Criação
Resposta
Solução
em 15-02-2019 12:58 PM
Bom dia.
Sou um utilizador da Vodafone que vive nos Açores e, quando selecciono a opção de data e hora automáticas no meu Galaxy S9+ (i.e., a data e hora fornecida pela rede, que é a Vodafone), o dispositivo mostra a hora de Portugal continental.
Como devem saber, o fuso horário de Portugal continental é GMT, enquanto o fuso horário dos Açores é GMT -1, o que significa que, quando são 14h em Portugal continental, são 13h nos Açores. E quando são 23h em Portugal continental, são 22h nos Açores. E assim sucessivamente.
Perdoem-me por estar a explicar isto como se o estivesse a fazer para uma criança de 5 anos, mas vi alguém a publicar aqui sobre a mesma situação e a resposta de um dos moderadores do fórum foi "Não temos identificada qualquer dificuldade com este equipamento, na atualização automática da data e hora". Presumo que tenham testado isto em Portugal continental, onde, como é óbvio, também o meu dispostivo mostraria a hora correcta. Assim, quem não estiver a par, fica a saber que existem diferentes fusos horários e que Portugal continental e os Açores estão em fusos horários diferentes.
É claro que posso definir a hora manualmente, e foi o que fiz e durante muito tempo não tive qualquer problema. Mas, com o tempo, a hora mostrada no dispositvo foi se adiantando em relação à hora real. Já estava un 4-5 minutos adiantada quando decidi corrigir a hora. Ao definir automaticamente, fico com a hora de Portugal continental, que está errada para mim. Ao definir a hora correcta manualmente, surgiram problemas irritantes. Por exemplo, no Facebook e no Instagram, quase todas as publicações ou comentários aparecem como publicadas "agora mesmo" ou "há um segundo", respectivamente. Parece haver uma dessincronização entre algumas apps e a hora do dispositivo que leva a estes erros. Estas são coisas de que me apercebi até agora, podem haver problemas piores com outras aplicações, especialmente com aplicações de home banking.
Curiosamente, quando escolho a hora automática no meu "velhinho" Galaxy J5 (2016), o dispositivo mostra a hora dos Açores.
Qualquer ideia sobre como será possível corrigir este problema será bem vinda.
Cumprimentos,
José Ponte
em 15-02-2019 01:38 PM
Olá @Anónimo,
Temos a noção dos diferentes fusos horários, o que acontece é que alguns equipamentos\sistemas operativos não têm essa opção. A grande questão que se coloca aqui é se nas definições da hora, no fuso horário coloca Açores ou escolhe uma opção GMT - 1h? Pois, no caso desta última acabará por entrar em conflito com a rede do telemóvel.
Ficamos aguardar o seu feedback.
Obrigada,
Marta_Vodafone
em 06-09-2019 02:51 PM
em 06-09-2019 05:37 PM
Olá @AlbanoMN,
As configurações podem alterar com a permuta de cartões no mesmo equipamento.
Pedimos que verifique, com o cartão Vodafone inserido, se tem o fuso horário corretamente configurado no equipamento.
Obrigada,
Rute_Vodafone
06-09-2019 09:47 PM - editado 06-09-2019 09:56 PM
em 07-09-2019 01:07 AM
Olá @AlbanoMN,
Nós estamos a compreender o que está a referir e a nossa resposta é nesse sentido como também, o fizemos anteriormente.
Todavia, encaminhámos a situação para análise, pedimos que aguarde.
Obrigada,
Marta_Vodafone
em 12-09-2019 06:07 PM
Olá @AlbanoMN,
Após análise confirmamos que, a rede Vodafone não dispõe de atualização automática da hora (NITZ) e não foi possível obter junto do fabricante a informação sobre como é efetuado o cálculo do equipamento nesta função.
Obrigada,
Marta_Vodafone