antes em que era excessivamente valorizados uns aspectos em relação a outros. Imagino que a tua "queda" será temporária. 

 

Obrigado

José_Vodafone

 

 

 

Mostrar mais
Ultra Sábio

 

Viva, 

 

Nunca achei que as categorias fossem a mais ou a menos, sinceramente nunca me importei muito com isso e as que existirem são para distinguir os membros por isso não devem ser demais não é! Smiley feliz

 

Só nunca compreendi porque é que os rankings são dados por antiguidade (e estou a falar contra mim pois devo ser dos membros activos registados à mais tempo), um membro que chegue hoje ao fórum e começe a participar frequentemente vê-se sempre atrás no ranking dos membros com mais antiguidade no fórum. Acho que não é justo, esse membro pode até ter mais tópicos, mais respostas aceites ou votos que vai estar sempre atrás só porque só descobriu o fórum mais tarde.

 

São bem vindas as alterações efectuadas, e que venham mais, acho que devem de "refrescar" o fórum regularmente.

 

Cumps,

Visualizar Reviews!Clica no botão em baixo para dar um voto à mensagem
Mostrar mais
Highlighted
Assessor Junior
Realmente, o número de categorias é praticamente o mesmo que antigamente... Mas acontecia que antes os utilizadores estavam muito concentrados em certas categorias, o que passava a ideia que eram menos níveis.

Nesse aspecto, a renovação permitiu diferenciar alguns users, mas por exemplo no nível "Sábio", a categoria máxima, acho que não deviam existir tantos níveis. De qualquer forma é uma opinião pessoal e não creio que seja algo que traga grandes problemas ao fórum. Seria mais por uma questão de organização.

IPadminiBlack.pngiPad Mini Review                          sony  Xperia E Review


obrigado

Mostrar mais
Ultra Sábio

Olá

 

Concordo com o Silvio no caso a antiguidade, tanto ele como eu somos do mesmo tempo.

Temos o exemplo do nosso amigo Wolf que relativamente a outros membros ativos e com participação frequente mantém um raking elevado devido à antiguidade, atenção que não tenho nada contra o Wolf, é apenas um exemplo, mas penso que deveria ser situação analisada isoladamente, para quem cá anda há já algum tempo sabe que o wolf era um ou o membro mais ativo do forum.

 

Relativamente aos que estão no topo da hierarquia acho que estão muito bem assim é uma situação completamente justa.

 

cumps

 images.jpg         android.jpg        ios.jpg      bb.jpg      win.jpg


 forum vodafone user reviews


Mostrar mais
Ultra Sábio

@razeredo escreveu:

Concordo inteiramente com o Cas, principalmente na questão da contabilização de votos recebidos por estar sempre a dizer mal, só por dizer.... mas enfim....

Essa de pedir votos por PM nunca tinha ouvido.... Muito bom! Smiley muito feliz


Olá

 

É verdade por duas vezes recebi PM a pedir votos Smiley frustrado

 

abraço

 images.jpg         android.jpg        ios.jpg      bb.jpg      win.jpg


 forum vodafone user reviews


Mostrar mais